Tudo sobre como fazer marketing no Facebook [guia completo]

Por: Talitha Adde

uma mão segura um celular com o aplicativo do facebook aberto, a outra segura um café. A imagem representa o processo criativo para fazer marketing no facebook

Aqui você encontra:

Fazer marketing no Facebook é essencial para as marcas que querem ter sucesso com vendas na rede social. Afinal, a plataforma fechou o ano de 2020 com quase 3 bilhões de usuários ativos mensais e uma receita de 28 bilhões de dólares.

Considerada a maior rede social em números de perfis criados, o Facebook tem uma importância significativa para as empresas. No entanto, para atingir objetivos de marketing, é preciso ter uma estratégia de comunicação consolidada para alcançar o seu público.

Se você está tentando melhorar os seus resultados de vendas pela plataforma, separe um lápis e um caderno, se ajeite na cadeira e continue a leitura. Separamos nove dicas de marketing no Facebook para te ajudar a potencializar o seu negócio. 🚀

Por que fazer marketing no Facebook?

Ao criar estratégias de marketing no Facebook, você não apenas está gerando mais vendas para o seu negócio. Mas, como também, melhorando a visibilidade da sua marca e fidelizando clientes.

Além disso, ao vender estrategicamente na rede social, você pode:

Aumentar o alcance do seu negócio

Estima-se que o Facebook tenha 1.84 bilhões de usuários diários ativos e que 66.6% dos internautas em todo mundo usam a plataforma.

Ou seja, o seu público-alvo provavelmente está presente nessa rede social. Com isso, ao criar uma página para a sua empresa no Facebook, é possível aumentar o alcance do seu negócio.

Escolher o público certo

Com tantas pessoas ativas na rede social, será que não existe o risco de as suas postagens não serem vistas por seus clientes?

Felizmente, não! O Facebook tem um algoritmo, o EdgeRank, que decide o que será mostrado em um feed de notícias após estudar o que é relevante para o usuário.

No caso de uma página de negócio, a rede social se baseia no histórico de compras, afinidades e interação de seus clientes com determinadas marcas para distribuir o conteúdo da sua empresa.

Além disso, no caso de anúncios na rede social, você pode definir o tipo de público que vai ser impactado pelas suas publicações.

9 estratégias de marketing para o Facebook

Agora que você sabe o quanto é importante investir em marketing no Facebook, conheça algumas estratégias para aumentar as vendas do seu negócio.

1. Crie a página do seu negócio

O primeiro passo de qualquer estratégia de marca no Facebook é criar a página da sua empresa. Para isso, você pode seguir o nosso tutorial.

Lembre-se de que uma página não é o mesmo que um perfil pessoal: existem diversas diferenças entre eles. O importante é saber que perfis são somente para usuários comuns. Se você tem uma empresa, deve criar uma página.

Uma vez que você tenha criado a sua página, é fundamental modificá-la para dar um aspecto profissional. Em primeiro lugar, escolha uma URL personalizada. Dessa forma, a URL da sua página terá um aspecto amigável e fácil de lembrar como “facebook.com/NuvemShop” em vez de algo como “facebook.com/pages/NuvemShop/163502500391712”.

2. Complete as informações da sua página

Após criar a sua página, complete as informações de seu perfil, como foto, descrições, localização da empresa, informações de contato, horário de funcionamento, link para a loja virtual (se houver), etc.

Lembre-se que a foto de perfil deve ter 180 x 180 Pixels. No caso de uma marca, o recomendado é usar o logotipo da empresa para que os usuários possam reconhecer com facilidade. Adicionalmente, faça o upload da imagem de capa para mostrar mais sobre o seu negócio e os produtos que ele oferece. Essa foto deve ser de 851 x 315 Pixels.

Depois, complete a informação da sua página. Veja algumas dicas para isso:

  • Descrição curta: é uma especificação breve que aparecerá como padrão na sua página. Certifique-se de que, durante uma visita, o texto não se veja cortado.
  • Descrição: aqui você pode contar com mais detalhes sobre o que faz e as características únicas da sua marca.
  • Website: campo para inserir o endereço da sua loja virtual, se tiver.
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3. Compartilhe conteúdos relevantes

Agora, chegou a hora de compartilhar conteúdos. Nesta etapa, publicar posts que gerem engajamento é essencial.

Se você vende pela internet, pode criar stories para pedir opinião sobre os produtos ou promover concursos com prêmios atrativos, como, por exemplo, uma de suas novas mercadorias.

Também é possível divulgar promoções de frete grátis e cupons de desconto.

4. Promova transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo, ou live, são uma boa forma de aumentar o alcance de uma página no Facebook.

É possível promover as vendas dos produtos de sua loja com esse formato.Conhecido como live commerce, ou shopstreaming, é a junção entre as transmissões ao vivo que vemos na internet e a divulgação de artigos ou serviços da sua empresa.

Essa é uma estratégia efetiva para aumentar a interação com o seu público, além de criar um contato mais próximo e direto com os seguidores.

5. Responda os seus seguidores

Para construir presença e notoriedade de uma marca no Facebook é preciso ouvir e responder o público.

Por isso, confira todos os comentários deixados nos posts, verifique a caixa de mensagens (Messenger) e dedique um tempo para responder um a um.

Essa prática, além de criar engajamento, constrói uma boa relação entre o seu negócio e os seguidores da rede social.

6. Utilize as ferramentas publicitárias do Facebook

Você pode aproveitar as soluções publicitárias do Facebook para amplificar a sua mensagem.

O Facebook Ads tem grande possibilidade de segmentação de usuários. Neste sentido, procure impulsionar posts estratégicos, como anúncio de produtos.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook?

7. Tenha frequência nas postagens

Equilibrar a frequência de posts é fundamental para uma estratégia eficiente de marketing no Facebook.

Para isso, crie um calendário editorial para que as suas publicações sejam relevantes para os seus seguidores. Além disso, também escolha os melhores horários para postar.

💡Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

8. Use o Facebook Insights

Após criar as estratégias de marketing no Facebook, é importante acompanhar os resultados de suas ações. Por isso, saber como funciona o Facebook Insights, a ferramenta de relatórios da rede social, é essencial.

Com a plataforma, você pode verificar como está o alcance de suas publicações, assim como o índice de engajamento.

Desse modo, é possível analisar o que está dando certo e o que pode ser melhorado em sua estratégia de vendas.

9. Divulgue a sua página

Por fim, mas não menos importante: divulgue a página do seu negócio. Inclua o endereço da rede social em materiais impressos, como cartão de visitas, embalagem de produtos, e no rodapé do seu site.

Essa é uma maneira de promover a sua página para quem já é cliente e até para desconhecidos.

[Bônus] 3 vantagens de vender com o Facebook

Vimos ao longo deste conteúdo que investir em marketing no Facebook pode melhorar a receita do seu negócio. Agora, separamos três vantagens de vender com a rede social que podem ser utilizadas para potencializar os seus resultados:

1. Facilidade no contato ao cliente

O atendimento ao cliente é importante para estabelecer uma relação com o seu cliente.

Bons atendimentos resultam, por exemplo, em fidelização dos consumidores. Por outro lado, ignorar mensagens dos seus clientes pode comprometer a imagem do seu negócio.

Existem diversos tipos de atendimento ao cliente, mas a boa notícia é que o Facebook disponibiliza o seu próprio chat em tempo real para páginas comerciais.

Além de responder os seus clientes, também pode ser utilizado para negociar valores e entregas de produtos.

2. Permite o uso de vídeos na estratégia

Os vídeos são fundamentais em uma estratégia de conteúdo. Além de aumentar o tráfego orgânico do seu site, tem um alto poder de engajamento e persuasão.

Com um vídeo, por exemplo, é possível explicar conceitos complexos de uma forma interativa.

Neste sentido, o Facebook vem investindo cada vez mais em criar formas para as empresas distribuírem os seus vídeos dentro da plataforma.

O Facebook Watch, por exemplo, é um serviço de vídeo sob demanda, operado pela rede social. Com ele, os usuários podem assistir a programas completos, todos produzidos por criadores profissionais ou usuários comuns, enquanto interagem com uma página de uma empresa.

💡Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

3. Oferece recursos para o seu site

Para aumentar o alcance da sua marca de forma simples, o Facebook oferece botões de curtir, widgets para incorporar ao seu site e contadores de compartilhamento de páginas de produtos publicadas em uma loja virtual, por exemplo.

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Resumo

Criar estratégias de marketing para Facebook é uma boa opção para o seu negócio atrair mais clientes e fidelizar os atuais. Mas, lembre-se de que para ter sucesso com essas dicas, é apenas uma consequência do trabalho de um bom relacionamento realizado com os seus consumidores.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Por que fazer marketing no Facebook?

Ao criar estratégias de marketing no Facebook, você não apenas está gerando mais vendas para o seu negócio. Mas, como também, melhorando a visibilidade da sua marca e fidelizando clientes.

9 estratégias de marketing para Facebook

  1. Crie a página do seu negócio
  2. Complete as informações da sua página
  3. Compartilhe conteúdos relevantes
  4. Promova transmissões ao vivo
  5. Responda os seus seguidores
  6. Utilize as ferramentas publicitárias do Facebook
  7. Tenha frequência nas postagens
  8. Use o Facebook Insights
  9. Divulgue a sua página

Quais são as vantagens de vender com o Facebook?

  1. Facilidade no contato ao cliente
  2. Permite o uso de vídeos na estratégia
  3. Oferece recursos para o seu site

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