Midult: conheça o segmento de consumidoras que é tendência para seu e-commerce

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Pergunta rápida: que tipo de público você acha que mais compra pela internet? Se essa pergunta valesse um milhão de reais, aposto que não seria dessa vez que você ficaria milionário.

Não se preocupe, não sou universitária, mas estou aqui para te ajudar. Segundo as jornalistas Annabel Rivkin e Emilie McMeekan, um público específico vem chamando atenção e dominando as compras na internet.

As midults, como ficaram conhecidas, são as mulheres na faixa entre 35 e 55 anos inseridas no mercado de trabalho, maduras e assíduas usuárias da internet e redes sociais.

Pode ser que no Brasil você já tenha escutado alguma vez o termo “idade da loba” para se referir ao grupo de mulheres dessa faixa etária, o que chega a ser bem apropriado, pois assim como lobos, elas não estão para brincadeira. Estima-se que esse grupo representa cerca de 80% das compras online em todo o mundo.

Além da presença massiva na internet, essa dominação se dá também pelo fato de estarem em maior número que os millennials, (pessoas nascidas entre os anos 80 e 90) e, não raro, serem as responsáveis pelo abastecimento da casa. Se você tem menos de 30 anos e ainda mora com sua mãe, parabéns, você também faz parte dessa estatística. :p

Mas nem tudo são flores na vida das midults. Ainda que sejam as principais compradoras e tomadoras de decisão da família, seu segmento ainda não foi muito explorado na internet. Até agora…

Mudança no mercado

O mercado já percebeu que existe um grande potencial de crescimento para os varejistas que apostarem nesse segmento – e que vai além do virtual. Se você já teve a sensação de que algumas lojas do seu shopping preferido estão apostando em peças mais sóbrias ou mesmo mudando o foco das coleções, você não está ficando louco, isso realmente está acontecendo.

Mesmo marcas jovens, como Abercrombie & Fitch e Hollister, por exemplo, já anunciaram mudanças no marketing dos seus produtos, que antes eram associados a “corpos perfeitos”. A ideia é conseguir atingir um público maior e que não se sentia identificado com a marca até então. Outras marcas também vêm trocando jovens por modelos de mais idade em suas propagandas.

Qual o próximo passo para investir nas midults?

Segundo pesquisa do e-Bit, o segmento que mais interessa a esse público é o de moda e acessórios, seguido de itens de saúde, cuidados pessoais, eletrodomésticos, casa e decoração, e livros.

Assim como boas lobas, enganar uma midult não é fácil. Elas costumam pesquisar muito antes de comprar um produto e não aceitam qualquer coisa que seja menos que o prometido.

Desta forma, se você tem interesse em investir nesse perfil de consumidor, recomendo que procure pesquisar e entender o seu comportamento ao comprar pela internet. Identificar que tipo de produtos elas buscam, em que rede social estão mais presentes e qual costuma ser o ticket médio dos pedidos pode ser um bom começo para quem planeja desbravar essa matilha.

Resumo

O segmento de midults está se tornando o novo foco do varejo, tanto no mundo físico quanto virtual. Se você está pensando em montar uma loja online e está pesquisando um nicho de mercado, que tal analisar se esse segmento pode ser uma oportunidade interessante para seu novo empreendimento?

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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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