Diferenças entre SEO e SEM

Por: Bruno Fernandes
Criado em: 29/05/14.
Atualizado em 30/08/18.
5 min
de leitura

Índice

    Diferenças entre SEO e SEM

    SEO vem do inglês Search Engine Optimization e significa otimizar o seu site para os mecanismos de busca como o Google, Bing, etc. Através de boas práticas de SEO você poderá melhorar gratuitamente o posicionamento da sua página nos buscadores quando alguém procurar por palavras-chave específicas. SEM, por outro lado, vem do inglês Search Engine Marketing e é a publicidade paga nos mecanismos de busca (Google Ads, por exemplo).

    É prudente ressaltar que as duas estratégias se complementam e, se você quer realmente melhorar o posicionamento do seu site, é recomendado tentar utilizar ambas. Vale lembrar também que os cliques oriundos da busca orgânica (SEO) têm custo zero, ao passo que no Search Engine Marketing você desembolsa um valor pré-definido por cada clique no seu anúncio.

    Quer botar essa dica em prática? Dê uma olhada nesses artigos da Nuvemshop para aprender a fazer SEO e SEM com mais detalhes:

    Por fim, caso você esteja procurando o lugar ideal para empreender online, que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvemshop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

    Bruno Fernandes

    Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

    Registre-se gratuitamente

    Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

    Coloque o conhecimento na prática

    +15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

    Teste 15 dias grátis

    Faça sua marca crescer

    Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

    Osmoze - www.osmozestore.com.br
    Morango Brasil - morangobrasil.com.br
    Osram - loja.osram.com.br
    Testar 15 dias grátis