06/03/2014

Guia de remarketing para Google Ads

Guia de remarketing para Google Ads

Nesse guia te contaremos como recapturar os visitantes que passaram pela sua loja online através de estratégias de remarketing via Google Ads. Tais medidas visam atrair os consumidores que já tiveram algum interesse em seus produtos mas, por algum motivo, saíram da página sem comprar.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é remarketing para e-commerce, te sugerimos a leitura do nosso post sobre o que é Remarketing e como isso pode te ajudar a vender mais.

Por fim, se você for novato com campanhas de anúncios por clique, te ensinamos alguns conceitos básicos sobre como começar com as campanhas via Google Ads. Isso fará com que esse guia seja ainda mais proveitoso!

Onde os anúncios de Remarketing do Google Ads aparecem?

Para começar, é importante saber que os anúncios do Google trabalham em duas frentes diferentes: a rede de busca (diretamente pelo buscador e as redes associadas à busca) e a Rede de Display do Google, a qual está composta por milhares de sites, como Youtube, Gmail, Google Maps, sites de jornais e revistas do mundo inteiro, redes sociais, entre outros. Embora os anúncios de remarketing sejam associados às duas redes, eles devem ocorrer com mais frequência na Rede de Display, já que essa permite que o seu anúncio chegue com mais facilidade ao usuário, posicionando a sua marca em diversos sites por onde ele passar.

É importante que você escolha somente uma das duas redes quando criar a sua campanha de remarketing. Campanhas que atinjam ambas as redes costumam gerar resultados pouco satisfatórios.

A Rede de Display do Google permite o posicionamento de anúncios em diferentes formatos, tais como: anúncios simples em textos, anúncios gráficos com imagens, vídeos e banners em Flash.

Como criar a sua primeira campanha de remarketing através do Google Ads

A tecnologia de remarketing via Google Ads permite, ao instalar um pequeno código (fragmento em HTML) em todas as páginas do seu site, criar variadas listas para segmentar seus usuários. Por exemplo, você poderá criar listas de remarketing para usuários que visitam o seu carrinho de compras e para outros que visitam uma categoria de produtos em específico. Com o código único já instalado, você pode ficar tranquilo sem precisar se preocupar em configurar o seu site a cada vez que criar uma lista de remarketing.

Para criar a sua primeira campanha de remarketing via Google Ads, siga o passo a passo, logo abaixo:

1. Acesse diretamente sua conta Google Ads, ou, crie uma nova conta.

2. Vá diretamente ao menu Campanhas.

3. Clique na aba “+Campanha”.

4. Escolha a alternativa “Apenas na Rede de Display”.

5. Selecione a alternativa “Remarketing”. Observe que você terá duas alternativas: Remarketing e Remarketing Dinâmico. A segunda delas possibilita integrar a sua conta Merchant Center diretamente para gerar campanhas de remarketing. Isso pode ser válido para usuários que utilizam o serviço de Google Shopping e queiram já segmentar os usuários diretamente, sem a necessidade de criar listas, por exemplo, entre usuários que visitaram páginas específicas da sua loja online. Por critérios de generalidade, vamos configurar uma campanha de Remarketing diretamente.

6. Após o clique em Configurar Remarketing, o Ads te gerará uma tag que deverá ser inserida em todas as páginas do seu site. Esse pequeno fragmento é fundamental, já que registrará as visitas realizadas em seu site, permitindo que você comece a mostrar seus anúncios na rede de display do Google. Se você utiliza a Nuvem Shop, nenhum conhecimento técnico específico é necessário. Basta acessar o seu administrador diretamente em “Opções Avançadas”, “Códigos de Tracking”, e colar a tag fornecida pelo Google. Se você utiliza outra plataforma, poderá entrar em contato com o seu webmaster ou designer para que ele insira esse código para você (aproveite para realizar um teste grátis na Nuvem Shop!).

Para se certificar que deu tudo certo, instale o Tag Assistant, um aplicativo desenvolvido para Google Chrome que permite verificar os códigos em funcionamento no seu site.

7. Com o código instalado, chegou a hora de configurar a sua campanha. Crie um nome, escolha um orçamento diário e a estratégia de lance. Caso você tenha ativo o segmento de conversões, recomendamos que você opte pelo clique otimizado eCPC (CPC otimizado), que trabalha para aumentar as suas conversões enquanto diminui seus custos, caso contrário, prefira o CPC. Observe que você sempre poderá ativar o ”Remarketing dinâmico”. Faça isso quando você tiver o Google Shopping ativo para o seu e-commerce.

8. Clique em “Salvar e Continuar”.

Uma vez instalado o código de remarketing e tendo configurado a campanha, o Google criará uma lista geral chamada Todos os Visitantes. Tal lista agrega os usuários que alguma vez visitaram sua loja online. Vale lembrar que você pode criar categorias específicas de visitantes.

9. Ingresse o nome do grupo de anúncios e as ofertas de cliques (lance padrão).

10. Na janela de “Listas de Remarketing” você escolherá a lista de usuários para qual você desejará mostrar esse grupo de anúncios dentro da campanha criada. Caso você esteja começando agora, visualizará somente a lista “Todos os Visitantes”. Para orientar o grupo de anúncios a essa lista, clique em “>>”:

Clique diretamente em “Salvar e Continuar”.

11. Por último, você irá criar os anúncios que gostará de integrar a essa campanha. É importante que você insira anúncios de texto e também anúncios gráficos. Caso você não tenha um designer para realizar os banners, conte com o auxílio do criador de anúncios gráficos do Google.

Por fim, clique em ”Salvar Anúncios”.

Como criar listas de remarketing no Google Ads

A ferramenta de remarketing do Google Ads te permitirá criar listas de visitantes mais segmentadas que somente “Todos os visitantes”. Essa funcionalidade te possibilita criar anúncios cada vez mais personalizados e que estejam mais de acordo com o interesse dos usuário. Com as listas de remarketing segmentadas você mostrará aos usuários que andaram visitando as categorias de sapatos da sua loja anúncios relacionados a sapatos e que levem o usuário diretamente a essas páginas. Outra facilidade importante: você não precisará instalar nenhum outro código adicional, podendo criar as listas que quiser, facilmente!

Para criar essas listas, siga o passo-a-passo a seguir:

1. Clique diretamente em “Biblioteca compartilhada” na aba esquerda do administrador Ads.

2. Logo, clique em “Visualizar” dentro da aba Público-Alvo.

3. Vá até “+Listas de Remarketing”.

4. Escolha um nome para a lista criada, por exemplo, ”Visitas a categoria sapatos”.

5. Escolha a alternativa “Visitantes de uma página”, dentro da aba “Quem deve ser adicionado à sua lista?”.

6. Na aba “Pessoas que visitaram uma página com qualquer um dos itens a seguir”, insira:

  • Se você deseja criar uma lista com as pessoas que visitaram as categorias sapatos, insira a página da mesma, por exemplo, “sualojaonline.com.br/sapatos/”.

  • Para categorias mais complexas, por exemplo, uma visita a seu carrinho de compras, clique em “+Regra” e defina a URL igual a “sualojaonline.com.br/comprar/”. Você pode criar listas que contenham, comecem ou finalizem com um termo ou que excluam alguma palavra-chave desejada.

Crie listas de remarketing de distintas complexidades. Para entender melhor o funcionamento das URL´s, é interessante que você acesse este documento do Google.

7. Na aba “Duração da Associação” você poderá escolher o tempo em que os anúncios devem ser vinculados a essa lista. O tempo dependerá da sua estratégia, mas recomendamos que não seja muito longo. Os resultados das suas campanhas devem ser insatisfatórios se você vincular uma estratégia de remarketing para usuários que visitaram o seu carrinho de compra há dois anos, por exemplo.

Crie uma mensagem relevante para essa audiência

Para serem efetivos, os anúncios de remarketing exigem um nível de particularidade maior. Portanto, nunca mostre anúncios generalizados a clientes que estiveram em alguma página ou categoria específica do produto! Entregue oportunidades promocionais e descontos a esses usuários para que você consiga fechar mais vendas.

Você pode testar essa estratégia e logo nos contar sobre as listas de remarketing mais efetivas para o seu negócio. Quais foram essas?

Data da última atualização: 16/03/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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