29/06/2014

A importância da sua empresa ter um blog

blog e sua importancia

O blogging (atividade de blogar, ou seja, publicar conteúdo num site próprio) começou na década de 1990. Inicialmente era utilizado para compartilhar pensamentos, sentimentos, pontos de vista e experiências para um determinado número de seguidores.

Com o tempo, essa prática se tornou uma arma poderosa para os profissionais de marketing online, e os grandes empresários começaram a utilizar os blogs para mostrar expertise de forma mais simples.

Além disso, hoje os blogs permitem que você (ou sua companhia) se posicione melhor nos buscadores (SEO). Como assim? Antes o Google dava mais ênfase às palavras-chave de uma página para posicioná-la nos resultados de busca.

Com o progresso da tecnologia, no entanto, foram criadas fórmulas complexas que permitem perceber qual a frequência que uma pessoa posta em seu blog, por exemplo.

Desta forma, a atividade de blogar passou a ser utilizada pelas empresas com o objetivo de aparecer nos primeiros resultados do Google (e de outros buscadores), atrair tráfego até suas lojas online e, por consequência, vender mais.

Ficou interessado pelo assunto, mas não sabe por onde começar?

Então, confira abaixo seis dicas indispensáveis para administrar bem o seu blog:

1. Leve tráfego até o seu site

Ao criar publicações interessantes para potenciais clientes, aproveite para linkar sua loja online para, assim, convertê-los em consumidores de fato.

Por exemplo: se você tem uma loja de sapatos e no seu blog você escreveu sobre um novo modelo que está à venda, coloque nesse artigo um link que levará visitas para a página do produto no seu e-commerce.

2. Posicione-se como uma marca líder

Se bem feitos, os conteúdos que você compartilhar no blog farão da sua marca uma referência no mercado em que atua.

Por que isso é importante? Para conseguir um maior volume de vendas pela internet é primordial transmitir segurança e credibilidade para os clientes. E uma boa técnica para alcançar isso é demonstrar conhecimento sobre o seu nicho.

Outra boa prática é utilizar links de referência dentro dos seus posts direcionando para fontes especializadas em determinados assuntos. Deste modo, além da confiança, você estará constantemente ensinando os seus seguidores.

Sabemos que existe um reconhecido laço de respeito entre professor e aluno, portanto, consiga esse apreço para obter o volume de vendas desejado.

3. Desenvolva um bom relacionamento com o cliente

Ter um blog pode te ajudar a entender melhor as necessidades do seu público-alvo. Gere confiança ao representar uma fonte de conteúdo válida e responda às perguntas frequentes com artigos explicativos.

Demonstre que você está trabalhando para satisfazê-lo, que é um aliado ao invés de uma máquina de buscar compradores. Consiga isso dando atenção aos comentários que os leitores deixam nos artigos.

4. Diversifique

Publique conteúdos diferentes que possam ser direcionados para públicos distintos: notícias e novidades sobre a indústria que seu negócio está inserido, conteúdos atemporais (guias e dicas), entrevistas com clientes ou alguma referência do seu nicho, e em diferentes formatos, como textos, vídeos e infográficos.

Se você trabalha no setor de moda, por exemplo, pode dar dicas de como montar looks, notícias sobre eventos como o SPFW e entrevistas com influencers desse universo. Serão conteúdos ricos tanto para “abastecer” o seu blog, quanto para os seus leitores e clientes.

5. Possibilite compartilhamentos

Um aspecto indispensável de ter um blog é relacioná-lo às redes sociais, assim instale plugins para isso (ou use uma plataforma que já tenha essa funcionalidade).

Você deve oferecer ao seu cliente a oportunidade de compartilhar aquele conteúdo que ele gostou e, consequentemente, divulgar sua marca para o mundo de forma gratuita. Lembre-se que o boca a boca ainda é o melhor tipo de publicidade!

6. Capte leads

Pelo blog? Sim! Oportunize um espaço (e até mesmo pop-ups) para que seus leitores possam se cadastrar na sua newsletter. Além de enviar conteúdos personalizados aos seus possíveis clientes, você estará preenchendo uma lista de leads para divulgar seus produtos.

Mas calma – tenha muito cuidado ao enviar esses tipos de e-mail. Faça isso com delicadeza: enviei novidades sobre o seu nicho e no final da mensagem, por exemplo, indique um produto do seu e-commerce relacionado à notícia, por exemplo.

Não seja uma máquina de enviar promoções e novidades, pois provavelmente fará com que o seu lead te marque como spam e você perca esse incrível meio de comunicação com ele.

Tudo certo?

Esperamos que essas dicas tenham te auxiliado a compreender melhor como criar uma abordagem bem-feita para o seu blog. Aposte nesse tipo de conteúdo e mãos à obra!

Caso você deseje aprender mais sobre esse assunto, confira nosso curso sobre Como ter um blog de sucesso.

E se seu sonho envolve vender pela internet, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma de e-commerce.

[Atualizado em 23/05/2018.]

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


  • Tatiane Cruz

    Uhuuu.. no caminho certo!!

    • nuvemshop

      Olá, Tatiane! Ficamos felizes em saber que essas dicas te foram úteis e que você está no caminho certo. Sucesso 🙂

      Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

      Até mais!

  • Guilherme Alves

    Onde criar o meu blog?

    • nuvemshop

      Olá, Guilherme! Como vai?

      Hoje em dia, há diversas plataformas disponíveis para você criar o seu blog.
      Para te auxiliar nessa tarefa, te indicamos o nosso curso “Como ter uma blog de sucesso”. Nele você encontrará o passo a passo para isso: https://bit.ly/2Kk8dhU

      Esperamos ter te auxiliado em sua dúvida. Até mais 🙂

a-importncia-da-sua-empresa-ter-um-blog