17/10/2016

Para Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, “o maior risco é não correr nenhum risco” – e ele tem razão

Pessoas pulando de paraquedas

Talvez seja desnecessário dizer quem é Mark Zuckerberg, mas vamos lá: aos 20 anos, ele e outros colegas de faculdade criaram o Facebook. A versão original de 2004 era apenas uma brincadeira descontraída, mas evoluiu para a rede social que reinventou o relacionamento das pessoas com a internet.

Atualmente, só no Brasil, o Facebook é o segundo site mais acessado – ficando atrás apenas do Google. E Mark não parou por aí: adquiriu outras empresas como o Instagram e o WhatsApp, que você também já conhece, fundou uma iniciativa social que busca a igualdade com sua esposa Priscilla Chan e continua desenvolvendo inovações em seus negócios. Hoje, falaremos de uma de suas afirmações mais famosas:

O maior risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que certamente vai falhar é não correr riscos.

A ilusão da zona de conforto

Ah, mas quem gosta de se arriscar? Eu não, e imagino que nem você. Não é à toa que falamos da famosa “zona de conforto”. Verdade seja dita, ela é mesmo agradável: controlamos tudo o que acontece, por que acontece e pronto. Não precisamos nos esforçar ou superar.

Só tem um pequeno problema: o tal conforto não dura para sempre, já que o controle das coisas é apenas uma ilusão. O mundo se transforma a todo instante e, se você está no mundo, caro leitor, sua vida também vai mudar em algum momento. Você pode se preparar para isso com antecedência, entendendo para onde suas ações estão te levando, ou simplesmente esperar a tempestade.

No mundo dos negócios, acontece a mesma situação: por melhor que sejam os resultados da sua empresa, eventualmente algo no mercado será alterado, seja o comportamento do consumidor, a concorrência ou a própria necessidade do seu produto. O ideal é entender cada cenário e acompanhar as futuras tendências.

Inovar é preciso

Para identificar mais facilmente os pontos a serem aprimorados em seu empreendimento, é essencial contar com boas métricas e fazer pesquisas de marketing eficientes. Depois, com base em seus insights, chega o momento de agir e tomar as iniciativas necessárias.

Considerando sempre a missão e os valores do seu negócio, busque evoluir cada aspecto ao máximo e sempre que necessário. Pode ser reinventar um produto para ser mais sustentável, mudar o posicionamento da sua marca para torná-la mais amigável, modificar a sua dinâmica de atendimento para aumentar a satisfação dos clientes, etc. As possibilidades são realmente infinitas!

O importante é sempre ter consciência dos desejos e motivações do seu público-alvo. Por que as pessoas procuram sua empresa? O que você precisa transformar para voltar a ter um diferencial em relação à concorrência e fazer com que os consumidores te escolham? Liste todos os prós e contras das suas ideias, veja quais poderão trazer o melhor impacto e tome sua decisão.

Erros são as melhores lições

Todos os empreendedores erram em algum ponto do caminho; é possível perceber isso na história de Mark Zuckerberg e na de muitos outros que você pode conhecer neste artigo. Mas toda experiência traz algo positivo e nada nos ensina mais do que nossos próprios equívocos (é clichê, mas verdade).

Tente ao máximo calcular o que pode dar errado em seu planejamento, mantenha suas finanças em ordem e com garantias para manter o funcionamento diante de eventuais crises, prepare sua equipe para os novos resultados e vá em frente. Seja resiliente e saiba que, mesmo se não der certo, nada estará perdido e você poderá se recuperar a tempo.

Arriscar-se é necessário na infinidade de mudanças sociais e tecnológicas que temos hoje. E se você não acredita em mim ou no Mark, escute Charles Darwin: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas quem está mais disposto à mudança”. É melhor fazer inovações sutis e correr pequenos riscos o tempo todo do que passar anos sem fazer nenhuma alteração no seu modelo de negócio e tornar-se irremediavelmente obsoleto e ultrapassado.

Gostou?

Espero que esse artigo tenha te dado coragem para finalmente tomar aquela atitude que você estava adiando. Planeje-se e acredite em si mesmo!

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.

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