5 erros comuns na hora de escolher os meios de pagamento para seu e-commerce

Por: Gerencianet
Criado em: 06/11/19.
Atualizado em 30/10/19.
5 min
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Índice

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O seu produto proporciona ótimas experiências aos seus clientes, mas já pensou que as formas de pagamento também devem ser tão positivas quanto o serviço prestado? Os métodos e as plataformas de pagamento devem ser escolhidos com cautela para que as necessidades dos clientes e as exigências do seu negócio sejam devidamente atendidas.

Então, quais são os cuidados que devem ser tomados ao planejar sua gestão de cobranças? Entre cartões, boletos e carnês, mora essa dúvida! Por isso, foram mapeados cinco erros comuns que devem ser evitados na hora da escolha dos meios de pagamento para o seu e-commerce. Confira!  

1. Adotar uma forma inflexível de pagamento 

Não hesite em oferecer variadas opções de pagamento em seu e-commerce. Afinal, quanto mais formas de cobrança forem disponibilizadas, maiores são as chances de um visitante realizar uma compra. De acordo com o SPC Brasil, cerca de 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Há, também, quem prefira o boleto bancário. Uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil apontou que 75% dos consumidores escolhem o boleto bancário como forma de pagamento. Isso representa cerca de 3,6 bilhões de emissões por ano!

Diante desse cenário, é importante considerar a popularidade das compras à vista ou parceladas no cartão de crédito, assim como aquelas realizadas no boleto bancário, utilizado normalmente por aqueles que não possuem cartão ou que ainda não se sentem seguros em realizar transações online. Para isso, negocie diretamente com as operadoras de cartão, gateways ou intermediadores de pagamento. Os intermediadores, por exemplo, oferecem mais segurança para as compras, com sistemas antifraude integrados. 

2. Não estudar o mercado de pagamentos 

Ao contratar um serviço de cobrança, é importante que você considere quais são as vantagens e desvantagens, e a que preço as operadoras de pagamento oferecem o serviço. Nesta decisão, considere também o custo-benefício e o orçamento da sua empresa. 

As adquirentes, por exemplo, têm um custo de transação menor, diante de outros meios de pagamento. Por outro lado, a contratação desse serviço é, por vezes, burocrática. Além disso, o comerciante deverá contratar, de maneira independente, soluções antifraude para garantir a segurança das informações envolvidas em todo o fluxo de venda. Afinal, as adquirentes não oferecem esse sistema integrado. Os boletos bancários também não são uma opção de pagamento em adquirentes.

As empresas subadquirentes, como os intermediadores de pagamento, dispensam a contratação de adquirentes, bandeiras, gateways, bancos e sistemas antifraude. Por isso, são mais práticos para quem vende online. Os intermediadores oferecem uma plataforma online capaz de se comunicar com as adquirentes e bandeiras de cartão. Esses sistemas ainda oferecem diferentes formas de pagamentos já integradas na plataforma. Outra vantagem é o fato de a contratação ser rápida e pouco burocrática.
Então, para fazer uma boa escolha — tanto para o bem do seu orçamento quanto para o êxito do seu serviço — pesquise e entenda as formas de trabalho de cada um dos métodos de pagamento

3. Desconsiderar o público e o perfil da empresa  

Não contrate uma empresa para emitir ou gerenciar cobranças sem antes analisar o seu produto e a sua persona. Pesquise também quais são os meios de pagamento mais utilizados, tanto pelo seu público, para garantir maior satisfação, quanto pelo mercado, para que haja mais segurança na escolha. 

Segundo o SPC Brasil, roupas, calçados e eletrodomésticos são os itens mais comprados a prazo. Por isso, caso algum desses nichos pertença ao seu e-commerce, o cartão de crédito, por exemplo, deverá ser uma opção de pagamento. De todo modo, ainda que o seu ramo não seja nenhum dos anteriores, é importante considerar a opção de parcelamento no seu e-commerce. 

A dica é: entenda quais são as especificidades do serviço ou produto que você oferece, assim como as tendências de mercado.

4. Colocar a segurança em segundo plano 

Você deve oferecer um ambiente seguro para as transações de seus clientes, independente do meio de pagamento escolhido. O consumidor precisa se sentir resguardado ao realizar uma compra pela internet, principalmente para finalizá-la. Por isso, invista em empresas de emissão de cobranças que ofereçam vantagens e, sobretudo, segurança para o seu negócio e para as transações de seus clientes. 

5. Abrir mão do checkout transparente 

Ao escolher uma plataforma que faça a intermediação das transações do e-commerce, verifique se ela permite que o checkout seja transparente. O checkout é o caminho que o cliente percorre até finalizar a compra. Algumas plataformas redirecionam as páginas de pagamento para fora do site. Isso geralmente deixa o usuário inseguro para efetivar a compra.

O checkout transparente, por sua vez, é realizado dentro do próprio site. Nesse caso, as chances de o cliente abandonar o carrinho de compras é menor.  Além de fazer com que o cliente sinta-se mais seguro, esse tipo de checkout preserva a identidade do site, reduz o processo do fluxo de vendas e aumenta a taxa de conversão.

Curtiu? Então, fuja dos cinco erros mais comuns na hora de escolher o método de pagamento para o seu e-commerce. Entenda ainda mais sobre o assunto e leia também um artigo sobre como ter sucesso no mercado online.

Gerencianet

A Gerencianet oferece soluções em pagamentos online, boletos, carnês, assinaturas, checkout transparente e marketplace. Nosso objetivo é ajudar empresas de todos os portes e segmentos a alcançarem resultados concretos na gestão de suas cobranças e recebimentos.


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