Empreendedorismo no Brasil: o que você pode aprender com os clientes da Nuvem Shop

Ideia de empreendedorismo.
Empreender: eis a chave para a construção do futuro. Se há alguns anos no Brasil a palavra empreendedorismo nem mesmo fazia parte do dicionário, hoje nosso país é exemplo de inovação e conta com diversas histórias de conquistas que começaram com uma simples ideia.

A Nuvem Shop acredita nesse movimento e tem como missão empoderar as pessoas para ajudá-las a criar seu próprio negócio – especialmente através do e-commerce, que cresce a cada dia mais.

Para você que também deseja colocar em prática a sua visão, transformar sua rotina de trabalho e contribuir para um mundo mais criativo e produtivo, preparamos uma série de artigos com conselhos valiosos.

E, para começar, nada melhor do que depoimentos dos próprios empreendedores da Nuvem Shop, certo? Carlos Argenton (Pôster MPB), Carlos Roberto Campos (Of Brazil), César Carpanez (HS Merch), Claude Gazotti (Criativa Álbuns), Erica Nascimento (Lola Lelé), Junior Peres (Império Farma) e Ricardo Gonçalves (Amantes de Churrasco) gentilmente compartilharam suas experiências conosco.

A escolha

Escolher o ramo de atividade da empresa pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mas é essencial para todo o projeto. Tendo um segmento bem definido e conhecendo o público a que se destinará o seu serviço, é possível tomar decisões mais sábias a respeito do modelo de negócio e o produto.

Entre as principais vantagens do e-commerce estão a flexibilidade de se trabalhar em qualquer lugar, a facilidade nas transações (se você contar com uma boa plataforma) e o alcance amplificado da marca, que pode atender a clientes de distintas regiões.

É sempre importante também que o seu negócio ofereça um diferencial, algo que você possa acrescentar ao produto comum. Por isso, o ideal é escolher um ramo com o qual já exista alguma identificação.

 

“Escolhi esse ramo porque percebi o quanto nele era escasso um trabalho realizado de forma mais profissional. Aproveitando-me dos conceitos de design que já possuía, pude começar a oferecer um produto com uma nova roupagem, mais atrativo e elegante.” – Claude.

“Sou comerciante há mais de 25 anos e, antes de criar minha loja virtual, já tinha loja física de varejo. De dois anos para cá as coisas não estavam mais andando bem: redução no volume de vendas, aluguel alto, muitos funcionários. Eu já trabalhava no ramo de acessórios para smartphones, então resolvi colocar alguns produtos para venda na internet.” – Carlos Roberto.

Os desafios e o aprendizado

Como tudo o que realmente vale a pena, um negócio de sucesso exige dedicação. Sempre existirão alguns obstáculos – especialmente no começo, quando se tem pouca experiência.

O importante, contudo, é não se deixar desanimar e adquirir os conhecimentos que se mostram necessários, aprimorando habilidades e mantendo o objetivo e o diferencial da sua marca em mente.

Cada aprendizado será importante para a sua trajetória de empreendedor. Portanto, busque se tornar uma pessoa a cada dia mais flexível e aberta para as novas possibilidades.

 

“O maior desafio foi a produção do álbum, pois na época não existiam cursos nem fornecedores próprios para o mercado. Não havia equipamentos e tudo era feito de forma muito artesanal. O fator decisivo da minha escolha pela Nuvem Shop foi a liberdade de poder desenvolver o conceito gráfico da loja, pois na outra plataforma que eu utilizava tudo tinha de ser pago. Também procurei delegar tarefas diárias repetitivas a softwares, deixando-me livre para fazer o que é mais importante e necessita da minha decisão ou interação. Criei um fluxo de trabalho que me ajuda a saber cada etapa dos projetos, sem me perder. Consigo fazer isso de qualquer lugar, sem necessariamente ter de estar na empresa.” – Claude.

“Meu maior obstáculo foi o pouco conhecimento em vendas pela internet. Antes eu tinha meu site próprio, mas muita dificuldade para administrá-lo da maneira que tinha que ser. Contratar a Nuvem Shop foi o ‘pulo do gato’, pois a plataforma tinha tudo pronto e já contava com profissionais especializados, era só colocar meus produtos. Eu anunciava em várias mídias sociais e sites de vendas e recebia constantemente várias dicas de como agir, então fui adaptando as dicas aos meus produtos. Apesar da pouca experiência online, as vendas fluíram e acabei fechando até a loja física, diminuí todas as despesas em mais de 70 % e reduzi a quantidade de estoque com o mesmo volume de vendas anterior.” – Carlos Roberto.

Sua vez!

Preparado para começar a sua própria história de sucesso? Acompanhe os próximos artigos, conheça mais sobre o empreendedorismo e aprenda a planejar o seu negócio e organizar suas demandas. Caso decida investir no e-commerce, não perca a oportunidade e crie também a sua loja virtual com a Nuvem Shop.

 

“Não tenha medo: se você tem uma ideia na cabeça, coloque-a em prática. Não espere fazer da sua ideia algo perfeito para depois lançá-la, você perderá muito tempo e oportunidades. Os desafios do dia a dia são os melhores professores, e os clientes conquistados diariamente, os motivadores para você buscar o crescimento e a melhora constante dos seus produtos ou serviços.” – Claude.


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Luane Silvestre

Integra a equipe de conteúdo da Nuvem Shop e, como era de se esperar, adora escrever e não dispensa um bom café. É técnica em Informática, licenciada em Letras e especialista em Marketing - e tenta juntar tudo isso por aqui.

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