21/05/2014

5 dicas de marketing para o Pinterest

marketing para pinterest

A cada ano que passa, o Pinterest tem ganhado mais força entre as redes sociais – hoje já conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo todo!

Trata-se de uma mídia focada no compartilhamento de imagens, permitindo que usuários criem seus painéis de interesse customizados por temas (ou Boards) com fotos + links relacionados a esses tópicos (ou Pins):

painéis do pinterest

Painéis da esquerda para direita: The Latest (Lançamentos), Street Style (Estilo de rua), Swim (Para nadar) e Now Trending (Tendências atuais).

 

pins de pinterest

Pins do primeiro board da imagem anterior (The Latest).

 

Como uma grande vitrine, O Pinterest é ideal para compartilhar seus produtos e produções inspiradoras – sobretudo em segmentos de moda, acessórios e viagens.

Usando essa plataforma de maneira inteligente, é possível estabelecer uma relação mais próxima dos clientes que chegarão até o seu e-commerce no momento em que estiverem buscando algo relacionado ao seu nicho.

A seguir, vamos te explicar como criar uma conta profissional e te dar dicas de como posicionar a sua marca e, consequentemente, aumentar o tráfego da sua loja virtual.

Como criar um perfil comercial

Para abrir uma conta profissional, basta acessar o Pinterest Business e se cadastrar. Em seu registro você deverá adicionar: seu endereço de e-mail, seu nome (nesse caso, o da sua marca), a foto do seu perfil (que preferencialmente deve ser o logo do seu negócio), a URL da sua loja virtual e uma breve descrição. Como exemplo, mostramos a página da marca Forever 21:

profile pinterest

Voilà! Sua conta, assim, está configurada e pronta para carregar e salvar imagens. 😉

Como montar uma estratégia de marketing para o Pinterest

1. Use palavras-chave

Seja para título de painéis ou descrição de Pins, elabore ambos com palavras relevantes e de alto impacto. Para escolhê-las, você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google.

Termos marcantes e informativos permitirão que os seus Boards tenham mais visibilidade na plataforma, sendo mais atrativos e aumentando as suas chances de conquistar seguidores.

2. Valorize datas comemorativas

Outra boa estratégia é criar painéis relacionados a datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Publique imagens com boas ideias de presentes para essas épocas do ano, pois, além de ajudar seus seguidores, estará divulgando a sua marca (e os seus produtos).

3. Inspire seus seguidores

Nada melhor que usar o Pinterest para divulgar o estilo de vida associado à sua marca.

Mantenha a diversidade das suas publicações e alinhe-as à sua proposta, mas contendo sempre um teor agregador, com dicas que podem ser aplicadas ao dia a dia.

Compartilhe ideias de como usar os seus produtos, invista em fotografias em um ambiente descolado com detalhes decorativos etc. Desde que exista a possibilidade de inspiração, o céu é o limite!

4. Use o Pinterest Analytics

A grande vantagem de criar uma conta empresarial no Pinterest é ter acesso ao seu próprio Analytics.

Com ele você tem acesso a métricas de audiência como média de visualizações (impressões), cliques e repins dos seus Pins em determinados períodos de tempo, rankings do seu conteúdo mais compartilhado e melhor classificado nas pesquisas, entre vários outros recursos.

Está gostando das dicas?

Então descubra mais orientações sobre painéis, Pins e seus formatos adequados no e-book Guia de marketing gratuito para o Pinterest. O material é gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo em seu computador, tablet ou smartphone:

Depois de seguir esses conselhos, temos certeza de que seu Pinterest estará pronto para receber seus seguidores e clientes.

Boa leitura e não deixe de compartilhar o que você achou nos comentários!

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[Atualizado em 02/05/2018.]

Data da última atualização: 30/08/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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