E-mail marketing: 10 destaques do segundo semestre de 2018

Por: Luane Silvestre
Criado em: 21/01/19.
Atualizado em 11/02/19.
10 min
de leitura

Índice

Destaques do e-mail marketing em 2018

Ainda dá tempo de desejar feliz ano novo? É inegável que o e-mail marketing continuará em alta durante 2019. O antigo correio eletrônico se reinventou com as newsletters, que hoje promovem um diálogo mais próximo e direto com o público.

E para inspirar você que pretende investir na estratégia, separei as campanhas mais interessantes do último semestre de 2018. Dá uma olhada:

Horóscopo

E-mail marketing Renner Astrologia

Desculpe-me se você já está cansado do assunto e não acredita em astrologia. Mas essa foi uma das pautas mais populares do ano passado – e a Renner soube abordá-la muito bem. Em uma campanha direcionada para o público feminino, fez uma pequena descrição de cada signo indicando uma lingerie correspondente. Que mulher não gosta de se sentir representada? Confira o conteúdo na íntegra.

Dia dos Pais

E-mail marketing Dia dos Pais

O Submarino aproveitou o retorno do Jedi da saga Star Wars às mídias para elaborar um e-mail marketing especialmente focado no público geek (veja na íntegra). Com a descrição “Luke, eu sou seu pai”, o conteúdo começa com uma mensagem de volta às aulas desejando “que a Força esteja com você”. A chamada à ação “Don’t Panic” é referência clássica ao Guia do Mochileiro das Galáxias, e seguida de uma seleção de produtos tecnológicos para os pais que gostam de gadgets.

E-mail marketing Dia dos Pais

Com sua linguagem mais infantil e fofa, a Puket também não deixou a data passar em branco. Em uma campanha curta, porém caprichada (confira), selecionou duas duplas de pai e filho utilizando peças similares. Para aquelas famílias que gostam de andar combinando os looks!

Dia da Árvore

Email marketing Dia da Árvore

Talvez você não saiba, mas no dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. E a data, embora muito específica, pode ser aproveitada para um e-mail marketing temático! A The Mini Forest demonstrou como: selecionando produtos com estampas silvestres e incluindo uma reflexão que conecta a proposta da coleção à importância da preservação ambiental – outra grande pauta! Veja na íntegra.

Halloween

E-mail marketing Halloween

Eu, particularmente, adoro o Halloween e sinto que as marcas poderiam explorar muito mais o tema – quem sabe com o sucesso de O Mundo Sombrio de Sabrina, certo, Netflix? Por isso, fiquei bastante satisfeita com a campanha da Renner (confira). Com uma seleção de produtos referenciando a série, O Iluminado e outras obras, associada a uma linguagem específica para o público jovem, não tinha como dar errado.

Black Friday

E-mail marketing Black Friday

Não poderíamos deixar de falar da Black Friday. A data de maior sucesso no e-commerce tem tanta concorrência que é difícil se destacar. Mas a Americanas.com foi bastante criativa em sua abordagem (veja na íntegra), referenciando um dos memes de 2018 com o título “é mais cupom que você quer?” e outro clássico no código “Prontovoltei”. Outro exemplo de linguagem assertiva para os jovens. A campanha se estendeu com vídeos da atriz Ingrid Guimarães.

E-mail marketing Black Fralda

A Puket investiu no trocadilho “Black Fralda” para essa campanha especial com marcas parceiras. Trata-se de uma liquidação de fraldas (os pais agradecem) cuja receita é em parte revertida à Casa Hope, que apoia crianças com câncer. Excelente iniciativa!

E-mail marketing Wine vinhos

Mudando (bastante) o público-alvo, falemos do e-mail marketing da Wine. O título da mensagem é o clássico popular “ Ai, ai, ai ai, está chegando a hora…” e dá o tom do conteúdo, que reforça o senso de urgência e escassez com expressões como “últimas horas” e “está todo mundo comprando”. Bastante conveniente para as festas de final de ano. Confira.

Natal

E-mail marketing Natal

Temos um bom exemplo de coerência com a mensagem da Americanas.com para o Natal (veja na íntegra). O conteúdo dá continuidade à campanha da Black Friday através da chamada à ação “Pronto, comprei” e a permanência da atriz Ingrid Guimarães. Mantém-se ainda a linguagem informal característica da marca.

Ano Novo

E-mail Marketing ano novo

Encerramos a seleção com o e-mail marketing da Renner, que conquistou mais uma menção por sua originalidade (confira). Com o senso de urgência no título “5 tendências pra usar ainda em 2018”, é uma excelente combinação de conteúdo informativo com oferta de produtos. E se encerra com uma história de Natal, para não dispensar o storytelling ideal na temporada.

Curtiu?

Espero que esta seleção tenha levado algumas ideias para as suas próximas campanhas! Não deixe de se inscrever também na newsletter do nosso blog para ficar por dentro dos próximos conteúdos e compartilhar nos comentários qual foi a sua preferida.

Ainda não começou a vender pela internet? Sinta-se convidado também a experimentar a plataforma da Nuvemshop por 15 dias gratuitos.

Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. Já foi Gerente de Educação aqui na Nuvem Shop, e hoje é co-fundadora da Halya, oferece conteúdos e mentorias personalizadas sobre Branding, Comunicação, E-Commerce, Inbound Marketing, Neuromarketing e UX.


Registre-se gratuitamente

Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

Coloque o conhecimento na prática

+15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

Teste 15 dias grátis

Faça sua marca crescer

Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

Osmoze - www.osmozestore.com.br
Morango Brasil - morangobrasil.com.br
Osram - loja.osram.com.br
Testar 15 dias grátis