Como usar a @MediaPost para criar um e-mail marketing

Por: Rogério Godoy
Como usar a @MediaPost para criar um e-mail marketing

Aqui você encontra:

Campanhas de e-mail marketing bem estruturadas são fundamentais para um bom relacionamento com o seu cliente. Neste artigo, você aprenderá como criar suas campanhas pela @MediaPost, ferramenta fácil de e-mail marketing.

Explicaremos como fazer isso ao longo deste artigo. Confira!

Como criar uma conta na @MediaPost

Para criar sua conta gratuita, acesse o site da @MediaPost, preencha os campos de e-mail e telefone e clique na opção “Criar conta”. Em seguida, após a confirmação, você receberá seus dados de acesso para começar o uso da ferramenta.

Captura de tela da home da MediaPost, com os botões de teste grátis indicados por setas vermelhas

O sistema oferece 5.000 envios gratuitos em um período de teste de 90 dias, para que você conheça todos os recursos.

Importação das listas de contato

Criada sua conta, você poderá fazer a importação das suas listas de contato. O sistema permite que você importe quantas listas quiser, independentemente do plano contratado.

1. Adicione seus contatos

Dentro da sua conta, clique em Adicionar novos contatos.

Adicionar contatos Media Post

2. Selecione sua lista

Durante a importação, será solicitado que você preencha os campos a seguir:

Importando lista Media Post

Para ser importada, sua lista de contatos deverá estar salva em um dos formatos permitidos: Excel, CSV ou TXT.

3. Configurações finais e importação da lista

Para finalizar o processo de importação, direcione as informações que você deseja que a ferramenta traga — nos moldes da imagem abaixo:

Importar lista Media Post

Caso você não queira trazer algo para o sistema, basta selecionar a opção “Não importar”.

Criando sua mensagem

Para criar sua primeira mensagem, siga as dicas:

1. Clique na opção “Nova Mensagem”

Você pode encontrá-la no menu à esquerda.

Criar mensagem Media Post

2. Escolha um dos tipos de mensagens disponíveis

Na opção “Templates Prontos”, você poderá selecionar o que mais te agrada e alterar seu conteúdo para que a mensagem fique com a sua cara:

Templates Media Post

3. Insira o seu remetente

Selecionada a mensagem, você precisará cadastrar na ferramenta o seu e-mail de remetente, ou seja, o endereço de e-mail que deseja utilizar para enviar as mensagens. Antes de concluir o agendamento do disparo, insira essa informação conforme a imagem abaixo:

Remetente Media Post

Para obter um melhor resultado de entrega de mensagens na caixa de entrada dos seus contatos, faça as configurações de SPF e DKIM no domínio do remetente do seu e-mail.

De modo resumido, essas configurações são importantes para garantir que seu e-mail chegará aos destinatários sem alterações e que o remetente não poderá ser falsificado — ou seja, quem tem permissão para enviar as mensagens em nome do seu negócio.

4. Crie o seu assunto

O assunto é a vitrine da sua mensagem. Por isso, dedique um tempo pensando nas melhores opções para o seu público. Busque textos simples, curtos e chamativos, mas evite usar todas as letras em maiúsculo, pois essa não é uma boa prática e pode desgastar a relação com o consumidor.

Depois de definir qual frase será utilizada, insira-a no campo indicado abaixo:

Assunto Media Post

O assunto poderá ser personalizado com o nome do seu cliente, caso você tenha essa informação na sua lista de contato. Para fazer isso, clique no botão # e insira a opção “Nome” no campo “Assunto”.

Dessa forma, o destinatário receberá uma mensagem que aparecerá como tendo sido enviada especialmente para ele. E esse tipo de personalização pode conquistar um cliente.

5. Escolha sua(s) lista(s)

Antes de criar o conteúdo da sua mensagem, você precisa pensar em para quem ela será enviada. Para escolher a lista certa, selecione o campo “Para”:

Lista Media Post

Enviar uma mensagem para uma lista segmentada aumenta as suas chances de obter bons resultados. Portanto, escolha com carinho quem serão as pessoas que participarão desse envio.

6. Agende seu disparo

Para agendar seu disparo, você precisará clicar na opção “Enviar”.

Enviar mensagem Media Post

O sistema ainda oferecerá as opções de filtrar o envio, agendar seu envio para uma data e hora específica e selecionar mais listas de contato. Confira na imagem:

Agendamento Media Post

Verifique se as informações estão todas corretas e clique em “Confirmar”.

Confirmaçã Media Post

Pronto, seu envio foi agendado!

Relatórios das campanhas na @MediaPost

Depois do envio, é hora de conferir o resultado do seu disparo. A ferramenta oferecerá um relatório com uma série de informações muito úteis à sua estratégia de e-mail marketing, veja só:

Relatório Media Post

A partir dessas informações, você poderá avaliar se precisar escrever assuntos mais atrativos para que mais pessoas abram os e-mails, além de outras coisas que pode ir testando à medida que cria seus e-mails marketing.

Quanto custa o serviço da @MediaPost?

A @MediaPost oferece um período de testes de 90 dias e tem planos a partir de R$ 43,78 mensais, com 5 mil envios de e-mails por mês. Também é possível montar um plano personalizado, que contenha a partir de 6 mil envios semestrais e no qual o usuário pode escolher as funcionalidades de que mais necessitar e pagar um preço mais em conta.

As opções mais avançadas oferecem também um treinamento e o acompanhamento de um especialista para ajudar o cliente a obter melhores resultados.

Todas os planos têm suporte e oferecem uma licença de uso semestral. O serviços funcionam em um modelo pré-pago. Ou seja, a liberação dos envios é feita após o pagamento.

Pronto para criar suas campanhas de e-mail marketing?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer melhor a ferramenta de e-mail marketing da @MediaPost. Por meio dela, você será capaz de se manter em contato constante com seu público.

Você já trabalha com o e-mail marketing em seu e-commerce? Conte nos comentários o que acha dessa estratégia!

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