[Novidade Nuvem] Melhorando o processamento de pedidos no Administrador Nuvem

Melhorias Administrador Nuvem

Hoje queremos anunciar o redesenho da tela de vendas do seu Administrador Nuvem. Queremos aproveitar esse espaço para te contar como foi o processo interno de desenvolvimento dessa funcionalidade para que você compreenda a profundidade das mudanças introduzidas.

Qual foi o objetivo?

Quando decidimos melhorar essa tela, fizemos isso com dois objetivos: por um lado, queríamos ajudar você a processar os pedidos de forma mais rápida; por outro, o intuito era fazer com que você pudesse acessar de forma instantânea os dados mais relevantes sobre os pedidos. Essa é a nossa tela atual:

Melhorias Administrador Nuvem

Como encaramos o processo

Para poder cumprir com os objetivos mencionados acima, nos colocamos no lugar de vocês, vendedores, e tentamos entender detalhadamente qual é o processo interno que vocês fazem diariamente. Com base nisso, realizamos uma primeira proposta; logo, selecionamos um grupo de clientes com base no volume de pedidos que eles manejavam.

Uma vez que falamos com os clientes e eles toparam fazer parte do teste, colocamos no ar a nova tela de vendas apenas para eles e permitimos que eles a utilizassem por algumas semanas para observar os resultados.

Ouvimos as dicas que eles deram sobre essa nova tela, corrigimos alguns problemas e aplicamos novas melhorias. Por fim, repetimos esse processo por mais duas vezes.

Resultado

A nova tela de vendas é a seguinte:

Melhorias Administrador Nuvem

A seguir, listamos as mudanças e melhorias introduzidas nesse processo:

  • Colocamos as opções de busca avançada com uma largura maior para aproveitar mais o espaço e para que você possa ver seus pedidos rapidamente;
  • Eliminamos a coluna que indicava em qual loja a compra foi feita (internet, Facebook, Mercado Livre). Isso, contudo, ainda pode ser encontrado nos detalhes do pedido;
  • Colocamos o montante total da compra junto com o resto dos dados do pedido para que você consiga enxergar tudo de forma mais fácil na hora de identificar um pedido em particular;
  • Adicionamos as datas de pagamento e envio diretamente ao arquivo de exportação de vendas;
  • Fizemos uma distinção para os pedidos cujo meio de pagamento envolva um pagamento na entrega. Para esse tipo de pagamento, sugerimos primeiro que você realize as atividades relacionadas à entrega do pedido e depois marque o pagamento como recebido;
  • Adicionamos “Embalar” como novo estado de envio. Isso permite que você possa diferenciar os pedidos que já foram pagos e devem ser preparados para enviar dos pedidos que já foram preparados e só resta fazer a entrega da mercadoria;
  • Eliminamos os status de “Pagamento” e “Frete”. No lugar deles criamos um único status chamado “Status do pedido” e uma “Próxima ação”. Além disso, adicionamos um novo status chamado “Esperando que o pedido seja embalado”. A seguir, mostramos os novos status:
    • Esperando sua confirmação de pagamento: se aplica aos pedidos que ao finalizar a compra escolheram um meio de pagamento “a combinar” ou para meios de pagamento em que você não tenha configurado a notificação automática.
      • Próxima ação: “Marcar como pagamento recebido”. Ou seja, você deve marcar manualmente.
    • Esperando confirmação do “Meio de pagamento”: se aplica aos pedidos nos quais você configurou a notificação automática.
      • Próxima ação: nenhuma, você só deve esperar.
    • Esperando que o pedido seja embalado: se aplica aos pedidos nos quais o pagamento foi efetuado e a entrega ainda não está pronta para ser feita.
      • Próxima ação: “Marcar como embalado”. Ou seja, você deve marcar manualmente.
    • Pronto para envio: se aplica aos pedidos que estão prontos para serem entregues.
      • Próxima ação: “Notificar o envio”. Você deve realizar o envio manualmente. Aqui você poderá indicar o código de rastreamento do pedido e decidir se você quer notificar o cliente por e-mail (como antes);
    • Fechar pedido: se aplica aos pedidos que estão prontos para serem encerrados.
      • Próxima ação: “Fechar pedido”. Feche o pedido para que ele não apareça mais na lista (você pode filtrar os pedidos encerrados na busca avançada).

Essa nova versão vai estar disponível a partir de 15 de agosto de 2014. Se você tem alguma dúvida, pode escrever para contato@nuvemshop.com.br. Você também pode nos enviar sugestões através da nossa página de melhorias.

Esperamos que essas mudanças te ajudem a melhorar o gerenciamento dos seus pedidos e te permitam seguir crescendo a cada dia.


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop


    novidade-nuvem-melhorando-o-processamento-de-pedidos-no-administrador-nuvem