12/09/2016

Medidas fundamentais para proteger o seu e-commerce

Como ter segurança online

Você finalmente tomou a decisão e resolveu começar a vender pela internet. Mas sabia que 6,8% das compras online na América latina são rejeitadas por suspeita de fraude? Índices como esse (confira outros dados no infográfico) comprovam a importância de preparar seu e-commerce ao máximo para garantir o bem estar seu e dos consumidores.

Em vez de simplesmente montar a loja na primeira plataforma que encontrar, disponibilizar produtos e comprometer-se com diversos clientes, considere colocar em prática algumas medidas simples de segurança:

Selecione muito bem os seus serviços

Não podemos deixar essa nota de fora: o primeiro cuidado com a segurança da sua loja virtual deve ser tomado na própria escolha da plataforma. Pesquise bastante sobre as principais opções, veja a opinião de outros usuários e escolha sem pressa.

Lembre-se de verificar criteriosamente também os meios de pagamento e frete vinculados, além dos fornecedores: são confiáveis? Qual o índice de credibilidade? Costumam atrasar transações e entregas? Seu cliente será bastante exigente em relação a essas questões: antecipe-se.

Instale certificados de criptografia

Escolhas feitas, analise a possibilidade de instalar um certificado de criptografia em sua loja virtual. SSL e TLS são os mais populares, e já vêm inclusos em algumas plataformas. Eles são responsáveis por modificar as informações do usuário de forma que fiquem ilegíveis para outras pessoas (inclusive você, vendedor) e sejam aproveitadas apenas para o processamento da venda.

Assim, quem visitar seu e-commerce se sentirá mais confortável em fornecer dados pessoais, pois saberá que os mesmos não serão utilizados para outros fins. E caso algo eventualmente dê errado, você terá o “álibi” de não ter manuseado o material confidencial, comprovando seu não envolvimento com a fraude.

Conte com selos de segurança

Outra maneira de adicionar credibilidade ao seu negócio e torná-lo mais confiável é procurando um selo de segurança. Existem diversos no mercado, alguns gratuitos, outros pagos: E-bit, Site Blindado, Empresa Verificada etc.

Cada serviço conta com requisitos e benefícios particulares, mas todos requerem uma análise do seu e-commerce para certificarem-se de que é realmente seguro. E é essa confirmação que você poderá exibir aos visitantes em um lugar visível (como o rodapé da página inicial, por exemplo), desencorajando os mal intencionados e incentivando os realmente interessados em comprar.

Eduque seus consumidores

Com a loja no ar, chega a hora de se preocupar em educar os visitantes. Em suas páginas institucionais de Perguntas Frequentes ou Como comprar, inclua orientações sobre o que os consumidores podem fazer para evitar cair em fraudes, como sempre verificar o símbolo de página confiável no navegador e não responder a falsos e-mails da sua marca (tentativas de phishing).

Deixe claro qual é o seu padrão visual, por exemplo, assim como o certificado e o selo de segurança com que seu e-commerce conta. Explique também a política de trocas e devoluções para diminuir a ocorrência de chargebacks.

Saiba a quem recorrer

Por fim, é recomendável ter à mão uma lista dos órgãos de apoio ao vendedor e ao consumidor para acionar em casos de necessidade. Anote: PROCON, IDEC e delegacias especializadas em crimes virtuais.

Caso você venda pelo MercadoLivre (unicamente por lá ou integrando-o à sua loja virtual), ainda conta com o Programa de Proteção ao Vendedor do MercadoPago. Vale a pena se informar e saber exatamente que tipos de documentos você precisa armazenar no decorrer de suas vendas.

Entendido?

Colocando essas pequenas ações em prática, você estará fazendo muito mais pela segurança da sua loja, do seu dinheiro e dos seus clientes. Para ver todos esses pontos mencionados com maior profundidade, confira o curso gratuito Conselhos de Segurança para E-commerce.

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Luane Silvestre

Integra a equipe de conteúdo da Nuvem Shop e, como era de se esperar, adora escrever e não dispensa um bom café. É técnica em Informática, licenciada em Letras e especialista em Marketing - e tenta juntar tudo isso por aqui.

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