Dar vazão ao estoque (e outras razões para fazer o inventário da sua loja)

Por: Renata Estevo
Criado em: 08/08/17.
Atualizado em 29/08/18.
6 min
de leitura

Índice

    como fazer inventário de estoque

    A organização da sua loja pode te trazer inúmeros benefícios, entre eles, te ajudar a identificar quais produtos precisam precisam entrar em oferta para dar vazão ao seu estoque.

    Ficou curioso? Então assista o vídeo abaixo para saber os outros motivos:

    Gostou? Não deixe também de baixar a planilha para começar a fazer o inventário de estoque da sua loja virtual hoje mesmo!

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    Transcrição do vídeo

    A maioria dos e-commerces atualmente trabalha com estoque próprio, o que é uma grande vantagem pois com isso o lojista tem controle total sobre os produtos e pode decidir qual a como vai ser a logística para entrega e recolhimento de produtos.

    Porém essa vantagem aparente pode se tornar uma grande dor de cabeça conforme as vendas crescem, pois fica cada vez mais difícil controlar e coordenar esse processo e aí já viu, a chance de deixar o seu cliente insatisfeito cresce.

    Para minimizar esse risco, assista esse vídeo até o final que eu vou te mostrar como criar um inventário dos produtos da sua loja pode te ajudar.

    Se, por acaso, quando você ouve a palavra “inventário” te vem na cabeça a ideia de algo super complicado de se fazer na hora de vender um imóvel. Pode esquecer!

    Estamos falando aqui do inventário de estoque e que é muito mais fácil de se fazer do que você imagina. Nada mais é do que você identificar e contar as unidades de produtos disponíveis na sua loja e colocar isso em uma planilha que é atualizada sempre que uma venda é feita.

    A dica de ouro é criar para cada unidade de produto um código diferente e colocá-lo na planilha. Assim você vai ter controle sobre exatamente qual item foi enviado ao cliente.

    Também você poderá saber quais os produtos que têm menos saída e que, por isso, talvez valha a pena incluí-los em uma queima de estoque para se livrar deles o quanto antes. Afinal, estão ocupando um espaço que poderia ser usado para guardar produtos mais rentáveis.

    Se você tem um negócio de moda, por exemplo, vale a pena classificar as peças de acordo com a estação, criando um grande bazar de descontos um pouco antes do final do inverno para vender aquelas peças que restaram. Pois se você guardar para o inverno do próximo corre o risco das peças já estarem fora de moda e aí ninguém vai querer comprar mesmo.

    O mesmo vale para lojistas do ramo de cosméticos ou produtos alimentícios. Mantenha um inventário atualizado com a data de vencimento dos produtos, assim você conseguirá minimizar a deterioração dos produtos.

    Por exemplo, para garantir que você não tenha prejuízo com produtos vencidos, os itens alimentícios que estão a 3 meses, em média, de vencer, já devem entrar em queima de estoque. Enquanto produtos cosméticos, como maquiagem, pelo menos 6 meses antes da data de vencimento.

    Informe na descrição do produto a validade e nunca, nunca, nunca venda produtos vencidos. Isso não precisava nem falar, na verdade, mas não custa nada ressaltar.

    Bom, então além de dar vazão ao estoque e ainda por cima evitar a deterioração, existe um outro motivo financeiro para dedicar um tempinho ao inventário do estoque:

    Ele vai te ajudar a melhorar o fluxo de caixa! Ou seja, você vai conseguir saber quanto você vai precisar gastar na reposição do estoque e gastos de armazenagem.

    Isso vai te permitir também se planejar melhor para as épocas comemorativas do ano. Por exemplo se a sua loja vende 200 itens por mês, no Natal, em que as vendas aumentam, talvez você vai precisar ter 3 vezes esse estoque!

    Agora que você já sabe o que é o inventário de estoque e o que considerar na hora de preencher o seu, é só baixar a planilha que deixei na descrição do vídeo para facilitar ainda mais o seu trabalho.

    Se você gostou desse vídeo, clique em curtir aqui embaixo e não deixe de se inscrever no nosso canal para não perder nenhuma dica sobre empreendedorismo e e-commerce.

    Um abraço e boas vendas

    Renata Estevo

    Renata é formada em relações internacionais e pós-graduanda em gestão de marketing. Trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop, adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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