03/06/2015

Criativa Álbuns: capricho no design e atendimento ao cliente como diferenciais do e-commerce

Entrevista com a loja Criativa Álbuns

Momentos especiais merecem ser lembrados – e nada como uma foto para reviver um dia marcante. A fotografia digital nos permite registrar esses momentos com mais frequência e guardar as imagens em diferentes formatos.  O álbum customizado é uma escolha cada vez mais procurada por fotógrafos e pessoas que querem ter para sempre as lembranças de momentos especiais.

Criar um álbum também pode ser muito prático. Sem sair de casa, você pode customizar suas fotografias como quiser e receber o álbum prontinho da forma como você o idealizou.

Grandes empresas como Submarino e Americanas fazem isso, mas a loja Criativa Álbuns, cliente da Nuvem Shop, oferece diferenciais, como um site bem desenhado, produtos com design e acabamento, atendimento ao cliente rápido em diversos canais e descontos para fotógrafos, e tem crescido muito pelo serviço que oferece. O bate-papo de hoje é com o publicitário e dono da loja, Claude Gazotti.

Nuvem Shop – Conte um pouco sobre a história da sua loja. Como surgiu a ideia de criar uma loja online? Você já vendia offline anteriormente?

Claude Gazotti –  Na verdade nunca tive a ideia de ter uma loja online porque, como publicitário, eu até então oferecia serviços de design. Nunca tive um produto físico para vender, mas um dia surgiu a intenção de oferecer um trabalho mais profissional voltado a fotógrafos, unindo design e álbum de fotografia, conciliando serviço e produto. Foi assim que surgiu a Criativa Álbuns.

Nuvem Shop – Como é feito o serviço de álbuns customizados? Vocês tem uma gráfica ou são fornecedores que fazem esse serviço?

CG –  Na customização, criamos todo o projeto gráfico do álbum a partir das fotos do cliente, desenvolvendo todo o design de acordo com o evento (casamento, newborn, aniversário, viagens, etc). Enviamos para o cliente aprovar e, após a aprovação, confeccionamos o álbum, entregando-o em sua casa via Correios. Todo o processo, tanto de design quanto de encadernação do álbum é feito em nossa empresa. Apesar dos álbuns serem profissionais, todo o processo de confecção é bem artesanal; fazemos eles um a um

Nuvem Shop – Você teve algum receio em criar uma loja online? Quais foram os principais desafios e como você vez para superá-los?

CG – No começo (em 2007) eu ainda não conhecia nenhuma plataforma para loja online como a Nuvem Shop. Então, comecei a vender os produtos através do Mercado Livre. Fiquei trabalhando com essa plataforma por dois anos, até que senti a necessidade de poder ter um cadastro dos meus clientes, poder divulgar a marca e trabalhar de forma mais profissional. Foi aí que nasceu a ideia de fazer uma loja online.

O principal desafio que encontrei foi ser achado (pelos buscadores), uma vez que minha loja (site) ainda não era conhecida. Então, mantive minha conta do Mercado Livre ativa e ia divulgando aos clientes que fechavam pedidos pelo ML. Investi em SEO para indexar meu site nos buscadores online e investi em links patrocinados no Google.

Nuvem Shop – Você se lembra da sua primeira venda? Quanto tempo você demorou para concretizá-la? Quais foram as suas estratégias para conseguir os primeiros clientes?

CG – A primeira venda é inesquecível. Demoramos um pouco para fechar porque a loja era desconhecida. As lojas online conhecidas eram as gigantes, como Submarino e Americanas, e as empresas pequenas ainda não tinham se lançado muito no mercado de vendas online.

O que fizemos foi tentar passar confiabilidade através de nossos meios de comunicação: telefone, e-mail e chat. Respondíamos os e-mails de forma muito rápida (o que fazemos até hoje). Além disso, como publicitário, sei o quanto um site bem elaborado, com fotos bonitas, descrição clara e uma marca bem desenhada pode se tornar um diferencial e passar credibilidade.

Entrevista com Claude, da Criativa Álbuns

Nuvem Shop – O que você faz para promover seus produtos na internet? Qual a estratégia que mais funciona para você?

CG – Hoje nós investimos em anúncios patrocinados no Facebook através de nossa página oficial e em e-mail marketing com sistema de gerenciamento. Além disso, mantemos outros canais de comunicação e divulgação de produtos pelo Instagram e Twitter, todos eles atualizados diariamente.

Nuvem Shop – Quais os meios de pagamento que você usa e por que? Você os recomenda?

CG – Hoje utilizamos pagamento com cartão de crédito pelo Paypal. Temos um contrato com parcelamento sem juros. Oferecemos também boleto através de contrato com o Banco do Brasil. Estamos bem contentes com nossos parceiros de pagamento online.

Nuvem Shop – Como tem sido o crescimento da sua loja nos últimos tempos? Poderia compartilhar alguns números conosco?

CG – Temos crescido de forma consistente. Como boa parte de nossos clientes são fotógrafos (também atendemos cliente final), eles namoram o produto por um tempo maior, gostam de visitar a empresa para constatar a qualidade dos álbuns, “sentir” a qualidade dos revestimentos, papéis, etc. Então o processo se torna um pouco mais demorado, mas a taxa de fidelização é alta (é um cliente que compra diversas vezes ao mês e durante todo o ano).

Nós também estamos sempre nos reinventando, pesquisando materiais e acabamentos diferenciados para criar produtos ainda mais atraentes e exclusivos. Somos transparentes em nossas relações comerciais e fazemos questão de deixar isso evidente no trato diário com nossos clientes, gerando confiança no intuito de sermos o parceiro ideal na criação de álbuns cada vez melhores.

Nuvem Shop – Agora que você já tem alguma experiência com comércio eletrônico: que conselhos você daria a alguém que está pensando em começar uma loja online do zero?

CG – Jamais tenha medo de investir na imagem da sua empresa. No começo, um dos maiores desafios é passar credibilidade para gerar vendas. Estruture a empresa de forma que quem acesse o site se sinta completamente seguro em fechar negócio: faça boas fotos dos produtos, crie textos que poupe seu atendimento de ficar respondendo muitas dúvidas, publique conteúdo inteligente nas redes sociais (e faça isso de forma que agregue valor, com um bom design).

Seja transparente o tempo todo (o cliente sabe valorizar isso). Nunca deixe o cliente esperando um tempão para solucionar sua dúvida. Nos dias de hoje, aguardar um dia para obter resposta é um tempo muito grande e certamente é algo que deixa o cliente irritado.

Gostou?

Agradecemos ao Claude pela conversa e desejamos ainda mais sucesso com a loja. E você? Ficou inspirado para criar um e-commerce e começar a vender seus produtos agora mesmo? Que tal testar 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop? É uma plataforma completa e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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