02/10/2014

Estudando sua ideia de produto e planejando o gerenciamento do estoque

Escolher o caminho certo

Se você está pensando em vender online é porque provavelmente já tem uma ideia de produto ou serviço que gostaria de oferecer (ou porque possui uma loja física). O intuito deste post é te ajudar a verificar se aquela ideia que parece interessante é efetivamente promissora e a definir como gerir o estoque dos seus produtos.

Encontrando o que vender pela internet

Antes de começar, vejamos rapidamente três maneiras de encontrar o que vender pela internet:

1. Surfando na tendência

Uma das alternativas mais fáceis consiste em identificar um segmento que esteja na moda e começar o seu próprio negócio com ele. Para sermos claros, pensemos no exemplo das pulseiras Power Balance.

Elas tiveram um auge por volta de 2009 e algumas mentes rápidas surfaram na onda e começaram a vendê-las. Até chegaram a diversificar a oferta e criaram outras variáveis de acessórios dentro do conceito de pulseiras energizantes. Se existir demanda do produto e investimento em boas campanhas publicitárias, você poderá ter um bom posicionamento independente do tamanho da concorrência.

2. Capitalize sua experiência

Outra alternativa simples é utilizar o que você tem imediatamente a seu dispor: sua experiência e expertise. Você sabe costurar? Conhece muito de jogos de computador? É designer e gosta de decorar o lar? Pense em suas habilidades para se dar conta do que poderia vender pela internet.

3. Identifique uma oportunidade (falta) no mercado

Essa pode ser a alternativa mais difícil, já que se fosse simples assim todos criaríamos grandes negócios e ganharíamos muito dinheiro. Infelizmente é necessário trabalho duro e um instinto apurado para enxergar algum nicho ainda inexplorado. Se você está constantemente atento às necessidades das pessoas ao seu redor, cedo ou tarde poderá topar com uma oportunidade de mercado que, se bem desenvolvida, renderá bons frutos.

Verificando sua ideia de produto

Bem, uma vez que você encontrou o produto indicado para vender online, recomendamos que você verifique o real potencial dessa ideia, pois muitas delas acabam ficando pelo caminho após uma análise mais realista. Para isso, cheque o mercado e a concorrência com as seguintes estratégias:

Planejador de palavras-chave do Google

Além de investigar e definir o público-alvo do seu negócio, existem outras maneiras de verificar se a sua ideia será rentável. Em primeiro lugar, utilize o Planejador de palavras-chave do Google para obter novas ideias de palavras-chave relacionadas ao seu empreendimento e que poderiam ser utilizadas para captar novos clientes.

Por exemplo, se você está pensando em vender produtos feitos em crochet, a ferramenta te dirá as épocas do ano em que o produto é mais solicitado e também oferecerá uma variedade de termos relacionados à sua palavra-chave com as respectivas buscas mensais:

Planejador de palavras-chave do Google

É interessante notar que a busca por roupas em crochet é constante durante todo o ano, principalmente por conta da versatilidade desse tipo de tecido. Além disso, note que há outras palavras-chave que servem para te dar ideias de quais produtos relacionados você também poderia oferecer (nesse caso bolsas, sapatos de criança, toucas, tapetes, etc).

Google Trends

Após selecionar uma série de palavras-chave, recomendamos que você utilize outra ferramenta desse buscador. O Google Trends ajudará a ver o interesse do público no seu produto ao longo do tempo, comprovando se é uma demanda constante, crescente ou sazonal. Além disso, você poderá observar uma análise dos países/estados mais interessados nesse tipo de mercadoria.

Google Trends

Aqui observamos que a demanda de tecidos em crochet teve alguns picos durante os últimos anos (pense se naquele ano fez mais calor, se alguma atriz utilizava roupas em crochet durante alguma novela; todos esses fatores influenciam as pesquisas), mas, em geral, estabiliza-se dentro de um patamar mais ou menos constante. Veja que os estados do Sul e Sudeste brasileiro juntamente com a Paraíba se responsabilizam pelo maior número de pesquisas

SimilarWeb

Por último, utilize a ferramenta SimilarWeb (em inglês) para estudar os seus competidores. Essa ferramenta fornece uma série de dados interessantes e super úteis sobre qualquer site que você queira analisar, entre eles o tráfego mensal, o engajamento dos usuários com a página, as fontes de tráfego, os países que mais acessam, etc.

Por exemplo, ao buscarmos roupas de crochet no Google, encontramos o site “Galeria Tricot” e o introduzimos no SimilarWeb. Essa é uma parte dos resultados que a plataforma nos ofereceu:

SimilarWeb

Genial, né?

Planejando o gerenciamento do seu estoque

Por fim, vamos falar um pouquinho sobre o gerenciamento de estoque. Antes mesmo de começar a vender seus produtos, você deve pensar em como fará para armazená-los. É claro que inicialmente você lidará com quantidades menores e é provável que essa tarefa seja simples.

No entanto, como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”; é necessário que você comece a vislumbrar o gerenciamento do estoque para quando o seu negócio começar a crescer e a demandar algo mais profissional. Ao negligenciar esse importante ponto do e-commerce, você estará sujeito a problemas na entrega do produto, causando impacto negativo na confiança da sua marca.

Além de evitar problemas, o bom gerenciamento de estoque para o e-commerce pode levar a um aumento em suas vendas e ao estreitamento do laço de confiança com os clientes. 

Se Interessou?

Veja o artigo que preparamos sobre como escolher o melhor tipo de estoque para a sua loja online. Nele você encontrará:

  • Ter um estoque terceirizado ou próprio?
  • Fazer dropshipping ainda vale a pena?
  • Como organizar o estoque da loja física junto com o da loja online?

Pronto?

Tendo selecionado o produto que quer vender e também planejado o gerenciamento do estoque, você estará mais próximo de ter um negócio de sucesso na internet. Veja nosso curso sobre como vender online e conheça outros fatores essenciais para um bom começo no mundo do e-commerce.

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Boa sorte!

Data da última atualização: 29/08/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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