6 dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual no Natal

Como aumentar as vendas da sua loja virtual no Natal

O Natal é uma das datas mais importantes do ano, no mundo todo. E, não por acaso, é também uma das principais de quem investe em uma loja virtual. Segundo o E-bit, em 2016 as vendas online na temporada totalizaram R$ 7,7 bilhões, 3,8% a mais em comparação com o ano anterior.

Pensando nisso, reunimos seis dicas para você colocar em prática na hora de se preparar para o próximo 25 de dezembro e ter um final de ano de muito sucesso. Confira!

1. Capriche na sua página inicial

Começando pelo mais importante: a apresentação da sua loja virtual. A página inicial deve ser muito bem elaborada, já que é a partir dela que os consumidores decidirão comprar ou ir embora. Considere sempre as ações a seguir:

  • Não inclua mais de um pop-up. Se você tem ativo o de cadastro na newsletter, resista à tentação de acrescentar o segundo.
  • Categorize muito bem os seus produtos e elabore páginas institucionais relevantes. Desenvolva o conteúdo considerando a sua principal prioridade: relacionar-se com o usuário e vender.
  • Utilize calls-to-action adequadas ao contexto. O botão deve ser simples e efetivo, chamando a atenção em relação aos outros elementos (diferencie cores, tamanhos, formatos etc).
  • Dê um toque especial à sua loja virtual com banners temáticos. Você pode criar os seus próprios com o Canva ou baixar alguns gratuitamente, depois criar um link para uma categoria especial com “kits de presentes natalinos”.

2. Crie campanhas de e-mail marketing

O envio de e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes para quem possui uma loja virtual, pois possibilita a execução de campanhas para aumentar as vendas e intensifica o relacionamento com o cliente. Tenha em mente as principais questões:

  • Pesquise bastante e selecione uma boa ferramenta. O Mailchimp é bastante popular e completo.
  • Defina uma frequência de e-mails e diversifique as mensagens. Uma pode ser mais pessoal, outra oferecer um cupom de desconto, por exemplo.
  • Relacione as comunicações ao Natal, fazendo conteúdos especiais como uma seleção de produtos para cada pessoa da família, amigo secreto e afins.
  • Lembre-se de utilizar uma ferramenta como o Google Analytics para acompanhar os resultados e saber quais campanhas você deve continuar ou deixar de lado.

3. Use “descontos psicológicos”

O nome pode parecer pouco esclarecedor, mas o conceito é simples. Não se trata de oferecer um desconto falso, e sim trabalhar com a ideia de percepção de valor do seu produto. Isso é importante para você continuar a assegurar a sua margem de lucro e deixar o cliente satisfeito com o valor pago.

O tipo de promoção oferecida pode variar de acordo com a sua loja virtual, seu alcance, os produtos disponíveis em estoque e muito mais. Alguns exemplos são frete grátis, “compre um e leve outro” ou desconto proporcional à quantidade de produtos. O mais importante é fazer a oferta com sabedoria. 

Não elabore descontos “matematicamente” complexos

Ao precisar fazer vários cálculos para entender o desconto, o consumidor pode se sentir impelido a pesquisar o valor comum do produto e encontrar uma oportunidade melhor na concorrência. Para ilustrar, façamos uma comparação sobre a percepção de desconto embutida em cada item a seguir:

  • Desconto de R$ 225 na compra de uma TV de R$ 800
  • Brincos de R$ 50 sendo vendidos por R$ 30
  • “Compre um vestido de R$ 70 e leve outro com 50% de desconto”

Pensando rapidamente, qual oferta atrairia mais a sua atenção ?

Muitos clientes podem se ver impelidos a levar uma televisão com um abatimento de R$ 225 no valor total ou, ainda, ter o segundo vestido somente pela metade do preço. Mas, ao realizar uma análise mais profunda, vemos que o brinco oferece uma margem de 40% de desconto, frente aos 28% dados na TV ou 32% no vestido.

Portanto, ao oferecer um desconto, trabalhe com números que chamem a atenção e transmitam o conceito de desconto psicológico, ao invés de “forçar” o seu cliente a descobrir que, na verdade, o mais vantajoso seria levar o par de brincos.

Seja certeiro e imediato

As pessoas tendem a ser mais impulsivas ao visualizarem promoções, e deixam de lado algumas das buscas que costumam realizar quando decidem adquirir um produto. Portanto, mesmo que não seja um super desconto, vale a pena oferecê-lo sempre que possível para diminuir as visitas a outros sites.

Combine essa estratégia com o valor agregado ao produto, uma experiência de compra única e um bom atendimento ao cliente e aumente as chances de fidelização.

4. Incentive os clientes fiéis e capture os indecisos

Ter clientes fiéis deve ser um dos objetivos de todo lojista. Afinal, um consumidor que aprecia o seu serviço tem grandes possibilidades de indicar a loja virtual para conhecidos, no famoso e tão valorizado marketing boca a boca.

Nesse sentido, uma estratégia antiga mas que ainda pode trazer bons frutos é elaborar os tradicionais cartões de Natal e enviá-los no momento oportuno. Veja o passo a passo:

  • Segmente a sua base de clientes em diferentes perfis, pois cada um precisará de uma abordagem distinta.
  • Chame os clientes pelo nome.
  • Escreva uma mensagem amigável e que reforce os valores do seu negócio, indo além de “feliz Natal e boas festas”.
  • Coordene o visual do cartão com a identidade visual da sua marca.
  • Inclua um código de desconto ao final, como um incentivo para que o cliente retorne à loja virtual.

5. Aumente o ticket médio do pedido

A temporada natalina é marcada por uma generosidade maior e a vontade de presentear pessoas queridas. Então, aproveite para incentivar os consumidores da sua loja virtual a aumentar o ticket médio do pedido, comprando mais produtos ou produtos de preço superior.

Uma excelente estratégia é oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor. E você pode ainda incluir uma cortesia, como um brinde ou cupom de desconto para a próxima compra, por exemplo.

6. Não se esqueça das redes socias

As redes sociais são grandes aliadas de marketing durante todo o ano, e merecem uma atenção especial no Natal. Segundo o Mashable, até 65% dos consumidores escolhem as mídias para encontrar os presentes ideais – e isso pode ser explicado pelo fato de que esses canais são os mais utilizados para identificação pessoal. Portanto, não deixe de se preparar:

  • Mude o seu avatar (ou a capa do Facebook, por exemplo) para algo temático.
  • Publique conteúdos que façam referência às festas natalinas e fujam do padrão típico de suas postagens.
  • Faça enquetes e perguntas abertas para que os seguidores interajam.
  • Crie anúncios que considerem a data e tenham uma linguagem mais informal e afetuosa.

Tudo certo?

Essas são algumas estratégias eficientes para aumentar suas chances de venda e ter um fim de ano de muita prosperidade. Para mais dicas, vale a pena baixar gratuitamente o e-book Como preparar sua loja online para vender mais no Natal.

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[Atualizado em 12/04/2017.]


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Carolina Negrão


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