11/11/2016

Foco e simplicidade: o mantra de Steve Jobs também pode ser útil para o seu negócio

Fachada simples de loja da Apple

Steve Jobs: se você não sabe quem foi ele, certamente já ouviu falar de seus principais projetos: a criação da Apple, que revolucionou o mundo da tecnologia com produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad, e a Pixar, empresa de animação que produziu clássicos como Toy Story, Monstros S/A e Procurando Nemo – da qual era o maior acionista.

Conhecido por sua personalidade forte, Jobs era uma pessoa bastante objetiva e intensa. Seguia sua intuição ao tomar decisões profissionais, falava o que lhe vinha à cabeça e possuía um modo de pensar bastante peculiar:

Este tem sido um de meus mantras – foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas.

Hoje, veremos como esse pensamento pode inspirá-lo a inovar em seu ramo de atuação.

“Foco é dizer não”

Desde o início, a Apple se dedicou a elaborar poucos produtos ao mesmo tempo. Cada um deles, durante a produção, tornou-se o foco total da empresa até o lançamento. Será que essas inovações teriam recebido tanta atenção do público se tivessem sido divulgadas ao lado de várias outras criações? E será que seus desenvolvedores estariam tão envolvidos no processo?

Provavelmente não. Agora, por exemplo, é lançado um novo modelo de iPhone por ano. Isso gera uma grande expectativa no público apreciador da marca, que também pode se planejar melhor para adquirir a novidade quando esta chegar às lojas. As pessoas não desejam comprar um iPhone, mas o próximo iPhone. E, ao levarem o produto para casa, têm toda a sensação de exclusividade associada.

Nas palavras do próprio Steve, “foco significa dizer não a centenas de boas ideias”. Isso significa que, embora você idealize inúmeras novidades para o seu negócio, é preciso selecionar o que vale a pena ser feito primeiro. E, de preferência, deixar apenas as opções que estão completamente em seu domínio: fazer aquilo em que sua equipe é boa e delegar o resto.

“Simplicidade é a sofisticação máxima”

A trajetória da Apple também mostra que o empreendedor levava a sério a máxima de Leonardo da Vinci. Afinal, mesmo quem não prioriza tanto os recursos gráficos se encanta pelo visual dos produtos com o logo da maçã: é clean e minimalista, sem botões e adornos desnecessários.

Fruto de experiências pessoais de Steve, o design é tão objetivo quanto seu idealizador. Mas ele mesmo dizia não ser fácil: “é preciso muito esforço para fazer algo simples, para entender de verdade os desafios subjacentes e chegar a soluções elegantes”. Ou seja: depois de selecionar quais ideias serão colocadas em prática, o ideal é dedicar-se a “lapidar” o que você tem em mente, de maneira a tornar o produto o mais simples e intuitivo possível.

As pessoas desejam consumir coisas que facilitem seu dia a dia, e não encarar mais uma dificuldade. Entenda essas necessidades, deixe de lado tudo o que é supérfluo para inspirar sua criatividade e desenvolva um produto que, ainda com vários recursos adicionais, torne claro quão perfeitamente cumprirá os requisitos iniciais.

Gostou?

Esses ideais – simplicidade e foco – podem ser aliados não apenas do seu empreendimento como também de todas as outras áreas da sua vida. Você já aplica esse modo de pensar? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Para vender pela internet com uma plataforma de e-commerce completa, agradável e fácil de usar, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis.

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


foco-e-simplicidade-o-mantra-de-steve-jobs-tambm-pode-ser-til-para-o-seu-negcio