28/07/2014

Entendendo a estrutura de uma conta do Google Ads

Estrutura conta Ads

Compreender a estrutura de uma conta do Google Ads é o ponto-chave para evitar erros e melhorar o rendimento de suas campanhas. Dividiremos esse artigo em três passos: aspectos gerais da conta, campanhas e grupo de anúncios/palavras-chave. Vamos lá?

Aspectos gerais do Google Ads

Antes de começar a fazer publicidade no Google Ads você terá que fornecer seus dados pessoais e de faturamento para que você possa ser cobrado ao anunciar. Para isso, clique na engrenagem que fica ao lado direito da página e depois vá em “Faturamento”:

Estrutura conta Ads

Lá você preencherá dados como CNPJ (se você for pessoa jurídica) ou CPF (se você for pessoa física), nome, endereço e forma de pagamento.

Estrutura conta Ads

Na aba de preferências da conta, por sua vez, você poderá definir quem terá acesso à conta, quais as contas vinculadas (Google Analytics, por exemplo), além de configurar alertas e escolher o idioma e fuso horário do seu perfil.

Campanhas

Passada essa etapa inicial, você já está pronto para começar a criar suas primeiras campanhas. Para isso, clique na aba “Campanhas” e logo em “+Campanha”. Feito isso, você vai escolher se quer que seus anúncios sejam veiculados na Rede de Pesquisa, na Rede de Display ou no Google Shopping:

Estrutura conta Ads

Depois de fazer a escolha, no próximo passo você poderá decidir o nome da campanha, o tipo de anúncio (se você está começando agora, utilize o modelo padronizado), os locais onde quer que essa publicidade apareça (país, estado, cidade, etc), o idioma, os lances/orçamento e finalmente as ad extensions.

No post anterior, explicamos como você pode pagar pelos anúncios do Google e como calcular o CPC e o CPA ideais para o seu negócio. Vale a pena dar uma olhada nele antes de definir seus lances e o orçamento das suas campanhas!

Dica: se você tem uma loja online e vende produtos apenas para o Brasil, certifique-se de que sua publicidade seja veiculada apenas no território nacional. Caso você só venda para um determinado estado (Rio de Janeiro, por exemplo), você pode escolher que seus anúncios apareçam apenas para pessoas do Rio de Janeiro.

Grupo de anúncios e palavras-chave

Imagine que você está na internet procurando por câmeras digitais e ao digitar esse termo no Google você se depara com um anúncio oferecendo rolos de filme. A chance de você clicar nessa publicidade é quase zero, certo? É para isso que existem os grupos de anúncios; veja como a própria ferramenta define eles:

Para exibir anúncios que sejam relevantes para as pesquisas de pessoas que você está tentando alcançar, vincule anúncios a palavras-chave relacionadas em um grupo de anúncios. Dessa forma, todos os seus anúncios relacionados podem ser exibidos para clientes que pesquisam itens semelhantes. Diversos grupos de anúncios juntos formam uma campanha. 

Por exemplo: se você tem um e-commerce de moda, pode criar grupos de anúncios distintos para cada categoria do seu site, como “calças”, “blusas”, “saias”, etc. Desta forma, cada um dos grupos conterá palavras-chave voltadas aos seus produtos. Essa lista de palavras determinará que o sistema do Google mostre os anúncios certos quando buscas relacionadas forem feitas.

No vídeo abaixo, entenda melhor como organizar sua conta do Ads para maximizar seu sucesso:

Aprenda um pouco também sobre o uso das palavras-chave:

Na parte de grupo de anúncios da ferramenta há uma funcionalidade bem legal que faz uma leitura da sua página e te indica palavras-chave relevantes para suas campanhas. Para usufruir disso, basta inserir a URL do seu site como no exemplo a seguir:

Estrutura conta Ads

Depois de escolher as palavras-chave, clique em “Continuar para os anúncios” para dar prosseguimento.

O próximo passo será criar seu anúncio de fato. Aqui você definirá o título e o corpo do texto, além de inserir a URL de destino da publicidade. Na parte inferior direita o Google ainda traz alguns exemplos de anúncios que podem te inspirar. Veja só como funciona:

Estrutura conta Ads

Se você chegou até aqui, parabéns, pois sua publicidade está quase pronta. Para finalizar o processo, clique em “Analisar campanha” para conferir se está tudo certo e, por fim, vá em “Salvar e concluir”.

Pronto! Agora o Google analisará sua campanha para checar se ela está de acordo com as normas da ferramenta e em breve ela estará rodando no buscador (esse processo demora, em média, um dia útil). Entenda mais sobre o status das campanhas.

Boas práticas para campanhas do Google Ads

Olho no desempenho das palavras-chave

Juntar palavras-chave de desempenho regular com termos de bom desempenho será ruim para a sua campanha, pois isso afetará as palavras-chave que têm um rendimento melhor. Procure dividir em campanhas diferentes aqueles termos que geralmente trazem um resultado mais satisfatório.

Fique atento aos grupos de anúncios

As palavras-chave de um grupo de anúncios devem representar apenas um tema. E quando é recomendado criar diferentes grupos de anúncios? Para os casos a seguir:

  • Diferentes produtos (ex: botas de couro, botas de camurça, botas de tecido, etc);
  • Diferentes categorias de produtos (botas de couro, carteiras de couro, bolsas de couro, etc);
  • Diferentes sinônimos de palavras (botas para mulheres, botas para senhoras, etc).

Lembre-se que ter diversos grupos de anúncios com poucas palavras-chave deixará sua conta bem mais organizada.

Outras práticas recomendadas

  • Crie anúncios que tenham a palavra-chave principal da campanha no título e também no corpo do texto;
  • Sempre tenha dois ou três anúncios por grupo; isso é importante para testar diferentes mensagens;
  • Se sua verba for pequena, evite fazer muito mais do que três anúncios. Caso contrário, demorará muito para que você tenha um histórico de desempenho relevante;
  • Antes de começar a analisar suas campanhas/anúncios, espere para que elas tenham um número relevante de cliques. Assim, sua análise deverá ser mais eficaz.

Resumo

No post de hoje entendemos um pouco mais sobre a estrutura de uma conta do Google Ads e falamos sobre boas práticas para criar campanhas de anúncios. Tem alguma dúvida ou caso prático que gostaria de compartilhar conosco? Comente na caixinha abaixo!

Até a próxima!

Data da última atualização: 16/03/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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