18/03/2016

4 dicas fundamentais para criar um conteúdo engajador em sua página no Facebook

Dicas de marketing de conteudo

Sua estratégia de marketing no Facebook já passou pela primeira etapa: criar e personalizar a página. Agora, é hora de começar a planejar e produzir o conteúdo de qualidade que você publicará por lá!

Para garantir que o seu esforço seja recompensado e os usuários da rede social se envolvam com o trabalho da sua marca, é preciso ter em mente quatro pontos bastante práticos e igualmente importantes:

Aborde tópicos relevantes

Sua página no Facebook não deve funcionar como uma réplica simplificada da sua loja virtual ou uma “máquina de publicidade”. É preciso trazer informações que realmente despertem o interesse das pessoas, sendo relevante e fazendo com que elas desejem interagir.

Apresente um conteúdo com “algo a mais”, além do que elas podem obter visitando seu e-commerce. Podem ser algumas cenas do escritório, da linha de produção, de algum evento relacionado ou mesmo alguém real usando o seu produto. O objetivo é fazer com que o público se identifique com a sua marca e a sua proposta e acesse o seu site para saber mais – e, se tudo der certo, comprar.

Tenha sempre o cuidado de variar os temas para evitar que a sua fanpage se torne repetitiva e mais do mesmo. Com todos os tópicos em mente, você pode elaborar uma espécie de “cronograma” para suas publicações (veremos mais sobre isso na próxima aula).

Cuide da sua linguagem

Como em toda comunicação, é preciso considerar o seu público-alvo. Antes de começar a postar, analise os grupos de pessoas específicos que você deseja atingir e para os quais seu produto é destinado. Caso sua marca tenha uma proposta mais descontraída ou mais sóbria, isso deverá refletir-se em sua linguagem.

Use palavras simples e informais, mas ainda assim profissionais (nada de gírias duvidosas e palavrões, combinado?). Além do vocabulário adequado, certifique-se de utilizar a pontuação correta e nunca deixar de verificar a ortografia.

Cuide também do tamanho do seu texto: se contém algum link, o ideal é que as frases não ultrapassem três ou quatro linhas. No Facebook e na internet em geral, a informação deve ser rápida e precisa. Uma dica é, ao final do enunciado, aplicar uma espécie de “call-to-action convidando o leitor a clicar no link para saber mais, curtir, compartilhar ou deixar sua opinião nos comentários.

Coordene suas imagens

Você já caprichou na imagem de exibição e na capa da sua página. Mas vai continuar publicando imagens na linha do tempo, certo? Aliás, é altamente recomendado que isso seja feito: de acordo com a TrackMaven, posts assim geram até 37% mais engajamento.

A palavra de ordem para esse material é consistência. O ideal é que as pessoas reconheçam o esquema de cores ou o template do seu conteúdo visual imediatamente quando o virem no feed, e que esses elementos também estejam de acordo com a identidade da sua marca (o logotipo, o layout da loja virtual etc).

Exemplo de padrão visual em imagens

O padrão da Nuvem Shop, por exemplo, se adapta a diferentes tipos de imagem: com volume menor ou maior de texto, para divulgação de conteúdos, citações e outras abordagens. Mas mantém a tipografia, a caixa de texto e o nome da empresa, fazendo com que tudo esteja coordenado e transmita cuidado, tratamento e credibilidade.

Aproveite as hashtags

O poder das hashtags é muitas vezes subestimado. Aumentando em até 60% o engajamento das publicações, as expressões precedidas por # funcionam como links que inserem seu conteúdo em uma teia muito maior. Isso faz com que, contextualizado, ele alcance uma audiência além do público que visita ou acompanha a sua fanpage.

Atualize-se constantemente sobre como estão sendo usadas as hashtags relacionadas ao seu campo de atuação e, sempre que possível, utilize-as com moderação e adicionando uma informação extra ao texto, ao esclarecer algo ou reforçar a proposta do post, por exemplo.

Observe a diferença entre essas duas publicações:

  • Preparamos um curso especial sobre remarketing! #cursoespecial #remarketing #lojasvirtuais #cursoparalojistasonline
  • Preparamos um curso especial sobre remarketing! #lojasvirtuais #cursoonline

A segunda é muito mais “limpa” e curta, e as hashtags realmente acrescentam algo. Isso demonstra que o excesso nunca é ideal, nem para o tamanho das hashtags, nem para a quantidade delas. Limite-se a, no máximo, três palavras por hashtag e uma ou duas hashtags por publicação. Mais do que isso pode tirar o foco do seu conteúdo ou fazer com que ele pareça “poluído”.

Gostou?

Colocando essas dicas em prática você será capaz de gerar um conteúdo verdadeiramente atrativo e que trará retorno ao seu trabalho no Facebook. Na próxima aula, veremos como organizar e gerenciar todas essas publicações para aumentar seu alcance e suas vendas.

Ainda não tem uma loja virtual? Crie a sua com a Nuvem Shop – é rápido, fácil e não precisa de conhecimentos técnicos!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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