02/04/2015

[Dica Rápida] Entendendo o Facebook Insights – Parte 3

Entendendo o Facebook Insights - Analisando pessoas e visitas da sua fanpage.

A “dica rápida” das últimas semanas tem se dedicado a analisar e explicar os gráficos do Facebook Insights, tão importantes para diagnosticarmos as estratégias que têm ou não funcionado.

Nos dois primeiros posts sobre o assunto, exploramos as abas de publicações e curtidas para entender melhor de que forma as pessoas estão reagindo à nossa fanpage. Hoje, vamos investigar outras duas abas super importantes da área de Informações: pessoas e visitas.

Para relembrar

O Insights é uma ferramenta de medição do  Facebook, uma espécie de Analytics, onde você pode acompanhar como as pessoas interagem com as suas publicações. Essa ferramenta é muito útil para que você tome decisões mais assertivas de modo a alcançar seu público-alvo de uma forma mais eficaz.

Dentro da aba Insights (ou Informações, em português), você encontra cinco áreas em que as estatísticas estão organizadas: curtidas, alcance, visitas, publicações e pessoas.

Pessoas

Basicamente são os gráficos que vão te mostrar o perfil dos seus fãs. Você saberá quantos são homens, quantos são mulheres, qual a faixa etária do seu público principal, de que parte do país – ou do mundo – eles são e qual o idioma que eles falam.

Aba de pessoas no Insights ajuda a entender o perfil do seu público.

Note que no gráfico acima os fãs da fanpage são em sua maioria pessoas brasileiras, de São Paulo e Rio de Janeiro, das faixas etárias de 25 a 34 anos e 35 a 44. Há mais mulheres do que homens, mas nesse caso a diferença não é tão expressiva.

Mas mais importante do que apenas conhecer quem são seus fãs, é notar qual o perfil dos que realmente se envolvem com as suas publicações. Dentro de pessoas, você tem os gráficos de “Pessoas Alcançadas” e “Pessoas Envolvidas”. Se o perfil dos seus fãs em geral for muito diferente do perfil das pessoas envolvidas com o seu post, vale apostar em uma campanha com um target mais específico para impulsionar sua página.

Com essa informação em mãos, você pode fazer muitas coisas: desde campanhas mais assertivas mirando o seu público-alvo mais expressivo até posts segmentados para cada tipo de público que você quer atingir. Por exemplo, se você tem uma loja cujo público é majoritariamente feminino e de uma cidade específica, você pode lançar promoções, sorteios ou brindes focados só para as mulheres daquela região.

Visitas

A aba de visitas é nova no Insights; ela tem dois gráficos que analisam basicamente:

  • Quais as guias mais visitadas da sua página: linha do tempo, fotos, as informações da página ou algum aplicativo extra que ela possa ter.

Facebook Insights: aba de visitas mostra quais as guias mais visitadas da sua fanpage

  • De quais sites externos as pessoas chegam à sua página.

Facebook insights: aba de visitas mostra de quais sites externos chegam as visitas da sua página

Essa última pode ser muito bacana se você tem um site ou um blog da sua marca com links para o Facebook ou se você realiza uma estratégia de SEO para que a sua fanpage esteja no topo dos sites de buscas, como o Google. Com esse gráfico você pode medir se as suas estratégias de conversão para o Facebook estão dando certo, pois você ainda consegue selecionar o período para fazer uma comparação.

Entendeu?

Então agora comece a prestar atenção nos números, pois eles têm muito a contar!

Essa foi a nossa terceira dica para que você entenda melhor o Facebook Insights. Fique ligado que na próxima semana tem mais!

E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:

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Data da última atualização: 16/03/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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