19/10/2016

As 6 melhores campanhas de e-mail marketing para Dia das Crianças e outras datas da temporada

Criança brincando com painel

Voltamos com mais um artigo analisando as campanhas de e-mail marketing mais interessantes enviadas pelas lojas virtuais em datas importantes para o e-commerce. Já passaram por aqui Black Friday, Cyber Monday, Natal, Ano Novo e Dia dos Namorados.

Dessa vez, temos Dia do Cliente (15 de setembro), Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama) e Dia das Crianças (12 de outubro). Confira os acertos de cada mensagem e inspire-se na hora de criar as suas!

Dia do Cliente

Exemplo de e-mail marketing Dia do Cliente

Começamos por esse e-mail da Renner (confira na íntegra aqui). O design é elegante e minimalista, usando cores neutras que possam agradar a maioria das pessoas. E, logo de cara, o destinatário se depara com um cupom de desconto de 20% off sem valor mínimo (incomum), editado em formato de cartão de presente. Ou seja: a linguagem visual complementou a verbal.

Depois da “grande entrada”, a mensagem continua bem: tem um pequeno menu com as melhores opções para cada público/interesse, que facilita a conversão, e oferece várias outras promoções como amostras grátis e descontos específicos em categorias de produtos mais segmentadas (no meu caso, de viés feminino). Simplificou a estrutura e caprichou no conteúdo.

Exemplo de e-mail marketing Dia do Cliente

A próxima campanha da lista é a das Lojas Americanas (veja-a completa neste link). Como sempre, o e-commerce se preocupou em preservar sua identidade visual padrão de todos os e-mails, branca e vermelha. Mas foi muito feliz em seu cabeçalho, usando um gif que mostrava diferentes pessoas, com etnias e idades variadas. Um brinde à valorização de todos os clientes!

Essa estratégia facilita a identificação do destinatário, que pode se ver reconhecido em ao menos uma das imagens. Além do desconto inicial de até 60% de desconto e parcelamento maior no cartão, há outro mais abaixo que beneficia quem comprar produtos de uma mesma categoria (excelente forma de aumentar o ticket médio de venda). A seleção de produtos também é variada, respeitando a proposta inicial.

Outubro Rosa

Exemplo de e-mail marketing Outubro Rosa

Em relação ao Outubro Rosa, a campeã foi mesmo a Shop2Gether. A primeira mensagem – confira aqui – traz diversas roupas e acessórios à venda nas cores rosa (em menção ao evento), preto e branco (neutras, para combinar com o resto). E a faixa de produtos é variada, aumentando as chances de conversão.

Ainda assim, seria apenas um e-mail marketing comum se o design não fizesse toda a diferença: é inspirado nas páginas de revistas de moda feminina e nas wishlists (listas de desejos) publicadas por blogueiras. Para completar, traz uma breve explicação sobre a data e sua importância, deixando claro o posicionamento favorável da marca, e pequenos trechos sobre as peças.

Exemplo de e-mail marketing Outubro Rosa

A segunda mensagem é do mesmo e-commerce, e você pode visualizá-la aqui. Permanece na menção ao Outubro Rosa, mas tem uma abordagem completamente diferente e mais engajada. Começa oferecendo descontos progressivos a cada valor de compra e depois informa que parte dos lucros será revertida para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Um ótimo exemplo de apoio concreto e significativo à data.

O restante do conteúdo é igualmente criativo, sugerindo composições que podem ser feitas a partir dos produtos e a proposta de cada uma: casual, cítrico e funny, visual noturno e, claro, uma última para os homens que por acaso estiverem lendo o e-mail – representados também pelo modelo masculino do banner inicial.

Dia das Crianças

Exemplo de e-mail marketing Dia das Crianças

Parece estranho uma campanha para o Dia das Crianças sendo realizada por um e-commerce de lingerie? Pois a Recco conquistou seu espaço neste artigo justamente por sua versatilidade.

Embora o público-alvo seja provavelmente adulto em sua maior parte, a loja virtual soube aproveitar a data dentro de suas possibilidades. Em sua mensagem (confira neste link) são apresentados momentos típicos da infância, ilustrados pelos modelos vestindo produtos infantis. Cada imagem, quando clicada, leva à página do item. Nada de preços e design tradicional: conteúdo nostálgico para todos e especialmente útil para quem deseja presentear.

Exemplo de e-mail marketing Dia das Crianças

Já a Puket tem como alvo o público infantil e elaborou um e-mail marketing igualmente adequado que você pode conferir aqui. Indiscutivelmente, o que chama a atenção é a escolha de cores: vibrantes, alegres e que representam muito bem a animação típica das crianças. O cabeçalho faz uma brincadeira com a expressão “esquenta”, sugerindo uma preparação especial para a data.

Os demais espaços, assim como a campanha anterior, não têm diversos preços e produtos, mas poucos e certeiros: apresentam apenas as duas categorias principais (camisolas e pijamas curtos) e o brinde, que são almofadas divertidas e exclusivas para quem comprar na temporada. O “balão” de fala no rodapé, atribuído ao personagem do urso panda, acompanha o conjunto e tem uma linguagem simples e carismática.

Gostou?

Inspire-se com todos esses pequenos detalhes e torne o e-mail marketing do seu negócio muito mais atrativo e eficiente! Qual das mensagens foi a sua favorita?

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.

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