Como usar um ERP para gerenciar a logística do seu e-commerce

Por: Guilherme Minuzzi
Criado em: 18/10/19.
Atualizado em 31/10/19.
6 min
de leitura

Índice

 

logistica-ecommerce-erp

Não tem como falar em e-commerce sem pensar em logística. O comércio online está atrelado ao sistema de entrega, e inclusive, representa uma grande fatia da satisfação do cliente em relação a experiência de compra na loja virtual.

No Brasil, os varejistas enfrentam o desafio do transporte caro e, muitas vezes, demorado, para que o produto chegue até o cliente. No e-commerce, a operação logística pode corresponder a mais de metade dos gastos do negócio!

Mas, para organizar os processos internos e logísticos, o empresário de e-commerce pode contar com o auxílio de um ERP. Ele é um sistema de gestão online que facilita o trabalho desde o cadastro dos produtos, controle de estoque, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal e boleto bancário, até opções para integração logística.

A cada ano, o e-commerce movimenta cada vez mais a economia devido à junção do perfil do novo consumidor e ao empenho das empresas em expandir seus negócios e automatizar os processos.

Qual a importância do ERP para a empresa?

O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, desde compras, financeiro e logística. O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida.

A ferramenta é uma aliada para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas baseadas em dados do gerenciador.

O que é logística integrada?

A maneira mais fácil e eficiente de fazer o controle do fluxo logístico de uma empresa é através de um ERP, promovendo uma logística integrada. Isso significa proporcionar um planejamento mais eficiente.

Dentre os benefícios da utilização desse sistema estão a cotação de serviços da transportadora, a organização dos pedidos na empresa, o envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, a criação e o envio de registros de coleta e o acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística.

O objetivo é dispor sempre de uma melhor administração do fluxo logístico dentro da empresa, visando à eficiência e atendendo a todos os clientes. Com o avanço das metodologias de produção, surgiram novas formas de realizar os processos e as estratégias de logística integrada buscam interligar todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente, fazendo uso da tecnologia.

Dicas para uma logística eficiente

A logística do e-commerce engloba desde o estoque, a seleção de pedidos, o preparo do produto e o transporte. É uma grande operação que, às vezes, pode contar com imprevistos. No entanto, se você estiver preparado, vai ser fácil lidar com eles. Então, vamos entender um pouco sobre cada etapa?

Armazenagem

Neste passo, produtos perecíveis e também eletrônicos requerem maior controle de temperatura e tempo monitorado em estoque. Eles são delicados e, por isso, necessitam de cuidados especiais no ambiente de armazenagem, como proteção de umidade e altas temperaturas.

O espaço deve primar pela qualidade do estoque e, com organização, fica fácil a visualização dos produtos e suas especificações. Atente aos cuidados no manuseio e manutenção interna.

Isso também contribui para a etapa de separação do produto, que deve ser feita com atenção para não errar detalhes no pedido do cliente, como modelo, tamanho ou outras especificações.

Embalo e preparo do produto

A embalagem deve ser feita com cuidado em material adequado e exclusivo para cada tipo do produto. Isso para que a entrega chegue em perfeito estado ao cliente. Assim que realiza a compra, o consumidor já idealiza o recebimento da mercadoria.

Transporte

Nessa etapa, é importante garantir a segurança dos produtos, já que podem ocorrer problemas com o sistema de transporte e até roubos de carga ou extravio de mercadorias. Por isso, a transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas.

Esse rastreio é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas para o e-commerce. Se o houver algum dano ou extravio do produto durante o transporte, o cliente vai associá-lo à sua loja, não à transportadora.

Logística reversa

A logística reversa se dá quando o cliente precisa trocar ou devolver um produto que adquiriu no seu e-commerce. De acordo com o Código do Consumidor, as pessoas têm 7 dias após o recebimento da compra para se arrepender.

Desde o contato do consumidor com o SAC da empresa, já começa a logística reversa. A partir daí, é gerado um código de postagem para a devolução do produto pelo cliente.

Assim que a mercadoria chega ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso. Esse processo também precisa ser ágil e, para isso, quanto mais a empresa estiver automatizada, melhor.

Organizar a sua empresa para que todas as fases da compra sejam bem sucedidas é o primeiro passo rumo ao sucesso do seu e-commerce. A logística é fundamental para que o consumidor tenha suas especificidades atendidas e receba a compra com agilidade e segurança. Nesse cenário, um sistema de gestão pode ajudar sua empresa a automatizar os processos.

Guilherme Minuzzi

Guilherme Minuzzi é Coordenador de Marketing do Bling. Graduado em Administração de Empresas - Comércio Exterior, com MBA em Gestão Empresarial, especialização em Marketing Estratégico e em Marketing Digital, com experiência em gestão de marketing e mídias sociais. Também atua como professor convidado da Universidade de Caxias do Sul.


    Registre-se gratuitamente

    Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

    Coloque o conhecimento na prática

    +15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

    Teste 15 dias grátis

    Faça sua marca crescer

    Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

    Osmoze - www.osmozestore.com.br
    Morango Brasil - morangobrasil.com.br
    Osram - loja.osram.com.br
    Testar 15 dias grátis