27/08/2014

6 dicas para seu e-commerce de moda se diferenciar da concorrência

Loja de moda e diferencial

O segmento de moda e acessórios é o que mais vende no e-commerce brasileiro. Você deve imaginar que existem milhares de lojas procurando uma fatia desse atrativo mercado – e está certo. Em meio a tanta concorrência, como se diferenciar? Como agradar o exigente consumidor brasileiro?

A seguir, fizemos um compilado com seis dicas que podem te ajudar a vencer a concorrência. Veja só:

1. Invista no poder das redes sociais

As mídias digitais têm o enorme poder de conquistar e engajar as pessoas. 77% dos brasileiros, por exemplo, usam redes sociais para conhecer novas marcas e produtos. Seu público-alvo certamente estará em algum desses canais: Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter ou Google Plus. Dedique-se a identificar qual deles e desenvolva uma estratégia especial para se diferenciar e divulgar suas promoções, criando um relacionamento com cada seguidor.

2. E-mail marketing funciona

Se considerarmos que 91% dos consumidores checam seus e-mails diariamente, fica muito claro que o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para conquistar audiência. Hoje em dia existem ferramentas gratuitas que fazem esse serviço, como o MailChimp, e que certamente devem ajudar seu empreendimento a crescer. Para obter sucesso, seja criativo nos seus e-mails, fuja das caixas de spam e escolha os melhores horários para enviar ofertas ao seu público-alvo.

3. Aposte no frete grátis

Comprar online é vantajoso por uma série de fatores – e a praticidade definitivamente é um deles. No e-commerce você pode comprar do conforto de sua casa, sem ter que se deslocar, pegar trânsito, pagar estacionamento, pegar filas etc. No entanto, um contra do comércio eletrônico é que você nunca vai ter o produto no ato da compra; você terá que esperar alguns dias (ou até semanas) para poder usufruir daquele item. Prazos de entrega extensos afugentam consumidores, principalmente aqueles mais ansiosos. Então, tente compensar isso oferecendo frete grátis para alguns dos seus produtos.

4. Você TEM que ter fotos de qualidade e descrever BEM o que vende

Num passado pouco distante soaria até engraçado alguém falar em “comprar roupas e acessórios pela internet”. Pois é, o crescimento meteórico do e-commerce no Brasil e no mundo fez esse juízo cair por terra. A mudança comportamental do consumidor trouxe também um nível de exigência maior por detalhes, como fotos dos produtos, resenhas etc.

Se você tem uma loja online de moda e/ou acessórios, investir nas fotos dos produtos é ESSENCIAL! Tenha em mente que você já sai perdendo para as lojas físicas nesse quesito simplesmente pela falta de experiência sensorial. Enquanto no ambiente offline o cliente é capaz de ver o produto de perto, tocar e sentir, no mundo virtual isso é impossível. Boas fotos, de vários ângulos diferentes e com riqueza de detalhes, todavia, devem ser capazes de encurtar essa distância sensorial. Aposte nisso!

Capriche também ao descrever seus itens. No e-commerce ninguém vai conseguir experimentar uma roupa ou um brinco, portanto, ao descrever esses produtos procure dar destaque às suas medidas e tamanhos. Além de facilitar a vida do cliente, essa dica ajudará a diminuir o número de trocas da sua loja, o que invariavelmente está gerando custos extras para você.

5. Ofertas trazem resultado, mas vá devagar

71% das mulheres entrevistadas pela pesquisa da Payment Sense disseram que sua última compra online foi baseada em alguma oferta. Esse número foi um pouco mais baixo entre os homens (57%), mas ainda assim trata-se de uma estatística relevante.

Só tenha cuidado com a frequência dos descontos. Por que? Bem, nós todos somos compradores online e sabemos que existem sites que trazem ofertas quase todos os dias. Isso é um pouco perigoso, pois pode deixar as pessoas “acostumadas” com a estratégia e com o seguinte pensamento: “ah, esse site dá desconto toda hora, por que vou comprar agora?”.

Um dos pontos-chave das ofertas é o senso de urgência. Você precisa comprar aquele item agora antes que acabe, antes que alguém compre na sua frente, antes de tudo e de todos.

6. Invista em mobile

O mobile commerce vem crescendo rapidamente no Brasil. Hoje em dia, ter uma loja virtual adaptada para dispositivos móveis como smartphones e tablets nem é mais considerado um diferencial, mas um pré-requisito para converter clientes. Se ainda não começou a pensar nisso, você precisa começar a criar uma estratégia mobile HOJE! Temos um e-book especial com as melhores técnicas para experimentar e realmente se destacar nessa questão.

Resumo

Existem diversas estratégias que você pode adotar para que sua loja online se diferencie da concorrência – e também dos grandes e-commerces. Veja quais dessas dicas valem para o seu negócio e comece a aplicá-las hoje mesmo! Tem alguma dúvida ou experiência que queira compartilhar conosco? Comente na caixinha abaixo!

Quer colocar tudo isso em prática? Comece agora mesmo a vender roupas pela internet com a Nuvem Shop!

[Atualizado em 08/03/2018.]

Data da última atualização: 16/03/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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