14/10/2015

5 dicas do que não fazer na gestão do seu e-commerce

Como evitar problemas no e-commerce.

O caminho que liga uma ideia empreendedora a um negócio de sucesso é repleto de desafios, empecilhos, aprendizados e conquistas. Cada ação gera uma reação que, se bem administrada, pode trazer bons resultados. Para te ajudar neste trajeto, listamos cinco dicas do que NÃO fazer na gestão do e-commerce.

Oferecer serviços e produtos de qualquer qualidade porque “o importante é vender”

Não caia nesta da venda pela venda. Independentemente do seu ramo de atuação, certifique-se da qualidade do serviço ou produto ofertado. Esta deve ser a base do seu e-commerce. Tenha sempre em mente a importância de respeitar o seu maior bem: o cliente.

Dispor o mínimo de informações em seu site

Fuja disso! Seja claro, objetivo e envolvente na descrição de produtos ou serviços. Sempre se coloque no lugar do cliente – e quando você compra algo e pensa “não é bem como eu esperava”?

Não se preocupar com prazos

É errado pensar que “se o cliente comprou, é porque ele deseja muito o que você vende”. Entregas geralmente dependem de parceiros, mas não terceirize a sua responsabilidade. Organize-se, seja claro e, caso haja algum atraso na entrega da mercadoria, informe o cliente.

Pensar que e-commerce é sinônimo de retorno fácil e pouco trabalho

Se você acha que basta listar um produto em seu site e começar a vender, engana-se: e-commerce é um varejo como todos os outros. É preciso saber comprar dos fornecedores, entender qual o melhor sortimento dos produtos no portfólio e calcular o inventário a ser estocado. Também é necessário ter conhecimento de gestão para entender os demonstrativos financeiros e calcular o fluxo de caixa.

Pensar que planejamento é “coisa do passado”

Tudo bem, planejar é um exercício que pode ser considerado chato e exige matemática financeira. Mas só por meio deste você, como empreendedor, conseguirá avaliar se a operação está eficiente, se as receitas e custos realizados estão de acordo com o planejado e se a empresa está seguindo o rumo desejado.

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Amauri Moura

Formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação empresarial e institucional, Amauri atuou como assessor de imprensa no setor automotivo e repórter no jornalismo impresso. Atualmente é redator no Moip.


    5-dicas-do-que-no-fazer-na-gesto-do-seu-e-commerce