19/03/2014

Por que criar uma loja online ao invés de um site?

Por que criar uma loja online em vez de um site comum?

Há alguns anos a presença da internet em nosso cotidiano vem mudando a forma de nos comunicarmos. Seguindo essa tendência, a maneira com que as empresas se dirigem aos seus clientes e seguidores continua evoluindo.

Até pouco tempo atrás, bastava ter um site simples, onde se transmitia a história da empresa, valores, e, eventualmente, um catálogo de produtos. Era o tempo do diálogo unidirecional, da empresa até os clientes. Com o advento das mídias sociais, no entanto, o fluxo comunicacional deixou de ser uni para se tornar polidimensional, com muitas empresas optando por ter uma presença nas redes sociais e permitindo que os clientes interajam diretamente com a marca.

Em uma época em que o comércio eletrônico cresce exponencialmente, seriam essas alternativas suficientes? Para esse ano, analistas projetam um crescimento de 30% no e-commerce, o que, certamente, está muito acima das expectativas de incremento da economia brasileira para o mesmo período.

Os produtos da sua empresa podem ser comercializados pela internet? Se sim, você deve entender porque é melhor ter uma loja online do que uma simples página de internet.

Faça o seu empreendimento crescer

O comércio eletrônico vem ocupando um espaço cada vez mais importante. Além de ser um novo canal de venda, ele também influi positivamente na receita da sua loja física. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Comscore e IAB Brasil, 74% dos usuários utiliza a internet para se decidir sobre uma compra offline. Além desses indicadores, ter uma loja online te permite atender aos seus clientes em qualquer horário e em qualquer lugar, podendo realizar vendas a todo momento e fazer envios a qualquer ponto do país, inclusive para o exterior.

Gere tráfego para um só site

Nós te ensinamos anteriormente a como gerar mais visitas para a sua loja online. Naturalmente, contar com dois sites diferentes (um institucional e um e-commerce) implica em aumentar os esforços para que as visitas cresçam em cada uma das páginas. O que é mais importante? Transmitir a essência da companhia ou aumentar as vendas? Os dois pontos possuem igual relevância, o que torna difícil escolher em qual deles investir maior esforço.

Ao ter tudo integrado em uma só página, você poderá otimizar os custos associados ao aumento de tráfego. Isso evitará que você concentre seus esforços em dois sites diferentes, além de poder medir melhor os resultados. Ao mesmo tempo, você se livrará do risco de ser eliminado dos resultados dos buscadores, que costumam penalizar os sites que contém conteúdo duplicado.

Capitalize as compras espontâneas

Um site é um bom canal para que a sua marca transmita a sua identidade e mostre alguns dos produtos ou serviços que oferece. É possível até despertar o interesse de novos clientes. No entanto, esses recursos se mostram insuficientes na hora de fazer crescer as suas vendas, pois caso o consumidor encontre algo que lhe agrade, será inviável comprá-lo naquele exato momento. Pelo contrário, ele deverá buscar a loja física ou ainda contactar o vendedor por outros meios.

Durante todo esse processo, o cliente pode arrepender-se, perder o interesse, esquecer o produto e, finalmente, desistir da compra. Pense bem: se o consumidor encontra alguns dos seus produtos e está disposto a comprá-lo nesse momento, porque dificultar o seu caminho até o fechamento da compra? Com uma loja online é possível capturar a vontade de compra espontânea, aumentando as vendas e fidelizando os clientes através de um excelente atendimento.

Facilite a experiência de compra

Quando um potencial cliente navega pelo seu site, o ideal é que a experiência seja a melhor possível, especialmente quando o usuário quer realizar uma compra. Ter como único site um e-commerce lhe permite diminuir a quantidade de cliques necessários para comprar, facilitando o fechamento do negócio. Por outro lado, se o usuário está navegando por um site normal e deve ir a outro para encontrar as alternativas de compra de um produto, é muito provável que a experiência seja tediosa e que sua vontade de comprar diminua.

Preserve a imagem da marca

Da mesma maneira que o estilo da loja física contribui para a identidade da marca, também observamos o mesmo no design da loja online. Ao ter tudo integrado (ter um site institucional dentro do seu e-commerce), você evita fragmentar a experiência de compra e visual do seu cliente, ao mesmo tempo em que cuida da imagem da marca, fazendo com que o diálogo com o consumidor seja mais homogêneo em cada ponto de contato.

Uma loja online pode ter o mesmo conteúdo que um site

Ter um e-commerce é também ter um site institucional. Em uma loja online você poderá comunicar os pilares da empresa ao mesmo tempo em que exibe os produtos, e, ainda, superar as expectativas do consumidor brindando um bom serviço. Lembre-se que é sempre importante ter páginas de conteúdo em sua loja online. Elas devem apresentar a empresa e/ou os colaboradores com o intuito de transmitir confiança aos seus clientes.

Para finalizar, lembre-se que comunicar os seus pilares tem tanta importância quanto gerar vendas, independente das vias escolhidas para se relacionar com os clientes.

Gostou?

Espero que este artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre as diferenças entre ter uma loja online e um site institucional. Se você está pesquisando sobre como criar uma loja virtual, teste 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop e tenha um e-commerce no Brasil ainda hoje.

Data da última atualização: 16/03/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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