20 dicas para cuidar do planejamento do seu e-commerce

Por: Sage
Criado em: 18/11/19.
Atualizado em 13/11/19.
8 min
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Índice

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Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCCom) há hoje mais de 90 mil lojas virtuais no Brasil. Juntas, elas devem atingir um faturamento de mais de R$ 80 bilhões em 2019. São mais de 1,5 milhão de pedidos por ano – o que equivale a uma compra a cada 6,7 segundos!

O crescimento do setor é uma realidade e, para se destacar em meio à concorrência, é preciso prestar atenção a cada detalhe do planejamento. Neste artigo, listamos 20 dicas que podem ajudá-lo a elevar o nível do seu negócio, com atenção especial ao planejamento financeiro e à plataforma utilizada

Plano de Negócio

O plano de negócio é um documento no qual o empreendedor especifica as características da empresa bem como define a forma de atuação para conseguir alcançar seus objetivos. Trata-se de um documento “vivo”, em constante mudança, e que serve de referencial para as tomadas de decisão da empresa. Entre outras coisas, ele deve conter as seguintes informações:

  1. Qual é o seu público: saiba exatamente onde estão as pessoas com as quais você deseja dialogar, o que elas consomem e quais são as suas características de comportamento. Isso garantirá mais assertividade na sua comunicação.
  2. Seu nicho de mercado: o que funciona em uma área pode não funcionar em outra. Estude o seu segmento e descubra quais são as particularidades dele, como sazonalidades, perfil de compradores e quantidade de concorrentes.
  3. Análise da concorrência: o que as demais empresas do mesmo setor que o seu estão fazendo para se destacar no mercado? Conhecer quais são elas e que estratégias adotam é importante para que você não insista em metodologias que não funcionam.
  4. Pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças: todo negócio tem as suas vantagens e desvantagens. Nesse cenário, consegue se sair bem aquele que sabe identificá-las e explorá-las. Um aspecto negativo pode se transformar em uma oportunidade para criar um diferencial. Esse tipo de avaliação é chamado de análise SWOT e pode ajudar a melhorar sem empreendimento.
  5. Fornecedores parceiros: ter fornecedores dispostos a negociar condições mais interessantes de compra certamente é um diferencial competitivo significativo em termos de lucratividade. Explore o mercado e converse com eles para conseguir melhores oportunidades.

Planejamento financeiro

De nada adianta ter boas ideias no Plano de Negócio se, em termos financeiros, a gestão da sua empresa não anda bem. O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para dar fôlego para a empresa colocar em prática as suas estratégias. Entre os muitos itens a serem observados, priorize os seguintes:

  1. Planeje investimentos e rendimentos: se você possui dinheiro em caixa, deixá-lo parado não é uma opção. Busque alternativas de investimentos que permitam que o seu capital renda enquanto não está sendo utilizado. Para isso, seu negócio precisa estar financeiramente estruturado. Portanto, dê prioridade a isso!
  2. Estabeleça metas realistas: ao criar objetivos, seja realista. Não estipule valores inalcançáveis apenas para impressionar. Todos os gastos e lucros devem ser administrados de forma que sempre colaborem para que se atinja a meta principal. Por isso, tenha foco!
  3. Atenção ao fluxo de caixa: anote todas as despesas e receitas, por menores que elas sejam. Uma simples taxa bancária esquecida na contabilidade é suficiente para impactar seus números. Para te ajudar, utilize sistemas que facilitem o controle desse tipo de informação.
  4. Reduza custos operacionais: sempre faça uma análise das suas despesas de forma individual. Você precisa compreender se aquele gasto em questão é, de fato, relevante ou se ainda não é possível eliminá-lo. Todavia, seja prudente nos cortes para não comprometer o desempenho.
  5. Atenção às despesas fixas: elas são a base dos seus gastos todos os meses e em muitos casos é possível reduzi-las. Renegocie aluguéis, tenha um consumo consciente de água e luz e procure planos de telefonia que se adequem às suas necessidades.

Plataforma de e-commerce

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Além dos aspectos administrativos do seu negócio, é fundamental que a sua plataforma de e-commerce tenha algumas características especiais. Afinal, ela é a base do seu negócio e, portanto, você deve garantir o que há de melhor para os seus clientes acessarem. Entre elas, destacamos:

  1. Fechamento de pedidos simples e intuitivo: o consumidor precisa conseguir finalizar uma compra com poucos cliques. Além disso, todas as informações que ele precisa devem ser exibidas sempre. Simplifique cadastros e aposte em interfaces mais intuitivas.
  2. Manutenção acessível: cadastro de novos produtos, criação de landing pages e promoções não podem ser tarefas complexas. Um bom e-commerce é aquele que apresenta novidades quase todos os dias para os clientes. Portanto, priorize plataformas que sejam fáceis de serem gerenciadas.
  3. Meios de pagamento variados: quanto mais meios de pagamento sua plataforma for capaz de oferecer, melhor para o consumidor. Além de boleto e cartões de crédito e débito, a possibilidade de fracionar o valor da compra em mais de uma forma de pagamento também é muito requisitada.
  4. Políticas de privacidade, trocas e devoluções: seus clientes precisam ter acesso fácil às suas políticas de privacidade, trocas e devoluções. As informações devem estar expostas de forma clara e seu serviço de atendimento ao cliente deve estar treinado para cumprir as regras estabelecidas.
  5. Certificações de segurança: a confiabilidade de uma plataforma de e-commerce é mensurada pelas certificações de segurança que elas possuem. Exiba os selos de segurança e informe ao seu cliente o que está ocorrendo em cada etapa da transação para que ele se sinta mais tranquilo.

Logística

Muitos clientes tomam a decisão de comprar ou não um produto a partir das condições de entrega oferecidas. Deixe claro para ele quais são as suas e, se possível, ofereça opções de rastreamento da mercadoria, informando em tempo real a movimentação do pedido.

Alguns pontos importantes para sua logística são:

  1. Não prometa o impossível: por mais rápidas que possam ser as suas entregas, não prometa aquilo que não é capaz de cumprir. Estabeleça uma margem de segurança para eventuais imprevistos. Deixe claro qual empresa fará a entrega e disponibilize contatos para que o cliente tire dúvidas.
  2. Mantenha um controle de estoque: avalie constantemente o seu volume de pedidos para que o seu estoque possa abrigar a quantidade de produtos necessária. Estoque demais é dinheiro parado, mas estoque de menos significa perda nas vendas. Encontre um equilíbrio, especialmente em períodos de alta ou baixa demanda.

Marketing

Por fim, os esforços do marketing para atrair novos clientes devem estar em sintonia com as expectativas do seu público-alvo. Esteja atento a datas importantes, crie promoções e esteja em marketplaces para obter maior visibilidade.

  1. Crie promoções: o consumidor gosta de novidades e você deve estar constantemente oferecendo alternativas de compra para ele. Além de observar as principais datas do comércio virtual, crie promoções que possam estimulá-lo a comprar mesmo fora de ocasiões especiais.
  2. Esteja em marketplaces: marketplaces são uma ótima oportunidade, especialmente para lojas menores. Eles permitem que o seu negócio ganhe em visibilidade, o que pode atrair novos consumidores. Ainda que as margens sejam menores, o volume maior pode acabar valendo a pena e complementando as vendas do e-commerce.
  3. Participe de eventos do setor: escolha os principais eventos da sua área e marque presença neles. Além de ampliar seu networking, essa é uma oportunidade de encontrar novos parceiros e de divulgar a sua loja. Nessas ocasiões, você terá insights valiosos de como dialogar com seus clientes.

E, então, está pronto para cuidar do planejamento da sua loja virtual?

Sage

A Sage é líder mundial em desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e contábil, fornecendo soluções que são fáceis de usar, seguras e eficientes.


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