7 hacks para otimizar seu conteúdo para mobile

Conteúdo mobile

Google, o motor de busca com a maior (senão total) parte do mercado dos motores de busca no mundo, lançou há algum tempo seu algoritmo chamado de “Mobilegeddon” (para a alegria dos donos de sites mobile-friendly)

Em uma declaração oficial, publicou que o objetivo da atualização foi “ajudar a encontrar conteúdo que não seja somente relevante para a pesquisa feita, mas também fácil de ler e interagir em telas de celulares e dispositivos móveis”. Ao fazer uma busca no Google através do seu celular, ele já sinaliza quais sites são informativos, relevantes e possuem adaptação.

Como cerca de 50% das buscas no Google já são efetuadas através de celulares, é crucial que você atualize seu website para ser compatível com esses dispositivos. Aqui vou listar sete dicas rápidas para otimizar o seu conteúdo a fim de melhor rankeá-lo nas pesquisas realizadas através de aparelhos móveis.

1. Otimize a navegação do seu website

Uma pesquisa feita pela EPiServer revelou que um terço dos sites móveis são difíceis de navegar. Para se certificar de que seu website é realmente mobile-friendly, siga essas dicas:

  • Reduzir as camadas (layers) de navegação do site;
  • Usar ícones ao invés de listas;
  • Dispor de um campo de pesquisa em destaque;
  • Deixar um botão de “Voltar” bem acessível.

2. Mobile first: desenvolva para mobile

Ao contrário das páginas para desktop, as telas de celulares e de outros dispositivos móveis são pequenas. Por isso, você deve criar seu projeto primeiro com o usuário mobile em mente, optando pelo conteúdo em colunas, espaço em branco, ícones atraentes e um bom botão de call-to-action.

3. Otimize o tempo de carregamento para mobile

Acredite ou não, o tempo de carregamento de seu website implica diretamente no desempenho do seu negócio. Os usuários de dispositivos móveis são muito dinâmicos e não possuem paciência para um carregamento lento, geralmente abandonando páginas que demoram mais de seis segundos para carregar (de acordo com a Kissmetrics).

E mais: 40% dos visitantes mobile abandonam sites que demoram mais de três segundos para carregar. Esse tempo também é um dos fatores de ranking para o Google, então certifique-se que suas páginas carregam rapidamente.

4. Torne o conteúdo simples e fácil de ler

Leitores de dispositivos móveis estão quase sempre em movimento. Opte por um conteúdo separado em pequenas partes e que seja fácil de escanear. Use *bullet points, listas e texto segmentado ao invés de blocos com longos parágrafos.

Todas as empresas estão lutando pelo curto período de atenção do usuário, por isso se torna cada vez mais importante criar conteúdo simples e segmentado para aqueles com telas menores.

* são marcas de pontos, tópicos. Servem para organizar o conteúdo.

5. Evite os 404

Os erros 404 (página não encontrada) se tornaram uma desgraça para usuários de dispositivos móveis. Esse tipo de inconveniente acaba se tornando uma oportunidade perdida para manter contato com um possível leitor.

Eu costumo dizer: “Bem, mostre qualquer coisa mas não exiba uma página de erro 404 para seu usuário”. Em vez disso, você pode encaminhar seu visitante para sua versão Desktop…

6. Use o teste Mobile Friendly do Google

Embora algumas ferramentas do Google venham com uma versão premium, a Teste de compatibilidade com dispositivos móveis não possui nada disso: é inteiramente grátis. Basta apenas você inserir a URL desejada e iniciar o teste.

Com cerca de dois bilhões de usuários mobile em todo mundo, é fácil perceber a importância de aparecer nas primeiras posições do Google para pesquisas nesse meio.

7. Faça conteúdo segmentado para usuários mobile

O ideal é exibir um conteúdo mais reduzido para usuários mobile pois, como disse anteriormente, eles são muito dinâmicos e não possuem tempo para consumir algo que seja muito extenso.

Ser mobile-friendly é possuir conteúdo único, focado em usuários de smartphones e tablets. Sem isso, seu website cairá no esquecimento para os resultados de pesquisa do Google. A boa notícia é que várias plataformas de construção de websites já possuem ferramentas e aplicações para criação de conteúdo para esses dispositivos.

Acima de tudo… seja simples! A simplicidade é o melhor caminho quando se trata de elaborar websites e layout de aplicações. Mantenha fontes, imagens e navegação simplificadas – esse é o segredo para desenvolvimento mobile-friendly.

Siga bem esses passos e com certeza seu website será bem posicionado nos resultados de pesquisa realizadas por dispositivos móveis no Google. Deixe seu comentário e me diga o que achou do artigo! =)

Artigo publicado originalmente na Goomore.


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Réulison Silva

Réulison Silva é CEO e fundador da Goomore, webdesigner developer, analista de links patrocinados com certificação Google AdWords e Google Analytics, consultor de mídias sociais e growth hacker.


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