Entendendo o Facebook Insights – Parte 1

Facebook Insights

Se você tem uma fanpage no Facebook, deve saber que existe uma aba chamada Insights, ou Informações. O Insights é uma ferramenta de medição do  Facebook, uma espécie de Analytics, onde você pode acompanhar como as pessoas interagem com as suas publicações. Essa ferramenta é muito útil para que você tome decisões mais assertivas de modo a alcançar seu público-alvo de uma forma mais eficaz.

Dentro da aba Insights (ou Informações, em português), você encontra cinco áreas em que as estatísticas estão organizadas: curtidas, alcance, visitas, publicações e pessoas. Neste primeiro post sobre o assunto, vamos investigar a área de publicações.

visão geral do facebook insights

Facebook Insights: Publicações

Logo ao clicar nessa aba, você pode visualizar o gráfico “Quando os fãs estiverem conectados”. É uma métrica semanal em que podemos ver, por dia da semana, a que horas tivemos mais fãs online. Esses dados são muito úteis para programarmos os horários dos nossos posts nos momentos em que há mais pessoas ativas.

facebook insights quando os fãs estiverem conectados

A outra subárea da área de Publicações é “Tipos de Publicações”. Lá você encontra informações relevantes sobre o alcance e o envolvimento de cada tipo de post.

facebook insights tipos de publicações

Tipo

Diz respeito à característica da publicação: se é uma foto, um vídeo, um link ou só um status.

Alcance

É o número de pessoas que viram a sua publicação na timeline delas, mas não necessariamente clicaram ou interagiram com o post. É possível diferenciar a quantidade de alcance orgânico e de alcance pago e, ainda, saber quantos fãs e quantos não-fãs foram alcançados.

Envolvimento

O número de pessoas que tiveram uma participação efetiva na página. Essa métrica mede quantas pessoas clicaram no post e também quantas curtiram, comentaram ou compartilharam as publicações. Podemos diferenciar quem só clicou de quem interagiu curtindo, comentando ou compartilhando. Também é possível saber quantos curtiram, quantos comentaram e quantos compartilharam separadamente. E ainda obter uma porcentagem da taxa de envolvimento de cada publicação. O envolvimento também mede o feedback negativo; é possível descobrir quantas pessoas reagiram de forma negativa ao post, como, por exemplo, ocultando ele.

Além do gráfico mais geral mostrado acima com os tipos de publicação X alcance e envolvimento, você tem acesso ao gráfico “Todas as Publicações”, onde você consegue visualizar o desempenho de cada post em ordem cronológica. Nesse mesmo gráfico é possível visualizar o dia e o horário da publicação. Juntando todas essas informações, você pode descobrir que tipo de post é mais engajador, quais publicações não agradaram, em quais horários você obteve mais alcance, e assim melhorar o desempenho da sua fanpage.

facebook insights todas as publicações

Na última guia “Principais publicações de páginas que você acompanha” você pode observar as estratégias de fanpages parecidas com a sua a fim de obter novas ideias para alcançar seu público.

Entendeu?

Essa foi a nossa primeira dica de como usar o Facebook Insights para melhorar o desempenho da sua fanpage; fique ligado que nas próximas semanas vamos continuar explorando esse mundo. Outra forma de potencializar o alcance dos seus posts é entendendo como funciona o sistema de ranking do Facebook, o EdgeRank.

E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:

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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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