27/03/2015

Entendendo as curtidas com o Facebook Insights

entendendo o Facebook Insights: curtidas na página

Na última “dica rápida” nós começamos a falar sobre o Facebook Insights e exploramos a aba de publicações para entendermos a forma como as pessoas reagem aos posts das nossas páginas. Na dica de hoje vamos continuar explorando a área de Informações da nossa fanpage, mas dessa vez vamos investigar a aba de curtidas.

Para relembrar

O Insights é uma ferramenta de medição do  Facebook, uma espécie de Analytics, onde você pode acompanhar como as pessoas interagem com as suas publicações. Essa ferramenta é muito útil para que você tome decisões mais assertivas de modo a alcançar seu público-alvo de uma forma mais eficaz.

Dentro da aba Insights (ou Informações, em português), você encontra cinco áreas em que as estatísticas estão organizadas: curtidas, alcance, visitas, publicações e pessoas. Preste atenção, porque no post de hoje, vamos falar sobre curtidas.

Curtidas

Nessa aba encontramos as métricas que analisam o número de pessoas que curtem a sua página e não um post específico. É possível selecionar o período que você quer analisar para saber como foi o crescimento do número de likes na sua página de acordo com o tempo ou após ter promovido algum tipo de campanha para obter mais fãs.

facebook insights: total de curtidas da página

Outra tabela que analisa os likes da sua página chama-se “Net Likes” ou, em português, “Total líquido de curtidas”. Como o próprio nome já diz, nada mais é do que o número de likes (curtidas) menos o número de unlikes (descurtidas) no período selecionado. Nessa mesma tabela, você também consegue saber, por dia, quantas curtidas foram pagas e quantas foram orgânicas.

facebook insights: total líquido de curtidas

E olha só que interessante: se você clica na tabela em um dia específico, consegue descobrir de onde vieram aqueles likes: de publicações, de anúncios, mobile, etc. E ainda, de onde vieram os unlikes daquele dia.

Isso é muito importante para saber em quais estratégias você está acertando e em quais você deve investir mais tempo e energia para melhorar. Por exemplo: se você recebe um número grande de unlikes vindo dos seus posts, significa que por algum motivo eles não estão agradando. Pode ser pelo conteúdo fraco, sem criatividade ou ainda porque você tem um volume muito grande de publicações, o que acaba irritando as pessoas. Pense sobre isso.

Entendeu?

Os número são sábios, eles têm sempre muito a dizer. Explore-os ao máximo e não tenha medo de testar novas estratégias, mas fique sempre de olho nas métricas, pois elas podem te dar um claro diagnóstico para que você saiba se as coisas estão indo bem ou não.

Essa foi a nossa segunda dica para que você entenda melhor o Facebook Insights. Fique ligado que nas próximas semanas vamos continuar explorando esse mundo.

E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:

Gostou? Quer aplicar essa dica no dia a dia? Que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos – e você ainda pode integrar sua loja com o Facebook e publicar seus produtos diretamente na sua fanpage.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.

    entendendo-as-curtidas-com-o-facebook-insights