A importância do pós-venda na fidelização do cliente

Por: Sidney Zynger
A importância do pós-venda na fidelização do cliente

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A Black Friday já passou e o Natal está chegando. Nessas datas, os empreendedores só pensam em vender, não é mesmo? Mas como está o trabalho pós-venda? Saiba que essa etapa é fundamental para fidelizar o seu cliente.

Em uma época em que o movimento das lojas aumenta e o número de vendas cresce exponencialmente, te trago uma pergunta: quantos compradores você consegue transformar em clientes fiéis?

Pois é, geralmente esquecemos de trabalhar alguns aspectos essenciais no pós-venda. Mas não se preocupe, vou te mostrar como passos simples vão te ajudar a fidelizar seus consumidores. Confira!

O cliente finalizou a compra? Agradeça-o!

Aqui começa o bê-á-bá da fidelização e esse primeiro passo é fundamental para começar qualquer relação.

Após a finalização da compra, dispare um e-mail agradecendo a preferência e se disponha a ajudá-lo caso ocorra algum problema. Exemplo:

“Olá Sidney, tudo bem?
Muito obrigado por comprar com a gente! Caso precise de qualquer suporte ou tenha alguma dúvida sobre o produto, entre em contato que resolveremos o seu problema.
Já viu essas outras ofertas? Com o cupom #xxx você tem mais 5% de desconto!”

Follow-up

O follow-up é a avaliação da compra e chegada do produto. Aqui você vai se mostrar aberto e extremamente preocupado com a entrega da mercadoria.

Em um e-mail personalizado, pergunte sobre a remessa, o prazo e se estava da maneira que comprou (e que desejava). Faça uma avaliação de como foi toda a experiência de compra. Exemplo:

“Olá Sidney, tudo bem?
A mercadoria xxx chegou no prazo estipulado?
Conte-nos o que achou do produto. Sua opinião é muito importante para a nossa loja!”

É a chance que você tem de analisar cada venda e ainda consertar alguma possível falha – às vezes acontece e é necessário estar preparado para enfrentar os problemas.

Ganhe da concorrência

O seu cliente conhece a concorrência e pode ter a certeza de que ela está pronta para recebê-lo. E isso você não quer, certo? Portanto, faça o possível para cativá-lo: ofereça promoções, e-mails personalizados e materiais educativos como um blog, por exemplo.

Além disso, esteja por dentro do mercado, das novidades e fique de olho nos concorrentes. Mantenha-os sempre no radar e analise suas estratégias.

Presença garantida

Estar na lembrança do público é essencial para ser escolhido. Logo, conheça o seu cliente e esteja onde ele estiver – seja nas redes sociais, sites ou eventos.

Uma dica importante: invista em relatórios e faça um comparativo do perfil do seu cliente. Mudanças podem acontecer e você não quer trabalhar com o público errado. Use ferramentas como o Google Analytics para isso.

Dica de pós-venda

Utilize um sistema de gestão online e uma lista de cadastros: segmente as informações dos clientes que compraram em sua loja e empregue-as a seu favor.

De que maneira? Ofereça brindes únicos como vales-presente, descontos de aniversário e de aniversário de cadastro.

Lembre-se sempre: a compra é só o primeiro passo. Depois disso, começa uma grande jornada para tornar o comprador em um cliente fiel!

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