4 dicas para aprimorar o layout do seu blog

Como melhorar o layout do meu blog

Você já criou o seu blog e chegou a hora de personalizar seu layout. Essa é uma tarefa bastante importante, pois será a boa aparência da sua página que deixará os visitantes interessados em ler o conteúdo.

Layouts visualmente poluídos ou confusos podem causar um certo desconforto e fazer com que as pessoas saiam de um blog sem nem mesmo conhecê-lo a fundo. Para evitar que isso aconteça com o seu, trouxemos algumas dicas:

Alinhe os elementos

Em geral, os layouts dos blogs se dividem em alguns elementos básicos: cabeçalho, menu, área de conteúdo, barra lateral e rodapé (conheça o posicionamento comum de cada um na imagem abaixo).

Estrutura básica de layout de blog

  • Cabeçalho: geralmente conta com o título do blog e uma imagem que coordena todo o layout;
  • Menu: contém os links para as páginas internas (Sobre, Contato etc) e as categorias de posts;
  • Área de conteúdo: seção na qual são exibidos os posts e os plugins de comentários e compartilhamento;
  • Barra lateral: é o espaço para o perfil do autor, banners e todos os recursos extras como caixa de pesquisa e ícones de redes sociais;
  • Rodapé: em geral, apresenta os créditos do conteúdo e do layout do blog.

Cada modelo, porém, tem suas particularidades. Alguns layouts não contam com o menu, por exemplo, e possuem a barra lateral à esquerda ou até mesmo duas delas. Não importa quantas seções você decidir incorporar: alinhamento é imprescindível.

Certifique-se de que todas as colunas estão alinhadas entre si, em linha reta. O conteúdo de cada uma, por sua vez, também precisa seguir a mesma orientação. Imagine que seu menu é centralizado, sua barra lateral tem todas as imagens posicionadas à direita e sua área de conteúdo mantém os textos à esquerda. Incômodo aos olhos, certo?

Escolha poucas fontes

Outro cuidado bastante importante para evitar a poluição visual do seu layout é não usar inúmeras fontes para conteúdo das seções. Especialistas em design recomendam usar, no máximo, duas ou três em funções específicas (uma para os títulos, outra para os textos e uma terceira para itens pontuais, por exemplo).

A escolha da tipografia também pode dizer muito sobre o estilo da sua marca. Fontes que imitam caligrafia dão um toque mais pessoal e delicado, enquanto as mais “retas” sugerem modernidade e seriedade. Considere a imagem que você deseja transmitir ao seu público e o seu logo, caso tenha um, para selecionar as opções mais adequadas. Escolha também tamanhos razoáveis para que tudo fique bem legível.

Defina sua paleta de cores

Não adianta dispor todos os elementos de maneira alinhada, escolher poucas e boas fontes e utilizar inúmeras cores em seu layout. Se você colocar tonalidades demais em seu blog, ele continuará com “excesso de informação” e desagradável aos olhos de quem o visita.

A dica é definir uma paleta de cores para evitar trabalhos futuros. Pode ser a combinação do seu logo ou simplesmente as suas cores favoritas, mas lembre-se: cada uma delas transmitirá uma mensagem diferente – para conhecer o significado comum das principais, vale a pena conferir este artigo. Menos é sempre mais, portanto, seja criterioso e priorize tons que combinem entre si.

Padronize as imagens

É importante também usar imagens em tamanhos específicos para manter a harmonia do layout. Veja quantos pixels tem a sua área de conteúdo, por exemplo, e edite as fotografias ou ilustrações dos posts para que fiquem proporcionais. Isso ajuda a manter o alinhamento do qual falamos no primeiro tópico.

Por fim, determinar um estilo para as imagens reforça a proposta do seu blog. Terão tonalidades mais suaves ou saturadas? Você utilizará ilustrações de todos os tipos ou apenas as mais minimalistas? Se pretende divulgar seus produtos, não deixe de ler este artigo para tirar as melhores fotos.

Tudo certo?

Cada plataforma oferecerá suas próprias possibilidades de personalização, mas é possível criar layouts harmoniosos e completos em todas elas – confira exemplos do Blogger, WordPress e Tumblr. Não se esqueça de priorizar opções responsivas, adaptáveis a dispositivos móveis.

Se você não quiser “começar do zero”, pode consultar alguns sites que disponibilizam modelos gratuitos:

Abuse da sua criatividade e deixe seu blog com a sua cara, sem se esquecer de manter o equilíbrio estético. E se ainda não conhece as vantagens do e-commerce, aproveite para criar uma loja virtual por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop e ganhar dinheiro na internet!


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Luane Silvestre

Integra a equipe de conteúdo da Nuvem Shop e, como era de se esperar, adora escrever e não dispensa um bom café. É técnica em Informática, licenciada em Letras e especialista em Marketing - e tenta juntar tudo isso por aqui.


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