Recompra: 7 dicas para vender mais para os mesmos clientes

Por: Jéssica Marinho
Recompra: 7 dicas para vender mais para os mesmos clientes

Aqui você encontra:

Você sabia que é possível vender mais para os mesmos clientes?

E não, não estamos falando em descarregar um caminhão de dinheiro com remarketing. E, sim, de aproveitar as oportunidades e a abertura para fidelizar seus clientes.

Vamos conferir algumas dicas de como fazer isso?

A primeira impressão é a que fica

Uma das melhores maneiras de fidelizar um cliente é causar uma excelente primeira impressão. Existem duas maneiras de fazer isso, na hora da compra e no recebimento do produto.

Na hora da compra:

Garanta que seu site tenha uma ótima experiência de compra e que esteja de acordo com os objetivos do seu consumidor. A navegação fluida e um layout compatível com a expectativa são partes importantes do processo, facilitam a compra do usuário e aumentam a probabilidade de retorno para aquela loja.

Recebimento do produto:

Além disso, garanta que o produto recebido seja exatamente o esperado, chegue de forma rápida, segura e bem embalado. Imagine que aquele será o primeiro contato físico do consumidor com o produto da sua loja. Por isso, é importante garantir que aquela seja a melhor experiência possível.

Observe o perfil do cliente e invista em brindes, pacotes personalizados, bilhetes, embalagens perfumadas… solte a criatividade, pensando sempre em quem irá receber!

Incentive a próxima compra

Por que não dar aquele empurrãozinho para a próxima compra? Os clientes adoram uma vantagem especial e você não pode perder essa oportunidade!

Que tal oferecer frete grátis ou um desconto interessante para a próxima compra? Você pode até estipular um valor mínimo para que o cliente obtenha a vantagem.

O importante é pensar que, se aquele cliente tiver um desconto/frete grátis na sua loja, qual a probabilidade dele deixar de comprar com você e comprar em um concorrente? Muito baixa!

Se as duas primeiras experiências de compras forem positivas, a fidelização daquele cliente é muito mais provável!

Peça um feedback

Você costuma pedir feedbacks para seus clientes?

O público gosta muito de ser ouvido e ter atenção da empresa. As pessoas sentem como se aquela loja se preocupasse de verdade com sua opinião. Dessa forma, público percebe que aquela marca não está interessada só em vender.

Além de ser importante para seu posicionamento e para mudar a maneira como o cliente vê sua loja, também será muito legal para que você possa ver erros e traçar soluções de outras perspectivas.

Os feedbacks são essenciais para se colocar no lugar do cliente!

Não deixe que o cliente se esqueça de você

Mesmo depois de fazer todas essas ações, não suma! Esteja sempre presente na rotina daquele consumidor.

É bem provável que você tenha o e-mail dele e que ele te siga nas redes sociais. Portanto, essa é uma excelente oportunidade de aparecer sem ser invasivo.

Apresente novidades, conteúdos relacionados ou produtos na promoção. O importante é ser ativo e entreter sem incomodar!

Agregue conteúdo

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior.

Falamos sobre aparecer sem ser invasivo, isso porque os clientes estão cansados de ver mensagens de “compre, compre, compre” o tempo todo. É interessante, sim, e muito importante apresentar seus produtos e promoções, mas é essencial agregar conteúdo.

Conteúdo relevante é o mais atrativo nas redes sociais, nas buscas do Google e no e-mail. Por conteúdo relevante, você pode considerar aquilo que não é focado em venda e tem o objetivo de ajudar o cliente a conseguir ou a descobrir algo.

Uma loja de camisetas geek pode dar notícias sobre o mundo nerd, assim como uma loja de maquiagens pode dar dicas de como utilizar de uma forma diferente o novo delineador. Você pode produzir conteúdo sobre absolutamente tudo que faça sentido para o universo da sua marca!

Lembre-se de datas importantes

Aqui, não estamos falando só de Natal, ano novo, Black Friday e outras datas famosas no varejo.

É essencial segmentar ações para datas ainda mais especiais, como o aniversário do cliente, aniversário de cadastro, lembrança da última compra. Por que não?

É uma ótima oportunidade de fazer com que aquele cliente se sinta querido pela loja.

Lembre-se não só de comemorar a data, mas também enviar alguma vantagem para incentivar a compra, conforme conversamos no tópico 2.

Aprenda a dizer adeus

Mesmo fazendo tudo isso a pessoa não voltou? Faz anos que você tem aquele cliente em sua base e ele nunca mais interagiu?

Essa vai especialmente para quem trabalha com e-mail marketing: às vezes é melhor desapegar!

Não vale a pena investir tempo e conteúdo em clientes que, claramente, não estão mais interessados em sua loja. Isso só aumentará sua taxa de rejeição e a probabilidade de ir parar no spam.

Por este motivo, faça uma limpeza na base de e-mails a cada 6 meses e dê um tchauzinho para aqueles contatos que não interagem há muito tempo.

Mas lembre-se de sempre deixar as portas abertas caso ele queira voltar!

Viu como a oportunidade de vender mais para os mesmos clientes já está em suas mãos? Está pronto para colocar em prática?

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