Os 4 erros mais comuns cometidos em e-commerce

Principais erros cometidos no ecommerce

Quando surpreendidos pelas incontáveis oportunidades que um e-commerce pode oferecer, muitos futuros empresários do ramo de negócios virtuais acabam não planejando devidamente o empreendimento e derrapam logo no começo das operações.

Vale lembrar que quando traçado todo o plano de ação de uma loja virtual – que contempla análise de mercado, público alvo, produto e fluxo de caixa – muitos equívocos, deslizes e dificuldades podem ser evitados.

Listamos alguns dos erros mais comuns cometidos por quem cria uma loja virtual para que você possa evitá-los e conquistar o sucesso.

1. Não definir o melhor domínio

Muito mais do que o mero endereço do seu e-commerce, o domínio traduz a personalidade do seu negócio. Ao estabelecer o seu, verifique se este está alinhado com a identidade da loja e se é fácil de digitar e de ser lembrado. Compreensão e visualização também devem ser considerados.

2. Não ter clareza nas informações

Nada pode ser mais prejudicial à sua loja virtual do que a falta de informações claras, precisas e verdadeiras. Tenha em mente o fato de que, no momento que alguém acessar o seu site, terá que saber de cara do que o seu negócio se trata. Além disso, não tente enganar o cliente com falsas promessas e entregue o que de fato você anuncia. Produtos, políticas de trocas e frete precisam estar bem escritos e em um lugar de fácil leitura.

3. Não atrair e atender bem ao cliente

Opte por uma comunicação focada a uma ampla divulgação. Não gaste esforços, dinheiro e tempo para chamar a atenção de quem não precisa do seu produto. Atraiu o seu cliente? Pois bem, atenda-o com cuidado, atenção e destreza, investindo em ferramentas rápidas, simples e eficazes como o chat online.

4. Não investir em usabilidade

Muito mais do que a sigla do momento, UX (User Experience ou experiência do usuário) é a chave para o sucesso do seu e-commerce, relacionando-se à forma como o seu cliente navega na loja. Analise maneiras de tornar o processo de compra intuitivo, simples e prazeroso. Lembre-se: não polua o visual. Menos é sempre mais.


O que você achou desse conteúdo?


Amauri Moura

Formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação empresarial e institucional, Amauri atuou como assessor de imprensa no setor automotivo e repórter no jornalismo impresso. Atualmente é redator no Moip.


    os-4-erros-mais-comuns-cometidos-em-e-commerce