06/05/2013

Melhorando o seu negócio através do Google Analytics E-commerce

Pessoa analisando gráficos

A Nuvem Shop tem uma grande novidade: agora é possível integrar o módulo Enhanced Ecommerce do Google Analytics ao seu site e medir, entre outras coisas, o impacto dos seus esforços de marketing e o tráfego da sua loja. Assim, você poderá otimizar estratégias publicitárias, elementos do seu layout e a exposição dos seus produtos.

Se você ainda não conhece essa ferramenta de análise, confira nosso artigo sobre o que é Google Analytics.

O que é o módulo Ecommerce do Google Analytics?

Em linhas gerais, o módulo Enhanced Ecommerce permite avisar ao Google Analytics que a sua página é uma loja virtual. A partir de um código instalado na parte final do checkout, a ferramenta irá medir uma série de dados relativos a um e-commerce: quais os produtos que mais vendem e o faturamento geral dos mesmos, transações, faturamento médio por transação, taxas de entrega e, finalmente, o caminho pelo qual o cliente passou até chegar à conversão.

Esses dados são combinados com outros (tráfego por região, por exemplo) e divididos por tipos de mídias, trazendo poderosas informações sobre a origem das visitas que mais compram e quais de suas campanhas de marketing geram mais retorno.

Como instalar o módulo Ecommerce em minha loja virtual?

Para que o Google Analytics reconheça a sua loja virtual e forneça dados específicos de e-commerce, basta seguir o passo a passo das configurações do Comércio Eletrônico da própria ferramenta.

Agora, caso você deseje ativar os dados de Comércio Eletrônico para também acompanhar a atividade em cada página do processo do pedido, é necessário que você ative a Rotulação do checkout.

Essa é uma configuração opcional, que vai te ajudar a entender melhor o comportamento do checkout e ver onde há maior índice de abandono.

Para aqueles que utilizam a plataforma da Nuvem Shop, basta acompanhar as orientações abaixo, para deixar tudo ajustado:

  1. Acesse Administrador > Vista da propriedade > Configurações de comércio eletrônico no Google Analytics.                                                                                                                                                                                                                  frame-1
  2. Deixe o Status ativado e habilite também os Produtos relacionados, avançando para a próxima etapa.

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Sobre essa configuração de Produtos relacionados: ajudará você a descobrir em mais detalhes o desempenho dos seus produtos.

No próximo passo é necessário atenção: a plataforma da Nuvem Shop possui duas configurações para checkout (o novo e o antigo), siga a que estiver de acordo com a sua loja, ok?

Checkout novo

Se o seu site tiver esse checkout, acompanhe as instruções (atenção: esse é modelo bruto, sem configurações de layout):

checkout novo nuvem shop

  1. Ative os Relatórios avançados de comércio eletrônico e insira as etapas, como está na imagem abaixo.                                                                                                                                                                                                                            frame-3
  2. Clique em Enviar e tudo estará configurado.

Checkout antigo

Agora, se a sua loja tiver esse checkout antigo, acompanhe os passos abaixo (mais uma vez atenção: esse é modelo bruto, sem configurações de layout):

checkout antigo nuvem shop

  1. Ative os Relatórios avançados de comércio eletrônico e insira as etapas, como está na imagem abaixo.                                                                                                                                                                                                                            frame-4
  2. Clique em Enviar e tudo estará configurado.

Feita a configuração, acesse a aba Relatórios e confira os gráficos dentro de Conversões e Comércio Eletrônico. Para mais informações sobre esses diagnósticos, basta acessar esse FAQ do Google Analytics.

Navegando pelos diferentes relatórios de e-commerce

Com o módulo Enhanced Ecommerce do Google Analytics ativado você terá acesso a diversos dados interessantes, como por exemplo:

  • Fonte de tráfego (medium): informa de quais páginas externas os seus visitantes vieram, para que você possa traçar métricas e pensar nas melhores formas de investir nelas;
  • Taxa de compras em relação à visualização de produtos: calcula a média de produtos comprados proporcional às vezes em que foram visualizados individualmente;
  • Checkouts do produto: corresponde à quantidade de vezes em que seu produto esteve no checkout de uma compra;
  • Taxa de conversão (conversion rate): trata-se da porcentagem de clientes que efetivamente compraram na sua loja em relação ao total de visitas recebidas (no e-commerce, costuma girar em torno de 2%).

Também é possível analisar a página de cada produto para fazer um ranking de vendas. Nesse caso, o importante não é se concentrar nos que mais venderam, mas pensar em estratégias para aumentar o consumo dos outros, como promoções e cupons de descontos.

Se você tiver uma campanha ativa no Google Ads, também pode integrá-la ao Analytics para medir o seu Retorno Sobre o Investimento (o famoso ROI) e saber se as suas iniciativas realmente têm gerado conversões, além de verificar as melhores palavras-chave.

Como saber se minha campanha de e-mail marketing é efetiva?

Aproveitando a ferramenta de e-mail marketing da Nuvem Shop, você deve estar pensando em estruturar uma campanha para a sua loja – e com o módulo Ecommerce, terá a possibilidade de verificar as vendas e as visitas que essa campanha trará. Para isso, é importante conhecer um conceito muito utilizado dentro do Google Analytics: as campanhas personalizadas.

Através desse recurso, é possível registrar a origem do seu tráfego e o tipo de mídia utilizada. Em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, a fonte pode ser o link de um banner inserido na newsletter, e a mídia é a própria mensagem.

Para criar uma campanha personalizada no Google Analytics,  defina uma URL especial para essa fonte de tráfego, seguindo as dicas do construtor de URLs do Google Analytics, e a insira em seu disparador de e-mail marketing.

Suponhamos que você queira criar uma campanha para o Natal. Para isso, você deverá montar um banner e inseri-lo no e-mail. O link desse banner, por sua vez, levará seu cliente diretamente à loja ou ao produto promocionado.  Um exemplo de uso do construtor de URL nesse caso seria: fonte “CampanhadeNatal”, meio “email” e campanha “banner”.

Dessa maneira, você poderá ir diretamente ao Google Analytics e filtrar as vendas e o faturamento gerado por essa campanha em particular. Com o Módulo Ecommerce, será possível obter ainda mais dados para otimizá-la.

Tudo certo?

Esperamos que essa nova integração seja muito útil para a sua loja – não se esqueça de compartilhar conosco o quanto o Google Analytics te ajudou a aumentar suas vendas. E se você ainda não tem uma Nuvem Shop, crie sua loja teste por até 15 dias grátis e experimente uma plataforma com todas as integrações!

[Atualizado em 31/01/2018.]

Data da última atualização: 29/08/2018


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