O que é Facebook Insights e como usá-lo para ajudar seu negócio

Por: Victoria Salemi
O que é Facebook Insights e como usá-lo para ajudar seu negócio

Aqui você encontra:

 

Se sua empresa tem uma página no Facebook e você ainda não conhece o Facebook Insights, não sabe a oportunidade que está perdendo. Felizmente, estamos aqui hoje para nos aprofundarmos neste tema. 😉

Afinal, dados e métricas são um componente fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. E é isso que o Facebook Audience Insights — o nome oficial da ferramenta — oferece aos administradores de páginas de empresas.

Então, nada de perder tempo: vamos direto ao ponto! 🎯

O que é Facebook Insights?

Facebook Insights é uma ferramenta que traz informações e dados sobre sua página na rede social. Podemos considerá-la uma espécie de Analytics do Facebook.

Por meio dela, é possível acompanhar elementos como:

  • informações demográficas dos seus seguidores;
  • seus tipos de conteúdo (fotos, vídeos, links…) que costumam agradar mais o público;
  • quantas pessoas visualizam suas publicações e quantas interagem com elas;
  • comparação com páginas semelhantes no Facebook e muito mais.

As possibilidades são inúmeras para que você possa acompanhar indicadores-chave para seu negócio — ou seja, dados relevantes para sua estratégia — na rede social.

O termo insight, em inglês, pode ser traduzido como conhecimento ou ideia. E é isso que as informações apresentadas por essa ferramenta do Facebook podem trazer para seu negócio quando você começar a utilizá-la. 💡

Portanto,a seguir, vamos nos aprofundar sobre cada um dos recursos que o Audience Insights do Facebook oferece.

Como funciona o Facebook Audience Insights?

O Facebook Insights, assim como o Google Analytics, divide-se em diversas seções. Cada uma delas vai apresentar informações a respeito de um quesito específico. Para que você possa navegar sem problemas quando for analisar sua página, vamos passar por cada uma delas:

Visão geral

Essa é a primeira aba do Insights do Facebook. Quando acessá-la, você poderá observar uma prévia de informações sobre todos os aspectos da sua página, como número de curtidas, visualizações e alcance das publicações, apenas para citar algumas delas.

Nessa seção, na parte superior, é possível selecionar para ver dados do próprio dia (opção “hoje”), dos últimos 7 dias e dos últimos 28 dias. Quando você rola a página para baixo, pode ver um resumo das suas campanhas de anúncios no Facebook e de como suas últimas publicações no feed performaram.

Por fim, um recurso muito interessante para empresas nessa aba é o das “Páginas para Acompanhar“. Com ele, você consegue indicar páginas semelhantes à sua para observar o número de curtidas e o envolvimento (nome dado às interações dos usuários com as publicações) delas. Dessa forma, torna-se mais fácil começar a análise da concorrência no Facebook.

Anúncios

Ao clicar na seção de anúncios do Audience Insights, você é direcionado à página do Gerenciador de Negócios. Por meio dele, você será capaz de acompanhar e de criar suas campanhas de anúncios no Facebook.

Essas propagandas na rede social podem ter diversos formatos, como fotos, banners e vídeos, e podem ser segmentadas de acordo com os interesses e informações demográficas do público. Além disso, é possível criá-las com diversos objetivos, como cliques no site ou curtidas na página, por exemplo.

Por meio do Gerenciador, você poderá acompanhar os resultados que cada um deles vem apresentando. Além disso, é possível ver os gastos das campanhas.

Seguidores

Nessa seção, é possível fazer a leitura de informações sobre os seguidores em sua página no Facebook. Você pode observar:

  • o número total de seguidores a cada dia do período selecionado;
  • o número de novos seguidores orgânicos (ou seja, que não curtiram sua página depois de ver um anúncio sobre ela na rede social) a cada dia, além daqueles que deixaram de seguir seu perfil;
  • onde as pessoas começaram a seguir seu perfil, se a partir de uma visita à própria página, pela busca dentro do Facebook ou de alguma página externa (indicada como “API” no gráfico).

A partir da aba “Seguidores”, você será capaz de delimitar as datas específicas para sua análise em quase todas as seções. Essa modificação pode ser feita na parte superior da tela.

Curtidas

Essa página é muito semelhante à anterior. No entanto, ao invés de mostrar os seguidores, ela exibe as informações sobre as curtidas em seu perfil.

Isso acontece porque o Facebook permite que uma pessoa siga uma página sem curti-la ou que a curta sem segui-la — o que contabiliza a curtida, mas as publicações daquele perfil não vão aparecer para esse usuário em seu feed.

Alcance

Em “Alcance”, é possível analisar o número estimado de pessoas que viram suas publicações pelo menos uma vez. Mais abaixo, é exibido o número de vezes em que usuários do Facebook recomendaram sua página em publicações e comentários.

Também é mostrado um gráfico com o número de reações, comentários e compartilhamentos no período selecionado. Outro, apresenta a quantidade de cada uma das diferentes reações disponíveis no Facebook (curtir, amei, uau, haha, triste e grr).

Mais abaixo, há informações sobre o número de ações negativas para sua página: ocultar publicações, denunciá-las como spam e descurtidas. O último gráfico dessa seção apresenta o alcance total, incluindo o orgânico e o pago (a partir de anúncios), da sua página em si e das publicações compartilhadas por você.

Visualizações da Página

Como o próprio nome diz, essa aba apresenta informações sobre as visualizações da sua página. Nela, é possível ver o número de usuários que passaram pelas diferentes seções da sua página (como Página Inicial, Sobre, Publicações, Vìdeos e Ofertas), além de informações de gênero, idade e localização dos usuários que viram seu perfil.

Prévias da Página

Essa seção apresenta o número de pessoas que visualizaram uma prévia da sua página. Essa prévia é uma espécie de miniatura do seu perfil, exibido ao usuário quando ele passa o mouse sobre o nome ou a foto da sua página no feed e em outros locais do Facebook.

Aqui, também é possível observar essas informações segmentadas por idade e por gênero dos usuários que realizaram essa ação.

Ações na Página

Essa aba apresenta gráficos das ações que as pessoas executaram em sua página, ou seja, os links em que clicaram. O primeiro gráfico mostra todas essas ações, que são os cliques nos seguintes botões:

  • “Como chegar”;
  • do próprio site;
  • do número de telefone;
  • do botão de ação (que pode ser configurado de acordo com a natureza do seu negócio).

Os demais gráficos dessa seção apresentam as informações detalhadas sobre os cliques em cada um dos botões citados. É possível observar o número a cada dia, além do detalhamento das informações demográficas.

Publicações

Em “Publicações”, você pode analisar dados sobre os conteúdos que você posta em sua página.

Logo no topo, você consegue selecionar se quer ver os dias e horários em que seus fãs mais costumam interagir com suas publicações ou como é o envolvimento com cada formato de conteúdo.

A respeito dos tipos de post, é possível ver o alcance, os cliques e envolvimento (reações, comentários e compartilhamentos) de cada um deles. Bacana e bem útil, não é mesmo?

Mais abaixo, a seção mostra o desempenho de cada uma das suas publicações, em ordem cronológica. É apresentada uma espécie de tabela, que mostra as seguintes informações:

  • tipo de publicação;
  • direcionamento (se ela foi compartilhada publicamente ou apenas com os fãs da página);
  • alcance;
  • envolvimento;
  • um botão que possibilita promover essa publicação por meio de um anúncio pago.

Eventos

Quando você clica na aba “Eventos”, é direcionado a uma página específica dessa função no Facebook. Assim como faria em sua conta pessoal, é possível criar um evento a partir do perfil da sua empresa. Essa é uma boa estratégia para promover seu negócio.

Na página específica sobre isso no Facebook, você pode acompanhar todos os eventos que estiver organizando com o perfil da sua marca. É possível ver as datas e publicações em cada um deles.

Vídeos

Em “Vídeos”, a primeira coisa exibida é se sua página é qualificada ou não para  a monetização de vídeos, ou seja, para a exibição de anúncios de outras marcas em seus conteúdos que podem te render dinheiro. Em geral, esse recurso acaba servindo mais para influenciadores digitais do que para empresas, mas é bom saber para que ele serve, certo?

Abaixo, você pode observar as métricas de todos os seus vídeos publicados, no período selecionado por você para análise. São exibidos o número de minutos de visualização, além da quantidade de vezes que os vídeos foram exibidos por, pelo menos, três segundos.

Por fim, mais adiante, são apresentados os mesmos dados já citados, porém para cada um dos vídeos publicados em sua página. É possível clicar em “mais informações” para cada um deles, e informações detalhadas são exibidas. Além disso, nessa parte, o Facebook sugere que vídeos com pelo menos 3 minutos de duração costumam ter maior alcance na rede social.

Stories

Assim como no Instagram, o Facebook conta com stories. Eles são publicações efêmeras, disponíveis para o público apenas durante 24 horas.

Nessa seção do Audience Insights, você pode observar os dados gerais dos seus stories publicados, como:

  •  o número de pessoas que os visualizaram (indicado pelo termo “Aberturas únicas” na ferramenta);
  •  o engajamento, ou seja, a quantidade de interações;
  • e o número de stories compartilhados pela sua página.

Também são apresentados, em outro gráfico, os dados demográficos do público que interagiu com esse tipo de publicações.

Por fim, é possível observar uma tabela com o desempenho de cada um dos stories postados por você. São exibidos os números de aberturas únicas, de deslizadas para avançar para o próximo story e o total de envolvimentos.

Pessoas

A seção “Pessoas” traz dados sobre seus fãs (quem curtiu sua página), seus seguidores, as pessoas alcançadas por suas publicações (quem as visualiza) e as envolvidas (que reagem, comentam ou compartilham).

É possível observar, para cada uma das situações citadas:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • país;
  • cidade;
  • idioma.

Mensagens

Essa aba mostra as informações sobre as mensagens recebidas e respondidas por sua página. São apresentados números como tempo e taxa de resposta, que podem ser bastante úteis se você utiliza o Messenger como um canal de atendimento ao cliente.

Além disso, é possível ver o número de novas conexões, além daquelas bloqueadas e denunciadas no app de mensagens do Facebook.

Pedidos

Para aquelas páginas que possuem um botão para vender diretamente pelo Facebook, essa seção mostra as informações sobre o número de pedidos realizados.


Saiba mais...

Onde fica o Facebook Insights?

Para acessar o Facebook Insights, vá até sua página na rede social e clique em “Informações” no menu superior. Esse é o nome da ferramenta em português.

Também é possível ir até o Audience Insights por meio do Gerenciador de Negócios da rede social. Essa é a plataforma utilizada para administrar os anúncios veiculados no Facebook e também apresenta as informações sobre como o público interage com seu perfil. Nesse local, no entanto, a disposição das informações pode ser um pouco diferente do que apresentamos aqui.

Como essa ferramenta pode ajudar sua empresa?

Como pudemos observar, o Facebook Audience Insights apresenta um sem-número de informações valiosas para sua empresa. A partir desses dados, você pode entender melhor como adaptar suas estratégias em várias frentes e, assim, obter resultados cada vez melhores.

Observemos alguns exemplos:

Público-alvo

Suponhamos que a persona do seu negócio seja uma mulher de 45 anos de idade que more em Curitiba. Por meio do Facebook Insights, você pode conferir se, realmente, esse é o perfil dos usuários que curtem e interagem com sua página.

Se você notar que a maior parte do seu público engajado é de homens com mais de 65 anos, residentes em Fortaleza, por exemplo, terá a confirmação de que precisa rever os conteúdos que publica em seu Facebook. Assim, você pode atrair as pessoas certas e aumentar as chances de conversão.

Tipos de conteúdo

Imagine que você tem gasto uma quantia significativa na produção de vídeos para sua página no Facebook, porém sem saber ao certo se o retorno sobre o investimento (ROI) está sendo positivo nessas ações.

Por meio do Audience Insights, você pode ver se os vídeos têm bons resultados entre seu público e se, realmente, as pessoas clicam no seu site depois de assistirem a esses conteúdos.

Caso você observe, por exemplo, que as fotos costumam ir melhor, pode ser uma boa investir o dinheiro gasto com os vídeos em outra área do seu negócio que pode trazer mais resultados.

Horários de publicação

A ferramenta também apresenta os dias e horários em que seu público costuma estar navegando pelo Facebook. Nesse contexto, suponha que você tem um novo produto para lançar e vai fazer uma publicação na rede social.

Pode ser uma boa ideia checar quando costuma haver mais tráfego na sua página para programar essa publicação especial para esse momento, não é mesmo?

Atendimento pelo Messenger

Finalmente, já citamos rapidamente a importância que as mensagens do Facebook podem ter para o atendimento de algumas empresas. Sendo assim, o acompanhamento de informações como tempo e a taxa de resposta na rede social pode ser um aliado à qualidade no seu atendimento.

Observando esses dados — e sabendo como está a situação em outros canais —, você pode saber se você e sua equipe devem ou não priorizar o Facebook na hora de responder aos clientes.

Entendido?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor o funcionamento do Facebook Insights, bem como a importância das informações que ele apresenta.

Se você quer se aprofundar mais no tema, sugerimos o tutorial da própria rede social. Ele é gratuito e vai te levar em um guia pela ferramenta. Além disso, é possível conferir os artigos do Facebook com informações levantadas a partir do comportamento de usuários em todo o mundo.

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