Margem de lucro: o que é e como calcular a da sua empresa

Imagem mostrando uma calculadora, representando o cálculo da margem de lucro.

Margem de lucro é a subtração da receita total pelos despesas e custos de uma empresa, produto ou serviços. Ou seja, é a porcentagem que representa o quanto um negócio está ganhando, de fato, com suas vendas.


Saber se o seu negócio é lucrativo é um dos principais indicadores para que a sua empresa seja financeiramente saudável e continue crescendo. Já imaginou o quão ruim seria fazer dívidas que você não pode pagar no futuro? Ou precisar demitir funcionários porque você não fez um planejamento das finanças do seu negócio? Essa é a importância da margem de lucro.

Pode parecer clichê, mas de acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE, mais de 50% das empresas não elaboram um plano de negócios e a má administração financeira é um dos principais motivos para fechamentos e falência dos empreendimentos.

Por isso, estar a par dos seus resultados de vendas e saber a lucratividade da sua empresa é fundamental para manter seu negócio ativo e em expansão. Neste artigo, vamos falar sobre o que é margem de lucro e como calcular a do seu negócio.

Se quiser ajuda para elaborar seu plano de negócios, disponibilizamos um modelo gratuito e editável sobre o assunto:

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Agora, se quiser se aprofundar mais sobre o que é margem de lucro, pegue papel, caneta e continue com a leitura. 🤓

O que é margem de lucro?

Margem de lucro é um indicador financeiro que avalia a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um percentual que é calculado entre o lucro bruto e a receita total, a fim de entender se a sua empresa está gerando receita ou não.

Entende-se que com uma porcentagem alta, o negócio está gerando mais lucro para cada real de receita. Já com uma porcentagem mais baixa, significa que os custos da empresa estão tão altos que reduzem o lucro para cada real de receita.

Por isso, se você analisar seus resultados e medir a sua margem de lucro constantemente, será possível conhecer mais sobre a saúde financeira do seu negócio e tomar decisões mais assertivas sobre o futuro.

Agora que você já sabe o que é margem de lucro de uma empresa, vamos entender quais são os três pilares que envolvem esse indicador:

Custo

Aqui você deve calcular todas as despesas relacionadas a produção dos produtos ou desenvolvimento dos serviços.

Lembre-se de incluir os impostos e também diferenciar os custos fixos (aluguel, funcionários etc.) dos custos variáveis (campanhas de marketing, materiais para produção etc).

💡 Saiba mais: Redução de custos: confira 5 exemplos de como fazê-la

Precificação

Bem como calcular os custos do seus produtos, você também precisa precificá-los de uma forma que seja lucrativa para o seu negócio e, ao mesmo tempo, atraente para o seu público-alvo.

Nesse sentido, uma planilha de precificação pode ser o que você precisa para se organizar nessa frente:

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Lucro

O lucro nada mais é que o retorno financeiro que você tem a partir da venda de cada produto ou serviço do seu negócio.

🎥 Veja também: Como calcular a Margem de Lucro certa?

Quais são os tipos de margem de lucro de uma empresa?

Existem três tipos de margem de lucro que você pode calcular e que informam diferentes resultados sobre o seu negócio. São elas: margem de lucro bruto, margem de lucro operacional e margem de lucro líquido. Confira cada uma delas a seguir:

Margem de lucro bruto

Essa margem de lucro se refere aos lucros vindos dos custos de produção, ou seja, a sua receita total menos as despesas dos produtos vendidos. Veja a fórmula para calcular:

Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de Mercadorias

Vamos supor que seus custos com a produção das mercadorias é de R$ 10.000 e a sua receita total das vendas é de R$ 25.000. Seu lucro bruto será de R$ 15.000.

Para ter a margem de lucro, neste caso, faça uma divisão do lucro bruto pela receita total e depois multiplique por 100 para ter a sua porcentagem. Olhe o resultado:

R$ 15.000 ÷ R$ 25.000 x 100 = 60%

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional cobre todas as suas despesas comerciais, ou seja, custos administrativos, depreciação, amortização, bens vendidos etc.

Calcular seus gastos operacionais é importante para não afetar a sua margem de lucro, além de controlar custos excessivos com o que não é prioridade para aquele momento da empresa. Veja como calcular:

Lucro Operacional = Receita total – Despesas comerciais

Com base no exemplo anterior, vamos imaginar que você teve um custo operacional de R$ 1.000 adicional aos custos de produção.

Para calcular a margem de lucro operacional, você precisa somar o custo de produção mais o custo operacional e diminuir do valor total da receita. E, após isso, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100. Veja a fórmula:

R$ 10.000 + R$ 1.000 – R$ 25.000 ÷ R$ 25.000 x 100 = 56%

Margem de lucro líquido

Essa margem de lucro é o lucro real da sua empresa, ou seja, o valor que sobra depois de calcular todas as despesas de produção, comerciais, impostos, juros, amortização de dívidas etc. Veja a fórmula:

Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos

Seguindo os exemplos anteriores, vamos imaginar que a sua receita total é de R$ 25.000, mas você teve R$ 15.000 de gastos com produção, R$ 1.000 com despesas operacionais e mais R$ 500 com impostos e juros.

Dessa forma, para calcular sua margem de lucro líquido você deve somar todos os seus custos, diminuir da receita total. Após, dividir o resultado pela receita total e multiplicar por 100. Veja:

R$ 25.000 – R$ 11.500 ÷ R$ 25.000 x 100 = 54%

Qual a diferença entre margem bruta e margem líquida?

Como vimos nos cálculos, enquanto a margem bruta deduz apenas os custos de produtos do lucro, a margem líquida deduz todos os custos relacionados à empresa, como salários, impostos, serviços fixos, assinaturas etc. Dessa forma, a margem líquida é um indicador mais preciso para avaliar quanto de lucro está sobrando efetivamente para o bolso do empreendedor.

Já a margem bruta é mais usada para entender a lucratividade das vendas, de modo que a empresa possa analisar seus custos de produção em relação ao faturamento. Ambos os indicadores são importantes e devem ser incluídos no seu planejamento financeiro.

Como calcular a margem de lucro?

Agora que você já conhece os três tipos de margem de lucro e como medí-los, chegou a hora de aprender como calcular a margem de lucro.

Para calcular a lucratividade que a sua empresa teve em um período, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.

O cálculo para chegar nesse resultado pode ser feito com base no lucro bruto ou no lucro líquido, dependendo da informação que você deseja. Veja as fórmulas:

Margem de lucro bruta = lucro bruto ÷ receitas totais x 100

Margem de lucro líquida = lucro líquida ÷ receitas totais x 100

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💡 Saiba mais: Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa

🎥 Veja também: Como calcular o lucro do meu negócio?

Como saber se a margem de lucro é boa?

Diversos fatores podem indicar se a sua empresa tem ou não uma boa margem de lucro. Não há um padrão de lucratividade nos negócios, porém um dos principais requisitos que pode influenciar nesse resultado é o seu ramo de atuação.

Marcas de luxo podem vender menos produtos, mas ter uma margem de lucro mais alta. Bem como varejistas que têm um alto fluxo de caixa e vendem bastante, podem ter uma margem de lucro menor.

No entanto, isso não é uma regra. O que vai impactar, de fato, na sua porcentagem de lucro é o quanto você tem de gastos totais e o quanto você vende no final do mês.

Para isso, como já falamos, faça o seu planejamento financeiro e fique de olho nos gastos fixos e variáveis da sua empresa. Além disso, acompanhe o mercado e a concorrência para analisar se o seu produto e preço correspondem às expectativas dos clientes.

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Como melhorar a margem de lucro?

Se mesmo após fazer os cálculos você descobrir que a margem de lucro da sua empresa não está boa, está na hora de rever algumas estratégias e repensar suas ações.

Portanto, separamos quatro dicas para você melhorar a sua margem de lucro. Confira:

Previsibilidade de receita

Antecipar problemas é o segredo para não ter surpresas financeiras. Para isso, fique de olho nos resultados do seu negócio para tomar decisões mais assertivas e seguras.

Quando você faz a sua margem de lucro e monitora o seu fluxo de caixa, é possível criar um planejamento financeiro e driblar situações que não são positivas para a empresa e recalcular os gastos.

O fluxo de caixa é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para a saúde financeira do seu e-commerce.

Pensando nisso, para te ajudar com essa tarefa , disponibilizamos uma planilha de fluxo de caixa editável para que você tenha maior agilidade ao registrar o capital que entra e sai da sua empresa:

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Pagamento e negociação de dívidas

Está devendo para algum fornecedor? Saiba negociar! É fundamental que você busque encontrar uma solução para pagar as dívidas do seu negócio.

Afinal, todos querem receber e, por isso, é possível conseguir mais flexibilidade nas negociações e ainda manter fornecedores importantes junto com você.

Caso tenha muitas dívidas, priorize aquelas que são determinantes para que o seu negócio continue funcionando.

Dessa forma, saiba identificar quais são urgentes e importantes, quais são urgentes mas não importantes e quais não são urgentes e nem importantes para aquele momento.

Planejamento e reestruturação de gastos

Fazer um planejamento financeiro é imprescindível se você quer uma empresa lucrativa. Só assim você vai conseguir documentar e organizar os custos fixos e variáveis do seu negócio, acompanhar os resultados e planejar ações para contornar possíveis problemas.

Esteja preparado e disposto para criar uma rotina de avaliação de gastos. Reveja os contratos com fornecedores, tente negociar cláusulas importantes para a empresa e, se necessário, busque reestruturar as despesas para diminuir seus custos fixos.

Conhecimento de mercado

Conhecer o seu nicho de mercado e estudar a concorrência pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Faça comparações de preços e produtos, mas também busque avaliar como o seu concorrente está fazendo o atendimento ao cliente, quais promoções fazem mais sucesso e como você pode se destacar fazendo ainda melhor.

💡 Saiba mais: Análise da concorrência: o que é e como fazer em 5 passos?

Aprendeu como calcular a margem de lucro do seu negócio?

Margem de lucro é um indicativo fundamental se você deseja ter uma empresa financeiramente saudável e lucrativa no longo prazo. Por isso, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como calcular a porcentagem de lucro da sua empresa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre margem de lucro

Margem de lucro é um indicador que avalia a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um percentual que é calculado entre o lucro bruto e a receita total, fundamental para saber se seu negócio está sendo lucrativo ou não.

O cálculo de margem de lucro é feito com a seguinte fórmula: lucro bruto / receita total = margem de lucro. Se quiser calcular a porcentagem de lucro de um determinado espaço de tempo, o cálculo é o mesmo, limitando os valores aos período desejado.

Os tipos de margem de lucro são a margem de lucro bruto, a margem de lucro operacional e a margem de lucro líquido.

Não há uma margem de lucro fixa permitida por lei,  porque cada segmento e negócio sobre diferentes tipos de oscilações de mercado e tem seus próprios custos de produção. No entanto, segundo o Procon considera abusiva taxas de revenda de produtos superiores a 20%.

Os produtos que possuem maior margem de lucro são roupas, acessórios (bolsas, bijuterias, itens para celular), cosméticos, calçados e eletrodomésticos.

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