09/06/2016

Entenda os 4Fs do marketing digital e melhore a gestão da sua loja virtual

Os 4Fs do Marketing Digital

Quando somos os responsáveis por administrar uma loja virtual, é recomendável seguir uma estratégia de marketing digital que nos permita:

  • Alcançar nosso público-alvo e fazê-lo se sentir atraído pelo nosso conteúdo;
  • Possibilitar que o cliente encontre facilmente tudo o que busca dentro do nosso site;
  • Garantir que ele receba uma resposta imediata quando entrar em contato conosco;
  • Oferecer uma experiência satisfatória ao cliente em todo o processo para que ele compre nosso produto e recomende aos outros.

Estes são os principais momentos que fazem parte do marketing digital e que podemos estruturar e dar o nome de “os 4 Fs”, que são: fluxo, funcionalidade, feedback e fidelização.

A seguir, te oferecemos algumas perguntas rápidas para que você possa refletir e aplicar na sua loja virtual:

Fluxo

  • Que tipo de experiência você oferece ao usuário dentro do seu site?
  • Qual nível de interatividade você pretende atingir?
  • Qual o valor agregado oferecido no conteúdo?
  • Como você se distingue da concorrência por meio do conteúdo oferecido?
  • Quais são as palavras-chave que definem seu nicho de mercado?
  • Quais estratégias de publicidade online você vai implementar?

Funcionalidade

  • Como estão distribuídas as informações dentro da loja online?
  • Como é a estrutura do website?
  • Onde estão posicionadas as chamadas para ação?
  • Quais banners você vai usar na loja?
  • O que você está oferecendo para gerar curiosidade?
  • Quais as ações principais que você quer que os usuários realizem no seu site?

Feedback

  • De que maneira você vai conhecer o usuário?
  • Quais os meios que você irá disponibilizar para que ele entre em contato com você?
  • Como você vai atender os clientes e oferecer suporte?
  • De que forma você vai estabelecer o diálogo?
  • Como você coletará e o que você fará com a informação fornecida pelos clientes?

Fidelização

  • Que medidas serão tomadas para fidelizar os clientes?
  • Como você pretende estabelecer essa fidelização?
  • Que mecanismos e ferramentas você vai utilizar para construir e manter essa relação?
  • Como você fará a personalização do conteúdo e das mensagens publicitárias?
  • Que benefícios você pretende oferecer aos seus principais clientes?

Resumo

Todas essas questões devem ser refletidas em conjunto e sob uma mesma estratégia geral de negócio. A profundidade em torno de um ou outro parâmetro dependerá da idade da sua loja e das suas necessidades. Por exemplo, se você está na etapa de start up, recomendamos focar em fluxo e funcionalidade, mas sempre levando em conta todos os outros parâmetros.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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