10 erros de marketing digital que podem impedir seu crescimento

Por: Rock Content
Criado em: 27/09/19.
Atualizado em 10/10/19.
9 min
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Índice

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Observando o mundo atualmente, temos a certeza que o digital é mais que realidade: é essencial. Tanto a mobilidade urbana está dentro do mundo online quanto a diversão, os relacionamentos e também o conhecimento.

Tendo em vista as proporções do meio digital, é essencial que qualquer estratégia de marketing — seja ela para uma empresa, pessoa ou produto —  esteja inserida nesse ambiente tão forte.

Todavia, não é só querer estar presente que gerará resultados. O ambiente digital é democrático em sua maioria, tendo em vista que quem está mais capacitado e consegue desenvolver as estratégias com mais precisão, terá os melhores resultados.

Dessa maneira, ao longo deste artigo, vamos levantar os principais erros de marketing digital e como eles afetam os resultados da sua presença online. Fique atento para garantir que sua empresa não cometerá nenhum deles. Vamos lá!

1. Não planejar o marketing

O marketing pode ter diferentes objetivos dentro de uma empresa ou organização. Dessa maneira, o planejamento de marketing, seja ele mensal, trimestral ou anual, é vital. Então começamos aqui pelo primeiro e mais comum erro de marketing digital: a falta de planejamento.

Por conter diversos ambientes e formas de execução, muitas vezes as ações no meio digital são feitas sem um planejamento comum entre elas. A melhor forma de conseguir resolver esse problema é realizar um diagnóstico completo sobre objetivos do marketing e como o digital poderá ajudar neste fim.

Depois do diagnóstico, é traçada uma estratégia para conectar os pontos digitais, para que o objetivo seja alcançado. Entender quando é importante usar de tráfego pago, reconstrução do site ou ações com parceiros digitais para conseguir alcançar o objetivo de maneira mais rápida e pontual é fundamental.

2. Não utilizar uma estratégia omnichannel

Juntamente ao planejamento, é importante conseguir utilizar o máximo de canais digitais possíveis para conseguir alcançar o objetivo desejado.

Ao começar sua presença no digital, as empresas tendem focar em apenas uma frente, o que acaba atrasando os resultados traçados.

O erro de marketing digital atrelado à estratégia omnichannel é esquecer de considerar todas as possibilidades de ser encontrado online. Essas possibilidades são:

Com tantas opções de contato no ambiente online, é importante ter uma estratégia que englobe o máximo de canais possíveis.

3. Não ter controle sobre os resultados

mensurar-resultados

Um erro muito comum no marketing acontece na mensuração de resultados. Muitas vezes as empresas realizam ações de marketing — outdoor, propagandas televisivas, panfletagem entre outras — e não conseguem medir resultados precisos obtidos por cada iniciativa.

Tudo bem que no meio offline é um pouco mais complicado fazer essa mensuração. No entanto, uma das vantagens do meio digital é que essa medida é mais fácil e mais precisa, pois deixamos um “rastro” online.

Seja uma curtida, um acesso ou um clique: a mensuração de resultados é muito mais fácil, já que tudo está salvo e disponível para acesso do proprietário.

Algumas pessoas entram no digital apenas por pensarem que é importante — e realmente é —, mas é preciso saber por que você está investindo dinheiro, tempo e outros recursos — e que resultados isso gera.

Então, não cometa esse erro e sempre mensure o que suas ações estão gerando!

4. Não mensurar o tráfego orgânico do site adequadamente

Falando também em mensuração de resultados, uma fonte muito importante para saber do seu desempenho digital é a mensuração do tráfego orgânico.

O tráfego orgânico diz o número de pessoas que procuram de sua marca ou produto de maneira espontânea, ou seja, por conhecerem ou estarem buscando algo que sua empresa soluciona, sem clicarem em anúncios.

A maneira mais precisa de medir as buscas orgânicas do seu site é tendo o Google Analytics integrado com ele. Sempre fique de olho nos números orgânicos, eles dizem muito sobre sua presença e importância digital.

5. Não conhecer o Inbound Marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, cresce cada vez mais. Se sua empresa não conhece ou não utiliza essa estratégia está perdendo inúmeras oportunidades.

Não utilizar o inbound marketing é um erro grave no marketing digital. Se você não usa estratégias para atrair seu cliente e fica esperando ele chegar até você, as chances de ele encontrar seu concorrente antes são grandes.

E, para o sucesso da estratégia online, é importante ser o primeiro a resolver o problema de quem está buscando uma solução.

6. Não ter o foco no cliente

Estamos vivendo uma mudança de eras no mundo como um todo. A transição atual acontece entre a era das Empresas (Company Era) para a era dos clientes (Customer Era).

Isso quer dizer que, enquanto antigamente as empresas e suas histórias eram muito importantes, hoje é importante conseguir entregar a melhor experiência para o cliente.

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Então, pensando nessa mudança de realidade que está acontecendo, é errado pensar o marketing digital com foco apenas na empresa. É crucial pensar e planejar a melhor entrega possível para seu cliente.

Isso quer dizer que, no digital, você deve pensar em questões como: escaneabilidade de textos, facilidade de acesso no site e clareza na mensagem que você busca transmitir. Deve-se pensar também na transparência e na veracidade das informações que serão passadas.

Outro ponto peculiar é que, quando a experiência da pessoa com sua marca é boa, ela se torna uma promotora do seu negócio. Isso significa que, ao encantar o seu cliente, ele fará marketing boca a boca para você.

7. Não prestar atenção na concorrência

Outro erro dentro do universo do marketing digital é não estar atento à concorrência, pois ela pode estar pegando seu espaço sem que você perceba.

Dessa maneira, é essencial estar antenado no que os concorrentes estão fazendo, para garantir que suas estratégias sejam mais certeiras e atinjam pontos deixados para trás pelos concorrentes.

Existem diversas maneiras de monitorar o que está acontecendo no ambiente digital. Além de manter seus concorrentes no radar, é importante ficar de olho no que está acontecendo em questões de ferramentas, atualizações e movimentos online.

8. Comprar listas de e-mails

Um erro muito comum no marketing digital é a compra de listas online. Essas listas são geradas por pessoas que utilizam de inteligência computacional ou robôs para reunir dados dispersos na internet e entregá-los de maneira sistematizada para as empresas.

No entanto, essa compra de listas é pouco efetiva por vários motivos. Alguns deles são:

  • os e-mails que estão ali são frios (não conhecem sua empresa);
  • muito do material que está presente não condiz com sua persona;
  • as pessoas tendem a responder mal se abordadas de surpresa e sem contexto;
  • a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) proíbe essa prática.

Por isso, evite a compra de listas e forme você mesmo seu grupo de contatos.

9. Não otimizar as ações

Já falamos acima da falha de esquecer de mensurar os resultados das ações no meio online.

No entanto, apenas medir os resultados não é suficiente. Pensando no ambiente digital, esses resultados devem sempre ser interpretados e otimizados para que você consiga entender cada vez mais onde deve concentrar os esforços.

A falta de otimização é um dos erros de marketing digital mais comuns, pois essa prática demanda muita análise e conhecimento.

Para que tudo saia da melhor maneira, os resultados devem ser medidos de maneiras efetivas/pensadas e, depois, analisados para definir os próximos passos.

10. Esquecer do mundo mobile

mobile

O ex-diretor do Google já afirmou “Mobile has won”. Assim, sabendo da importância dos aparelhos móveis, não deixe sua estratégia de marketing esquecer dessa fonte tão importante de tráfego.

Algumas empresas erram no marketing digital ao pensarem em uma estratégia que não foca no mobile, ou seja, não têm sites com boa navegabilidade no celular ou pensam em campanhas que não funcionam totalmente na interface mobile.

Como você pôde perceber, existem alguns pontos básicos que precisam ser evitados para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Absorva cada um deles e tenha certeza de que sua empresa não está deixando oportunidades passarem despercebidas!

E, se você quer continuar os estudos e aprender outras formas de otimizar sua estratégia online, não deixe de conferir o conteúdo com 49 ferramentas de Marketing Digital que facilitarão sua vida!

Rock Content

A Rock Content é líder em Marketing de Conteúdo na América Latina. Empresa que ajuda outros negócios a aumentarem seu faturamento e a fazerem sucesso no ambiente digital.


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