16/12/2015

Como tomar boas decisões econômicas em sua loja virtual: o diagnóstico financeiro

Como fazer diagnostico financeiro

Ter uma loja virtual requer um bom layout, diferentes estratégias de marketing digital, boas fotos dos produtos, etc. Mas na hora de iniciar um projeto ou mantê-lo em execução, surgem algumas dúvidas bastante comuns:

  • Estou ganhando ou perdendo com minha loja?
  • Quanto preciso vender para não ganhar nem perder?
  • Faz sentido investir em uma campanha publicitária?
  • Em que vale a pena investir?
  • Quais decisões tomadas foram corretas?

A primeira coisa que devemos saber é que dados econômicos devem ser medidos e controlados a partir de indicadores.

Alguns indicadores se expressam em forma de índices, surgindo da divisão de uma variável por outra. Podemos dizer que tanto o divisor quanto o dividendo de um índice podem ser variáveis de fluxo ou estoque. Para identificar os fatores e elaborar uma estratégia correta, é preciso fazer um estudo da estrutura econômica e outro da sua tendência.

Neste artigo nos dedicaremos ao primeiro deles, o diagnóstico econômico da sua empresa, que proporcionará respostas às perguntas acima e nos permitirá conhecer:

  • A rentabilidade;
  • Os motivos dessa rentabilidade;
  • O ponto de equilíbrio.

Análise da estrutura econômica

A análise da estrutura econômica é feita a partir do status dos resultados, composto por algumas variáveis de fluxo. Estas se caracterizam pelo acúmulo de algo (vendas, gastos) durante um período concreto (uma campanha, um mês, um ano).

Podemos dividir o status de resultados em duas partes:

  • Margem de contribuição;
  • Quadro de gastos.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é resultado da subtração dos custos variáveis do montante de vendas sem impostos. É um índice muito importante porque considera os gastos gerados pelas vendas, sem se importar com ações a curto prazo. Em uma loja virtual, calcula-se da seguinte maneira:

Preço da venda sem impostos – CMV – Impostos – Cobrança – Comissões = Margem de contribuição

Os custos variáveis identificados em uma loja virtual são:

  • Custo da Mercadoria Vendida (CMV): quanto custa produzir ou comprar um item considerando mão-de-obra e materiais;
  • Impostos: variam de acordo com o tipo da sua empresa (confira os principais neste artigo);
  • Cobrança: varia segundo o meio de pagamento, mas em geral corresponde a 5% do valor da venda;
  • Comissões: sejam para a plataforma ou para os vendedores, correspondem a aproximadamente 3% do valor da venda.

Se este cálculo é aplicado a apenas um produto, o chamamos de Margem de contribuição unitária.

Quadro de gastos

O quadro de gastos é a soma de:

  • Gastos de comercialização;
  • Gastos de administração;
  • Gastos de logística.

O detalhamento desse quadro depende das informações que você deseja medir e controlar. Por exemplo: em “gastos de comercialização”, podemos incluir os custos de anúncios no Google Ads, Facebook Ads e fotografia de produtos, porque queremos mensurar a influência desses valores no resultado final.

Nos “gastos de administração”, você precisa levar em conta o tempo dedicado a todas as tarefas, ainda que não esteja relacionado a um salário. É conveniente que os gastos de logística estejam no quadro também porque considerá-los como variáveis poderia dificultar o cálculo da margem de contribuição.

Com esta informação, já podemos calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio, que indica as vendas necessárias para não ganhar nem perder. Em reais:

Ponto de equilíbrio = Total do quadro de gastos / Margem de contribuição em %

Se você prefere calcular em unidades, faça o seguinte:

Ponto de equilíbrio = Ponto de equilíbrio em reais / Preço médio dos produtos

Resumo

Para saber se o seu empreendimento está obtendo bons resultados, é preciso fazer um acompanhamento detalhado do orçamento investido em cada etapa.

Hoje vimos como fazer a primeira parte do diagnóstico financeiro, com foco na análise da estrutura econômica. Na próxima aula falaremos sobre a segunda parte: como analisar a tendência.

E se você ainda não conhece as vantagens do e-commerce, aproveite para criar a sua loja virtual com a Nuvem Shop e usufruir de uma plataforma completa e intuitiva!

Data da última atualização: 16/03/2018


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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