Facebook acaba com a regra dos 20% de texto em anúncios

Por: Luna Pontes
Facebook acaba com a regra dos 20% de texto em anúncios

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Aviso aos marketeiros de plantão do Facebook: os 20% de texto em imagens de anúncios não são mais obrigatórios. Se você não faz idéia do que eu estou falando, explico: antes, para fazer um anúncio no Facebook, não era permitido subir imagens compostas por mais de 20% de texto. A medida tinha como objetivo promover uma timeline menos poluída visualmente e garantir anúncios com maior engajamento.

Nos últimos dias o Facebook começou a tirar essa regra aos poucos. Agora, o anunciante tem a opção de colocar quanto texto quiser em uma imagem. Entretanto, manter a regra dos 20% pode continuar sendo a melhor alternativa. Vamos entender o porquê:

O Facebook vai penalizar os anúncios com maior quantidade de texto

Ainda que você tenha a liberdade de promover imagens da forma que quiser, o Facebook continuará preferindo o mínimo possível de texto. Sendo assim, ao fazer o upload da sua imagem, ela passará por uma análise que determinará a quantidade de texto presente como:

  • OK

Quantidade de texto em imagem ok

  • Baixa

Quantidade de texto em imagem: baixa

  • Média

Quantidade de texto em imagem: média

  • Alta

Quantidade de texto em imagem: alta

Quanto maior a quantidade de texto na imagem, maiores serão as restrições de público, menores as chances do seu anúncio performar bem e, consequentemente, mais alto você pagará por ele.

Imagens com pouco texto são Mobile Friendly

Isso quer dizer que não podemos nos esquecer dos dispositivos móveis. Se você pretende capturar a atenção da grande porcentagem das pessoas que verá seu anúncio por meio de um smartphone, deve garantir que a imagem seja bem visualizada em telas menores. Muito texto pode dificultar a leitura e fazer com que as pessoas percam o interesse no anúncio.

Para saber se o seu anúncio está dentro dos padrões, use a ferramenta de medição do Facebook. Procure focar em imagens que despertem o desejo do consumidor e deixe os textos para a descrição da imagem. Caso o texto seja essencial, tente resumi-lo em poucas e fortes palavras – e se necessário diminua a fonte.

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