06/11/2017

O Natal começa agora: perspectivas do e-commerce para a data!

As perspectivas do e-commerce para o Natal 2017

Sim, só estamos começando o mês de novembro, mas já queremos falar sobre o Natal. Sabe por quê? Além de ser a data comemorativa mais lucrativa do comércio brasileiro, as compras para o Natal começam aproximadamente no dia 15 de novembro e vão até o dia 24 de dezembro. Ou seja, sua loja precisa se planejar para o período de maior faturamento do ano.

E para que você entenda a importância de se preparar para essa data, vamos apresentar dados e estatísticas contra as quais não há argumentos. Afinal, é sempre importante estar de olho nos números do comércio eletrônico para conhecer melhor o mercado em que a sua loja está inserida. Vamos lá?

Natal 2015 e 2016

Para termos uma visão mais completa dos números, é importante fazer uma comparação com os anos anteriores. Em 2015 as compras pela internet no período do Natal geraram faturamento de R$7,4 bilhões, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior. O ticket médio, ou seja, o valor gasto em média por compra, foi bem alto no período: R$420,08, 8,4% acima do ano de 2014.

Em 2016 esse período foi responsável por R$7,7 bilhões em faturamento com um aumento de 10,3% no ticket médio, que atingiu o valor de R$463. A Black Friday foi responsável por 25% de todo o faturamento nesse período. Por isso, vale ressaltar que campanhas de Natal também devem ser feitas no período da Black Friday, afinal as pessoas aproveitam as promoções da data para comprar seus presentes natalinos.

Perspectivas para 2017

O primeiro semestre deste ano registrou números bem animadores se compararmos com o do ano passado, auge da crise. O comércio eletrônico teve faturamento de R$21 bilhões, um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2016.

O segundo semestre geralmente tende a ser ainda mais aquecido devido às datas de final de ano. Segundo o Ebit a previsão de crescimento para o segundo semestre está entre 12% e 15%. Ou seja, podemos esperar um Natal cheio de presentes.

Pense mobile!

Talvez o conselho mais importante que você pode tirar ao observar esses números é: prepare sua loja virtual para vender por meio de dispositivos móveis . O crescimento do mobile commerce é vertiginoso todos os anos.

Se em 2015 as compras pelos smartphones representaram 13,6% das transações no período do Natal, no primeiro semestre deste ano, pelo menos um quarto das compras foram realizadas por meio de um dispositivo móvel (26,4%).

O ano de 2017 já cresceu 40% no quesito mobile commerce, e tudo indica que daqui a pouquíssimo tempo essas transações ultrapassem as transações pelo desktop. Por isso, prepare seu site para que ele seja responsivo e de fácil navegação por todas as telas.

Feliz Natal!

Desejamos um ótimo Natal, pois para você, lojista, ele começa agora! Fique de olho no nosso blog: ao longo das próximas semanas publicaremos muito conteúdo com dicas para vender mais nessa data.

E se você ainda não possui uma loja virtual, que tal começar a vender pela internet antes do Natal? Faça um teste de 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop e monte seu próprio e-commerce.

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    o-natal-comea-agora-perspectivas-do-e-commerce-para-a-data