10 estratégias de anúncios publicitários para promover sua loja

Por: Adriano Luz
10 estratégias de anúncios publicitários para promover sua loja

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O ato de promover seu negócio por meio de anúncios publicitários deve ser uma das prioridades estabelecidas e planejadas desde antes mesmo de seu lançamento. Isso porque esse será um dos maiores (se não o maior) fatores decisivos para engajar vendas e torná-lo popular para o público a fim de melhorar as taxas de conversão.

O marketing sempre foi essencial para a estabilidade e sucesso de empresas. Sem seu planejamento estratégico, é basicamente investir em toda a receita (ou seja, em todos os recursos necessários), e esquecer de oferecer o “pão”. Focar apenas no produto ou serviço oferecido não fará de você um empreendedor de sucesso.

A definição de marketing é a ação de criar estratégias embasadas em pesquisas mercadológicas para suprir necessidades dos consumidores, sempre visando à promoção e publicidade dos mesmos, por meio de design, pesquisas, estratégias subconscientes, entre outros fatores.

O marketing segue quatro simples passos para que a empresa atinja o sucesso:

  • Identificar: definir e enxergar as necessidades dos consumidores;
  • Antecipar: identificar o comportamento e ações do cliente a fim de definir a melhor maneira de conquistá-lo;
  • Satisfazer: o serviço ou produto além de ser benéfico financeiramente deve satisfazer mais de uma vontade/necessidade do consumidor;
  • Lucrativa: pois a principal função de abrir uma empresa é lucrar constantemente.

O que é um anúncio publicitário pago?

Agora que você já sabe identificar basicamente do que se trata o marketing para uma empresa, é o momento de penetrar em seus nichos. Assim como tudo que é desenvolvido pela humanidade, o marketing também encontra-se em constantes mudanças, principalmente devido a globalização e tecnologias.

Atualmente, ele se encontra mais forte, eficiente e prático em ambientes digitais e virtuais. Com isso, algumas funcionalidades foram estabelecidas para beneficiar e facilitar a atuação do marketing das empresas na internet. Uma delas foi a possibilidade de gerenciar e investir em anúncios pagos.

Os anúncios pagos são basicamente anúncios que se localizam em ambientes virtuais, em sua maioria em redes sociais, sites populares e relevantes, e a maior plataforma de buscas e respostas da internet, o Google.

Existem inúmeras plataformas que sustentam anúncios pagos, cada uma com uma funcionalidade, forma de investimento, e principalmente meios de atingir ao público. É importante analisar qual será mais benéfica de acordo com a necessidade da sua empresa.

As principais vantagens de anúncios pagos são:

  • facilidade de execução;
  • financeiramente acessível, desde empresas pequenas até negócios maiores;
  • bom custo-benefício, se comparado a mídias tradicionais, como televisão e rádio;
  • o anúncio é feito em um ambiente no qual a grande maioria dos consumidores estão inseridos, a internet;
  • os anúncios atingem o público baseando-se em dados de pesquisas das pessoas (preferências, procuras, “likes”, gostos, gênero, classe social, entre outros, facilitando então a atuação do anúncio).

Tráfego orgânico e tráfego pago

O tráfego diz respeito à quantidade de pessoas que acessaram a página cujo link você divulgou, por meio de um anúncio, um post ou outras publicações.

O tráfego orgânico é, basicamente, aquele gerado a partir da promoção da sua empresa de maneira gratuita, por meio de redes sociais ou do marketing de conteúdo. Ou mesmo através do Google, com uma estratégia SEO de seu site ou blog. É uma forma gratuita, mas os resultados costumam vir a longo prazo.

O tráfego pago, obviamente, trata-se daquele advindo de promoções e anúncios feitos de forma paga, investindo em ferramentas disponíveis nas redes sociais e plataformas para anunciar. É uma forma de pagar para impulsionar suas postagens de maneira estratégica, visando a atingir o máximo de consumidores em potencial.

Portanto, a seguir, vamos conhecer algumas estratégias dos anúncios publicitários, de modo que suas promoções cheguem a mais pessoas.

Estratégias para anúncios pagos

1. Público-alvo e persona

Como em toda estratégica de marketing, é muito importante definir seu público-alvo e persona antes mesmo de iniciar a propagação dos produtos e serviços da loja. São papéis essenciais para elaborar uma estratégia certeira a fim de gerar o melhor resultado, atingindo as pessoas certas e baseando-se em um perfil correto.

2. Defina seus anúncios

É muito importante preparar os anúncios com um planejamento estratégico. Com público e persona definidos, crie anúncios baseando-se em design harmônico, frases relevantes, fotos com qualidade, contato e legendas no imperativo. Foque em captar a atenção do público, além de gerar conteúdos interessantes.

3. Análise de resultados

É muito importante, em qualquer categoria de anúncios, que os resultados sejam analisados e mensurados. Essa é uma maneira de entender o que funciona, ou não, sem que seja um investimento desnecessário. Basear-se em indicadores-chave é uma maneira de acompanhar a opinião do público a respeito de suas campanhas.

4. Interação

Criar um relacionamento com os seus consumidores ou potenciais compradores, é muito importante para a popularidade e engajamento da sua empresa. Crie interações nas redes sociais com questionários, opiniões, compartilhamentos, buscando gerar uma conversa.

Isso se chama Marketing de Relacionamento: quando a empresa ou loja interage com seu público e os torna parte da empresa, como um relacionamento fiel. Com isso, os clientes se sentem considerados como parte mais importante da empresa do que apenas o dinheiro que gastam ali.

5. Sorteio e promoções

O ato de impulsionar sorteios e promoções é uma alternativa mais orgânica de engajar, principalmente em redes sociais como Facebook e Instagram. Em geral, eles são feitos de modo a aumentar os seguidores, compartilhamentos e comentários. Assim, naturalmente, há uma popularidade, além de gerar expectativas no público pelo próprio sorteio.

6. Defina a melhor plataforma

Existem inúmeras plataformas que disponibilizam diferentes funcionalidades e ferramentas para anúncios. Mas atirar para todos os lados nem sempre é benéfico.

Com base em seu estudo mercadológico, analise qual plataforma será mais eficiente, a fim de gerar maiores resultados reais. Escolha se vai anunciar no Google ou no Instagram, por exemplo, a partir de informações que você tem sobre os hábitos de seu consumidor e da etapa da jornada de compra em que ele se encontra.

7. Instagram

O Instagram Business é uma funcionalidade disponível na plataforma para criar perfis destinados apenas a empresas e lojas, possuindo ferramentas destinadas ao marketing e à publicidade.

O Instagram possui uma grande visibilidade, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Entre eles, cerca de 80% tende a seguir perfis de empresas e marca.

O Instagram Stories tem uma grande popularidade e disponibilidade de anúncio, principalmente quando trata-se de parcerias, além de ser 100% visual. A ferramenta de anúncios pagos está disponível no gerenciamento e está acessível a qualquer tipo de orçamento.

8. Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook tem perfis comerciais, e com isso, as funcionalidades de anúncios também estão disponíveis. Além de fazer uma análise de perfis pessoais, atentando-se a gostos dos usuários, sendo um ponto positivo para as empresas, existem diferentes formatos disponíveis, como fotos, vídeos e carrossel de produtos, entre outros.

9. Google Adwords/Ads

Google Adwords ou Google Ads é a principal plataforma de publicidade e propaganda através do Google. Os anúncios são reproduzidos nas buscas feitas no próprio Google e em sites relacionados, a fim de realmente anunciar de forma paga.

Gerando maior exposição da empresa ou loja no momento em que o usuário está ativamente procurando por um produto ou serviço, sempre que ele buscar por palavras-chave em que você focou seus anúncios, sua marca tende a ser apresentada nos resultados.

10. Google Adsense

Google Adsense também é uma afiliada da plataforma Google para os anúncios publicitários na internet. Por meio dessa ferramenta, você cadastra suas peças para serem exibidas em sites que estão dispostos a mostrar propagandas.

Por meio do Adsense, seus anúncios já são direcionados para sites que tratem de assuntos relacionados aos seus produtos. Assim, o público atingido será de potenciais compradores.

Conclusão

Existem inúmeros caminhos e dicas disponíveis para criar e divulgar anúncios publicitários de forma a promover sua empresa de forma engajadora. Para isso, é sempre necessário dar uma atenção especial para esse processo.

Essa é uma área do marketing que pode ser motivo de sucesso ou fracasso (se planejada de forma incorreta e incoerente) da sua empresa ou loja. Crie suas estratégias com atenção e invista naquilo que será mais benéfico e trará maiores resultados a sua loja virtual!

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