[Dica Rápida] Entendendo o Facebook Insights – Parte 3
A “dica rápida” das últimas semanas tem se dedicado a analisar e explicar os gráficos do Facebook Insights, tão importantes para diagnosticarmos as estratégias que têm ou não funcionado.
Nos dois primeiros posts sobre o assunto, exploramos as abas de publicações e curtidas para entender melhor de que forma as pessoas estão reagindo à nossa fanpage. Hoje, vamos investigar outras duas abas super importantes da área de Informações: pessoas e visitas.
Para relembrar
O Insights é uma ferramenta de medição do Facebook, uma espécie de Analytics, onde você pode acompanhar como as pessoas interagem com as suas publicações. Essa ferramenta é muito útil para que você tome decisões mais assertivas de modo a alcançar seu público-alvo de uma forma mais eficaz.
Dentro da aba Insights (ou Informações, em português), você encontra cinco áreas em que as estatísticas estão organizadas: curtidas, alcance, visitas, publicações e pessoas.
Pessoas
Basicamente são os gráficos que vão te mostrar o perfil dos seus fãs. Você saberá quantos são homens, quantos são mulheres, qual a faixa etária do seu público principal, de que parte do país – ou do mundo – eles são e qual o idioma que eles falam.
Note que no gráfico acima os fãs da fanpage são em sua maioria pessoas brasileiras, de São Paulo e Rio de Janeiro, das faixas etárias de 25 a 34 anos e 35 a 44. Há mais mulheres do que homens, mas nesse caso a diferença não é tão expressiva.
Mas mais importante do que apenas conhecer quem são seus fãs, é notar qual o perfil dos que realmente se envolvem com as suas publicações. Dentro de pessoas, você tem os gráficos de “Pessoas Alcançadas” e “Pessoas Envolvidas”. Se o perfil dos seus fãs em geral for muito diferente do perfil das pessoas envolvidas com o seu post, vale apostar em uma campanha com um target mais específico para impulsionar sua página.
Com essa informação em mãos, você pode fazer muitas coisas: desde campanhas mais assertivas mirando o seu público-alvo mais expressivo até posts segmentados para cada tipo de público que você quer atingir. Por exemplo, se você tem uma loja cujo público é majoritariamente feminino e de uma cidade específica, você pode lançar promoções, sorteios ou brindes focados só para as mulheres daquela região.
Visitas
A aba de visitas é nova no Insights; ela tem dois gráficos que analisam basicamente:
- Quais as guias mais visitadas da sua página: linha do tempo, fotos, as informações da página ou algum aplicativo extra que ela possa ter.
- De quais sites externos as pessoas chegam à sua página.
Essa última pode ser muito bacana se você tem um site ou um blog da sua marca com links para o Facebook ou se você realiza uma estratégia de SEO para que a sua fanpage esteja no topo dos sites de buscas, como o Google. Com esse gráfico você pode medir se as suas estratégias de conversão para o Facebook estão dando certo, pois você ainda consegue selecionar o período para fazer uma comparação.
Entendeu?
Então agora comece a prestar atenção nos números, pois eles têm muito a contar!
Essa foi a nossa terceira dica para que você entenda melhor o Facebook Insights. Fique ligado que na próxima semana tem mais!
E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:
- 8 dicas para transformar seu relacionamento no Facebook em vendas
- Como vender pelo Facebook: conheça os tipos de anúncio disponíveis na ferramenta
- Saiba como funciona o EdgeRank do Facebook e aumente o alcance dos seus posts
- Como conseguir mais engajamento para os posts no Facebook
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