A loja virtual La Joie Boutique foi repaginada em um projeto da Koba Agency

Caixa de lápis de cor

Olá, pessoal. Meu nome é Ricardo Akira, sou CEO e Diretor de Arte da Koba.Agency. Somos uma agência focada no sucesso do cliente e apresentamos em cada loja uma novidade e uma ideia inovadora, buscando sempre usar o máximo que a internet e a plataforma da Nuvem Shop nos permitem.

Hoje iremos falar sobre a La Joie Boutique, uma loja de calçados femininos exclusivamente online, com sapatos e sandálias que iniciam a partir do tamanho 33 – existem muitos “mulherões” com pé de criança que acabam sofrendo muito para comprar a sandália ideal.

Ideias

Quando a cliente Geysa entrou em contato conosco, ela sabia que sua ideia era diferente e precisava de uma empresa que estivesse disposta a “embarcar neste barco”. Assim, começamos a criar a loja virtual.

A cliente desejava alcançar o maior público possível com um layout inovador, moderno e aconchegante que fosse de fácil entendimento e não dificultasse a navegação no pc ou no mobile.

Ela pensou na ideia que atualmente está sendo aplicada em lojas físicas de montar vitrines com tamanhos de sapatos diferentes (exemplo: vitrine 33, vitrine 34 e assim por diante), facilitando a compra do par ideal. Assim, a compradora não fica chateada por gostar de um sapato e depois descobrir que não tem seu tamanho: ao entrar no site, já encontra uma vitrine com tamanhos do 33 ao 39, olha diretamente seu tamanho e pode ver todos os produtos de acordo com sua categoria de momento como Despojado, Casual e Conforto & Estilo.

Outra ideia era também um produto novo no mercado: o cliente pode agendar um dia e uma hora da semana e a La Joie Boutique leva uma mala cheia de modelos com base no seu tamanho de sapato. Essa ação é chamada “Sapatos em Casa | Chame a La Joie” e facilita a compra de mulheres indecisas.

Porém, nem tudo são flores (risos). Algumas limitações por parte da plataforma foram encontradas no caminho, como selecionar um presente para x peças no carrinho, a pessoa poder escolher em qual embalagem seria enviado seu produto (em sacola ou caixa personalizada pela La Joie) e o checkout personalizado que todos os nossos clientes pedem. Mas estamos lado a lado com a Nuvem Shop e assumo que a plataforma evoluiu muito e, se esses ajustes não foram possíveis, é só questão de tempo.

O que foi feito

Neste trabalho desenvolvido pela Koba.Agency foram usados vários conceitos que fazem uma grande diferença para um retorno positivo e menos carrinhos abandonados.

Todos os botões que remetem à finalização da compra foram alterados. Substituímos a palavra “Comprar” pela palavra “Quero”, porque o termo “comprar” é muito forte e as pessoas que ainda não têm certeza da compra não clicam. Ao clicar em “Quero”, o produto já é enviado para o carrinho e, se a pessoa estiver logada, a página fica salva como se fosse um favorito. Também foi pensada a cor do botão, embora a loja seja toda coral e cinza.

O botão “Comprar e finalizar compra” é verde. Se você perceber, todos os elementos do nosso dia a dia como o “Confirmar” na urna de votação, o sinal para avançar no semáforo ou qualquer coisa que significa “seguir em frente”são verdes, e na loja não poderia ser diferente. A própria cor remete ao avanço e podemos olhar como exemplo os e-commerces Polishop, Submarino, Walmart e Divas na Web: nenhum tem verde em sua identidade, mas o botão verde está lá.

No carrinho de compras, retiramos todas as informações que poderiam desviar a atenção do cliente ou fazer com que ele voltasse a comprar outro produto. Uma frase que eu sempre falo é “melhor um produto pago do que dois no carrinho abandonado“, então retiramos do carrinho menus, páginas institucionais e quaisquer formas de fuga visual.

As cores do layout foram coordenadas com a identidade da empresa: coral e cinza com elementos em curvas para remeter a segurança, conforto e alegria.

O campo de busca da loja ficou maior, assim o cliente procura o que deseja sem complicações. Não existe nada mais desgastante que menu em cima de menu, por isso priorizamos que, ao entrasse na loja, fosse possível já digitar e encontrar.

Antes e depois

Layout antigo:

Layout loja virtual

Layout novo (clique na imagem para conferir ao vivo):

Layout loja virtual La Joie Boutique

Outros detalhes

Deixo bem claro que este layout não foi “favorito”: gosto de cada um como um filho. Falo isso porque temos que fazer nossos clientes se tornarem nossos fãs devido à qualidade, o atendimento e o suporte. Visite nosso site ou nossa lista de Especialistas e veja nossos trabalhos: você perceberá que cada projeto tem seu diferencial.

A cliente também amou o resultado, veja o depoimento que ela nos deu:

“O que falar deste profissional? Ah, se todos tivessem um pouco do profissionalismo deste cara, estávamos bem! O Akira fez minha primeira loja virtual em 2013 e agora, em 2016, quando precisei de um novo e-commerce, nem perdi meu tempo em pesquisar outro profissional. O procurei por todos os meios de busca já que eu não tinha gravado o número antes, e eis que o encontrei. O Akira é proativo, super inovador, criativo, educado, atencioso…. infinitos elogios a este profissional que nunca deixará seus clientes na mão. Obrigada pelo excelente trabalho, Akira. Não me canso de agradecer.”


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Ricardo Akira

Formado em Design Gráfico mas dedica sua vida profissional para área de e-commerce, é entusiasta por tecnologia. Gosta de jogar vídeo game, ficar com os amigos e respira (rsrs) café.


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