[Dica Rápida] Definindo objetivo, público e orçamento do seu anúncio no Facebook

Defina o objetivo o público e orçamentos certeiros na sua campanha do Facebook

Na última dica rápida nós começamos a falar sobre o Facebook Ads e demos alguns conselhos para que você crie anúncios que cativem no texto e nas imagens. Hoje, vamos um pouquinho mais além para te ajudar a definir o objetivo da sua campanha, o perfil do seu público e o quanto você pode investir. Para começar a criar um anúncio é só acessar a ferramenta de criação de anúncios. Vamos lá?

Defina o objetivo da sua campanha

Essa é a primeira etapa do processo de criação de um anúncio. Você deve saber o que você quer. Pode ser uma campanha para que mais pessoas curtam a sua página, ou então para levar usuários ao seu site ou à sua loja online fora do Facebook. Você pode impulsionar um evento, uma publicação específica ou ainda promover uma oferta online de um produto.

escolha o objetivo do seu anúncio no Facebook

Então, pense bem. Por exemplo, se você está sentindo falta de mais engajamento com os posts da sua fanpage é válido produzir conteúdo de qualidade e impulsionar as publicações que você acha que farão mais sucesso. Assim, pessoas de fora poderão seguir a sua página movidas pelo interesse no conteúdo que você produz; isso atrai fãs com um maior nível de engajamento.

Ou então, se você tem uma loja online e quer fazer com que pessoas concretizem a compra dentro da sua página, você pode escolher como objetivo aumentar as conversões no seu site. Nessa opção, é muito importante definir qual será a página de destino que você quer que as pessoas sejam direcionadas ao clicar no anúncio.

Uma vez definido o objetivo, seu anúncio será otimizado para ser mostrado a pessoas mais propensas a realizar as ações que você quer dentro do seu público-alvo.

Mire no público certo

Faça um estudo do público que você quer atingir pensando na idade, sexo, localização geográfica e principalmente interesses. Quanto mais detalhado for o perfil do seu público, mais assertiva será a sua campanha. Não adianta fazer um anúncio para todo o Facebook se o seu alvo for majoritariamente mulheres, brasileiras, estudantes, de 18 a 25 anos e que se interessam por blogs de moda, por exemplo. Seu anúncio até poderá ser visto por milhares de pessoas, mas você terá um nível baixo de engajamento ou conversões.

São vários os filtros disponíveis; desde localização geográfica, sexo e idade, até comportamentos, status de relacionamento, interesses, nível educacional e profissional, etc.

 Dica: para campo de interesses, busque páginas relacionadas a assuntos que podem ser de interesse do seu público. Voltando ao exemplo acima, se você busca mulheres de 18 a 25 anos que se interessam por blogs de moda, coloque nos interesses algumas páginas relevantes do mundo da moda, maquiagem, etc.

 A área de Informações da sua fanpage também te dá métricas a respeito da idade, sexo, localização e idioma dos seus fãs. Veja:

Entenda o perfil do seu público no Facebook Insights

Você também pode criar mais de um anúncio para focar em perfis variados de público, principalmente se a sua empresa possui produtos com targets distintos. Neste caso, é aconselhável criar diferentes divulgações para pessoas com interesses específicos, sempre com fotos e textos que mirem em cada um dos perfis escolhidos.

Decida o quanto você quer gastar

Somente após estruturar muito bem o seu objetivo e o perfil do seu público é que você decide o quanto vai gastar. Estipule um orçamento diário ou vitalício e o período da campanha e o próprio Facebook te mostra a estimativa de quantas pessoas o seu anúncio pode alcançar com aquela verba.

Se você estipular um orçamento diário, vai gastar um valor específico por dia durante o período selecionado e, atingindo esse valor diário, o seu anúncio é interrompido, voltando na manhã seguinte.

No orçamento vitalício você estipula o valor total que deseja gastar e o período. Aí o Facebook automaticamente tentará dividir os gastos diários de forma equilibrada.

Como sou cobrado pelos meus anúncios?

Você pode escolher entre duas formas de cobrança:

  • Custo por impressão (CPM): é o custo médio pago para receber mil impressões em seu anúncio. Uma impressão é cada vez que um anúncio aparece na tela de um usuário pela primeira vez;
  • Custo por clique (CPC): é o custo médio que cada clique no seu anúncio vai gerar.

Esses custos não são fixos; vai depender muito do grau de sucesso da sua campanha. Portanto, quanto mais criativos forem seus textos e imagens e mais assertivo o perfil do seu público, menos você vai pagar por cliques ou impressões.

Por fim, esse vídeo dá uma explicação geral sobre os custos de anúncios no Facebook. Está em inglês, mas para assistir com legendas visite a Central de Ajuda do Facebook:

Entendeu?

E aí? Pronto para fazer seu negócio decolar no Facebook? Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Na semana que vem falaremos mais sobre o assunto, fique de olho!

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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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