6 lições de empreendedorismo que podemos aprender com Henry Ford

Aqui você encontra:
- 1. Quer você pense que pode, ou que não pode, você está certo
- 2. Não encontre falhas, encontre a solução
- 3. Você não consegue construir uma reputação naquilo que você pretende fazer
- 4. Nada é difícil se for dividido em pequenas partes
- 5. Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda
- 6. Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre
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Henry Ford. Já ouviu esse nome? Bem, a segunda palavra com certeza é sua conhecida: trata-se de uma das marcas de automóveis mais tradicionais do mundo. E ela é criação de um empreendedor norte-americano que revolucionou a indústria e a administração.
Pragmático, Henry tinha uma premissa básica: “fazer a mercadoria de melhor qualidade possível, no menor custo possível, pagando o mais alto salário possível”. E foi com esse pensamento que ele desenvolveu uma linha de produção em série totalmente nova para a época, popularizando o uso do automóvel nas cidades – além de muitas outras contribuições.
Hoje, vamos conhecer alguns pensamentos deste inventor e empresário que conduzia seus negócios de maneira, no mínimo, marcante.
1. Quer você pense que pode, ou que não pode, você está certo
Essa frase é provavelmente a mais conhecida e clichê, mas não poderíamos deixá-la fora da lista. Trata-se de um pensamento poderoso e inegável: você só pode realizar coisas se acreditar que elas são possíveis.
Imagine que você está pensando em abrir o seu próprio negócio, por exemplo. É um projeto complexo, que precisa de planejamento e dedicação? Sem dúvida. Mas também é algo que pode ser realizado – ou não existiriam tantas histórias de pessoas que começaram do zero e, pouco a pouco, construíram impérios.
A questão é: o empreendedorismo deve ser levado a sério. Se você desanimar com as dificuldades, deixar sempre para depois e acreditar que não pode transformar o seu sonho em realidade… bem, será verdade também. As coisas não saem do papel se você não tirá-las.
2. Não encontre falhas, encontre a solução
Certo, então você se empolgou e resolveu finalmente fazer alguma coisa a respeito daquela sua ideia. Quer ela envolva um produto ou um serviço, sabemos que é preciso entender primeiramente o interesse do seu público-alvo.
Faça pesquisas, converse com as pessoas, observe diferentes situações. E então, em vez de simplesmente enumerar os problemas cotidianos, foque-se em desenvolver algo que poderá, de fato, resolvê-los.
Essa lógica serve não apenas para começar uma empresa, mas também para o desafio de conduzi-la e mantê-la próspera. O verdadeiro líder é aquele que presta atenção ao que vai bem e ao que não vai e sabe tomar a direção certa em relação às mudanças.
3. Você não consegue construir uma reputação naquilo que você pretende fazer
O que isso significa? Que boas promessas – embora extremamente agradáveis – não são suficientes para manter uma empresa sólida. E que o seu produto pode ter a melhor proposta do mundo, mas precisa chegar até os consumidores e provar sua eficiência.
A reputação do seu empreendimento – ou a imagem da sua marca, falando em termos de branding – precisa ser elaborada com base em ações concretas e iniciativas bem desenvolvidas. Quer reconhecimento por auxiliar um grupo específico de pessoas? Conquiste-as, facilite a vida delas e depois comunique seus resultados de maneira honesta e clara.
A missão do marketing é fazer tudo isso acontecer de maneira sustentável: entender o que se deseja executar, quando, como e para quem. E depois saber aproveitar isso para se expandir e oferecer ainda mais soluções para públicos maiores.
4. Nada é difícil se for dividido em pequenas partes
Este pensamento de Ford não tem como objetivo “iludir” alguém de que tudo é simples. Mas tenta colocar a questão da dificuldade em perspectiva: será que o seu sonho é realmente difícil de ser realizado? Ou ele só tem muitos passos que precisam ser dados?
O próprio conceito de “projeto”, por si só, significa um grupo de tarefas. Cabe a você, depois de se comprometer com o seu, definir metas e planos de ação claros e concretos para entender por onde começar. Essa visão estratégica não apenas trará mais segurança em suas decisões como também impulsionará seu dia a dia.
Então, tente tirar a palavra “difícil” do seu vocabulário. Entenda que esse é apenas o julgamento que você faz de um projeto e que, se ele valer a pena, basta separá-los em etapas e iniciar a execução da melhor forma possível considerando as suas atuais condições. Como o próprio Henry dizia, “pessoas não fracassam – elas simplesmente desistem”.
5. Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda
Certo, então você já descobriu como desenvolver um produto ou serviço que seja útil para inúmeros consumidores e talvez tenha até criado a sua loja virtual. Mas como mostrar seu trabalho para o mundo?
Segundo o velho ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Ford concordava com isso, e a lógica realmente faz sentido: é ela que dará vida à sua criação, fazendo com que a proposta alcance os interessados e eles venham até você.
Muitos empreendedores pecam justamente nessa parte. E em tempos de internet, com a grande concorrência física e online, isso pode ser um fator decisivo para o sucesso. Portanto, capriche em suas campanhas de divulgação para expandir sua marca.
6. Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre
Por fim, sua empresa precisa ter uma missão, uma razão de existir. E ela não pode ser simplesmente o lucro, já que ele é limitado e, por si só, não promove nenhum tipo de evolução significativa.
Henry defendia que os negócios existiam para mudar o mundo, por isso destacava tanto a importância de “ser uma solução”. Seu objetivo como empreendedor, então, deve ser produzir algo de valor para a sociedade e acompanhar esse impacto constantemente para continuar inovando.
Essa é uma questão intimamente relacionada à cultura da sua empresa. Quais os seus valores? O que espera transmitir? Faça essas definições com cuidado e certeza, e lembre de considerá-las em toda grande ação ou pequeno detalhe. Vai valer a pena.
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Espero que a leitura desse artigo tenha promovido alguns insights. Se você achou interessante refletir sobre o pensamento de Henry Ford, vale a pena conferir o que já escrevemos sobre outros grandes nomes: Peter Drucker, Philip Kotler, David Allen, Howard Schultz, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Seth Godin e Tim Ferriss.
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