Empreendedores online: 7 aprendizados sobre o caminho para criar seu próprio negócio

Como começar a empreender online

Empreender com um negócio na internet tem diversas facetas e oportunidades como qualquer outro projeto. Você tendo ou não experiência, são várias as batalhas que precisará enfrentar para conquistar o mundo online, e elas vão desde o empreendedorismo em si até oferecer atendimento ao cliente por um canal virtual.

Neste post, compartilharemos aprendizados de nove dos nossos empreendedores online que se animaram a levar seus negócios adiante e hoje estão felizes de tê-lo feito.

Sobre a necessidade de ir além

Sátiro conta como eles decidiram criar uma loja virtual:

“Graças à aceitação do público, com pouco tempo de mercado sentimos a necessidade de ter uma loja virtual para podermos nos expandir e, principalmente, chegar ao interior do país. Uma loja virtual nos dava as ferramentas necessárias para facilitar o processo de compra para o cliente, transmitindo confiança e credibilidade.”

Leia o artigo completo*.

Sobre a imagem da marca

Para Lucía e Victoria, da Dasha, a estética é uma questão fundamental:

“Ter uma boa imagem da empresa significa que existe uma coerência em nossas redes sociais, nossa página e nossos produtos. É muito importante gerar confiança e conteúdo de maneira constante, e isso não se consegue apenas com o que oferecemos mas também com nossa apresentação.”

Conheça sua história*.

Sobre a identidade

Em seu depoimento, Carolina deixa clara a importância de ser único:

“[Aconselharia] Que saiba bem o que irá vender. Que busque sua própria particularidade para poder oferecer algo original. Não fazer o mesmo que os outros, só porque dá certo. É preciso ter algo que o diferencie.”

Visite sua loja, Modulus*.

Sobre a importância do atendimento ao cliente

Mariana, da Helter Skelter, destaca o valor de oferecer um bom atendimento:

“A estratégia é promover as redes sociais e depois responder a absolutamente todas as perguntas. Por mais que a plataforma seja fácil de utilizar, os clientes querem tirar suas dúvidas antes de realizarem uma compra e é importante estar ali para ajudá-los.”

Leia tudo sobre como ela se tornou uma empreendedora online.

Sobre o processo de aprendizagem

Empreender é aprender, como nos conta em sua entrevista* o Diego, da This is Feliz Navidad:

“Aprendi um montão de coisas das quais eu não tinha ideia, que você aprende na prática. É a única maneira. […] O que diferencia os empreendimentos de sucesso dos outros é que todos falham, mas os que vão bem aprendem com os erros. Pensam no que foram mal e como podem corrigir o caminho dali em diante.”

Sobre a importância de valorizar a opinião do cliente

Antonella conta como decidiu levar o negócio familiar para a internet* e o que aprendeu com essa experiência:

“Também é importante escutar muito os clientes. Me dei conta de que é muito enriquecedor para a marca responder as consultas das redes sociais, emboras alguns veja isso como um ‘incômodo’. Foi ótimo para conhecer melhor meu público, ter vários gatilhos para fazer coisas novas, melhorar com os erros e entender por que alguns produtos não vendiam.”

Inspire-se com a doçura da Truppi.

Sobre o caminho para empreender

Por último, mas não menos importante, o aprendizado do Fernando, um dos fundadores da Numag:

“(…) é preciso ter paciência e nervos de aço porque, se não há investidores ou algo do tipo, é difícil. Mas se você fizer as coisas direito, o sucesso vem e você só precisa continuar trabalhando duro para nunca cair.”

Conheça a história desse empreendimento*.

Esperamos que esses aprendizados te ajudem a avançar com o seu próprio negócio. Anime-se também a vender pela internet e realize seu sonho de empreender.

* Os conteúdos sinalizados estão em seu idioma original (espanhol).


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Laura Esper

Laura é licenciada em Economia pela Universidade de Buenos Aires. Gosta muito de viajar, conhecer gente nova e comer coisas boas. É muito feliz trabalhando como Partners Developer na Nuvem Shop.


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