10/04/2015

Entendendo o alcance com o Facebook Insights

Como usar o Facebook Insights

Essa é a última “dica rápida” sobre o Facebook Insights. Nas últimas semanas, nos dedicamos a analisar e explicar os gráficos dessa ferramenta tão importante para diagnosticar se as campanhas e ações das nossas fanpages estão dando certo ou não.

Nos três últimos posts sobre o assunto, exploramos as abas de publicações, curtidas, pessoas e visitas para entender melhor de que forma as pessoas estão reagindo aos posts das nossas páginas, de onde vêm nossos fãs, qual o perfil dessas pessoas e por onde as visitas chegam à página. Hoje, vamos investigar outra aba super importante da área de Informações: alcance.

Para relembrar

O Insights é uma ferramenta de medição do Facebook, uma espécie de Analytics, onde você pode acompanhar como as pessoas interagem com as suas publicações. Essa ferramenta é muito útil para que você tome decisões mais assertivas de modo a alcançar seu público-alvo de uma forma mais eficaz.

Dentro da aba Insights (ou Informações, em português), você encontra cinco áreas em que as estatísticas estão organizadas: curtidas, alcance, visitas, publicações e pessoas.

Alcance

Alcance é basicamente o número de pessoas – fãs e não fãs – para quem suas publicações foram exibidas, independente se essas pessoas clicaram no post ou não. Em publicações, você analisa o alcance de cada um dos posts, enquanto na aba alcance você tem uma visão geral da fanpage de acordo com o período selecionado por você.

O primeiro gráfico mostra alcance diário das suas publicações, separados em duas categorias: orgânico ou pago. Clicando em um dia específico, você consegue descobrir quanto cada um dos posts teve de alcance e envolvimento naquele dia.

facebook insights - alcance orgânico e pago

No gráfico abaixo, temos acesso aos dados que dizem respeito à quantidade de envolvimento diário na página. Ou seja, postagens que tiveram curtidas, comentários e compartilhamentos. Você pode analisar uma a uma de acordo com o período que você desejar selecionar.

Facebook Insights - a aba alcance mede o envolvimento das pessoas com as suas publicações

Um terceiro gráfico mostra a quantidade de feedbacks negativos da sua fanpage. Ou seja, quantas pessoas a denunciaram como spam e ocultaram suas postagens, quantas ocultaram todas as publicações ou deixaram de curtir a página. Esses números interferem no ranking da sua página do Facebook. Portanto, é sempre bom ficar de olho!

Facebook Insights - a aba alcance também mede a quantidade de feedback negativo que suas páginas receberam.

O último gráfico da seção é muito parecido com o primeiro; os dois medem alcance orgânico e pago. Porém, enquanto o primeiro mede apenas o alcance das publicações, esse mede o alcance total, ou seja, de todas as atividades, incluindo quando alguém menciona sua página em um post ou então um anúncio de curtidas na página.

Visão Geral

Essa é uma outra aba que temos em Insights e a primeira que aparece quando clicamos no botão informações. A seção mostra de forma mais resumida dados de todas as outras abas, porém focando na semana em que você está e comparando com a semana anterior. Ou seja, você pode ver a quantidade de curtidas, o alcance das publicações e o nível de interação que a sua página recebeu na semana em relação à semana passada.

Entendeu?

Esse foi o último post da nossa série sobre o Facebook Insights. Espero que tenha te ajudado a analisar melhor as métricas da sua fanpage! Uma forma de se aprofundar ainda mais nesses números é exportar relatórios do Excel. O Facebook oferece essa facilidade, basta clicar em exportar, selecionar o período, o tipo de relatório que você quer e o formato. Agora, com a faca e o queijo na mão, cabe a você produzir o conteúdo mais engajador possível para a sua página!

E se quiser aprender mais sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:

Gostou? Quer aplicar essa dica no dia a dia? Que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos – e você ainda pode integrar sua loja com o Facebook e publicar seus produtos diretamente na sua fanpage.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    entendendo-o-alcance-com-o-facebook-insights