04/08/2016

Instagram Stories: como as marcas podem aproveitar essa nova funcionalidade

Como usar o Instagram Stories para divulgar sua marca

Se você é usuário do Instagram já deve ter notado que as coisas estão um pouco diferentes por lá. E se você também usa o Snapchat provavelmente não teve problema nenhum para entender essa nova atualização.

Isso porque, após tentativas frustradas de comprar o Snapchat, o Facebook (dono do Instagram) deu a sua última cartada e lançou o Instagram Stories, uma funcionalidade muito parecida – para não dizer igual – ao também chamado Stories do Snapchat.

Como funciona?

Não houve alterações nas fotos e vídeos com filtros, característica marcante do Instagram. O novo feature é um extra: é como se fosse um outro app dentro do Instagram. Logo que você abrir o aplicativo, encontrará na parte superior círculos com fotos das pessoas que você segue. Clicando nelas, você visualizará todas as fotos e vídeos de até dez segundos em ordem cronológica e por reprodução automática.

Assim como no Snapchat, é possível adicionar efeitos, desenhos e escrever nas fotos ou vídeos – e elas também estarão disponíveis no seu histórico por 24 horas. Não é possível curtir ou comentar nas publicações do Stories, apenas enviar mensagem privada, mas você consegue saber quem visualizou seu conteúdo. Veja como funciona:

Como usar o Instagram Stories para divulgar minha marca?

Se a sua loja virtual já usa o Instagram, essa é uma ótima oportunidade de tornar a relação entre marca e público mais próxima e mais humana. O Instagram já provou que é uma ferramenta muito prática na construção de marca e até na venda de produtos. Se você está começando no aplicativo agora, é preciso primeiro dedicar tempo para criar um perfil e ganhar seguidores.

Como as publicações do Instagram Stories duram 24 horas, elas devem ser usadas para registrar situações mais espontâneas, como o dia a dia da loja, produtos novos chegando, vídeos de feiras e eventos do mercado que você visita, momentos na loja física (se tiver), funcionários, ou até momentos mais descontraídos dentro no escritório. Tudo isso, se feito com cautela, conquista a simpatia do público e torna o relacionamento mais próximo e humano.

Você também pode pensar em ações e estratégias específicas para esse formato que aproveitem as 24 horas de duração das publicações. Por exemplo: que tal publicar fotos de produtos com códigos promocionais que estarão válidos apenas naquele dia? Ou então, fazer pequenos vídeos bem simples mostrando como usar determinado produto.

Além disso, uma boa vantagem é que você consegue saber quem visualizou seu conteúdo. Fique de olho nas pessoas que estão sempre por perto. Entre no perfil delas, comente suas fotos e ofereça um desconto especial quando possível. Com esse tratamento mais pessoal, você terá mais chance de fidelizar seus clientes.

Gostou?

Espero que você tenha gostado dessas dicas. As novidades estão aí para tirarmos o máximo de proveito delas, sempre com muita criatividade. Comece a colocar esses conselhos em prática e nos conte os resultados.

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.

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