28/11/2018

O Natal começa agora: perspectivas do e-commerce para a data!

As perspectivas do e-commerce para o Natal 2017

Sim, estamos no final do mês de novembro, mas já queremos falar sobre o Natal. Sabe por quê? Além de ser a data comemorativa mais lucrativa do comércio brasileiro, as compras para o Natal já começaram aproximadamente no dia 15 de novembro e irão até o dia 24 de dezembro. Ou seja, sua loja precisa se planejar para o período de maior faturamento do ano.

E para que você entenda a importância de se preparar para essa data, vamos apresentar dados e estatísticas contra as quais não há argumentos. Afinal, é sempre importante estar de olho nos números do comércio eletrônico para conhecer melhor o mercado em que o seu negócio está inserido. Vamos lá?

Natal 2016 e 2017

Para termos uma visão mais completa, é importante conferir os anos anteriores. Em 2016, as compras pela internet no período do Natal geraram um faturamento de R$7,7 bilhões, representando um crescimento de 3,8%, se comparado a 2015. Já o ticket médio, ou seja, o valor gasto em média por compra, foi de R$463, alcançando um aumento de 10,3%.

Em 2017, esse período foi responsável por R$8,7 bilhões em faturamento. O número de pedidos subiu 13,3%, chegando a 19 milhões. A Black Friday foi responsável por 25% de toda a receita nessa época. Por isso, vale ressaltar que as campanhas de Natal devem ser feitas com antecedência, afinal as pessoas aproveitam as promoções para comprar seus presentes natalinos.

Perspectivas para 2018

O primeiro semestre deste ano registrou números bem animadores: o comércio eletrônico teve um faturamento de R$23,6 bilhões – um aumento de 12,1% em relação ao mesmo período de 2017.

O segundo semestre geralmente tende a ser ainda mais aquecido devido às comemorações de final de ano. De acordo com a ABComm, a previsão de crescimento está para 15%, se comparado ao ano passado. Ou seja, podemos esperar um Natal cheio de presentes.

Pense mobile!

O conselho mais importante que você deve tirar ao observar esses números é: prepare sua loja virtual para vender por meio de dispositivos móveis. O crescimento do mobile commerce foi vertiginoso nos últimos anos.

Em 2016, as vendas por celulares e tablets alcançaram 30% do total de conversões na nossa plataforma. Em 2017, 45%! Logo, tudo indica que daqui a pouquíssimo tempo essas transações ultrapassarão as por desktop. Por isso, planeje seu site para que ele seja responsivo e de fácil navegação por todas as telas.

Feliz Natal!

Desejamos um ótimo Natal, pois para você, lojista, ele começa agora! Fique de olho no nosso blog: ao longo dos próximos dias, publicaremos muitas dicas para vender mais nessa data.

E se você ainda não possui uma loja virtual, que tal começar a vender pela internet antes do Natal? Faça um teste de 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop e monte seu próprio e-commerce.

Data da última atualização: 26/12/2018


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Luna Pontes

Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.