6 convites proativos para um bom atendimento online

Por: Rafael Garcia Francisco
6 convites proativos para um bom atendimento online

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Seja você dono de um e-commerce ou um empreendedor interessado em abrir seu próprio negócio e começar a vender na internet, provavelmente já deve ter passado pela experiência de ser abordado através de um pop-up de um chat online enquanto navegava por uma loja virtual.

Estes são os convites proativos, um recurso comumente oferecido por ferramentas profissionais de chat online para promover um bom atendimento.

Ele tem como objetivo permitir que negócios digitais vençam as barreiras de comunicação impostas pelo ambiente online para que consigam abordar visitantes enquanto acessam suas páginas.

Para ajudá-lo a entender tudo sobre convites proativos, neste artigo você aprenderá como funcionam e quais são excelentes exemplos de convites capazes de ajudá-lo a melhorar sua taxa de conversão.

Como funcionam convites proativos para um bom atendimento?

Soluções de chat online permitem que você converse com clientes em tempo real através de um widget ou janela presente na sala de sua loja virtual.

O convite proativo é, essencialmente, uma mensagem automática enviada pelo chat online através de um pop-up, que faz com que a janela se abra e o consumidor receba o texto imediatamente.

Normalmente, esse recurso depende de outra funcionalidade crucial oferecida por ferramentas de chat online: o monitoramento de visitantes.

Através dele, torna-se possível rastrear, em tempo real, todos os visitantes acessando suas páginas, seja uma página de produto, de categoria, o carrinho de compras ou a página de checkout, por exemplo.

Na prática, o convite proativo permite que suas equipes de vendas e de atendimento sejam capazes de falar com os consumidores assim como acontece no ambiente físico, em lojas no varejo.

Mensagem de bom atendimento com convite proativo em um chat: "Olá! Seja bem-vindo a www.minhalojinha.com.br. Obrigado por nos visitar. Está buscando algo em especial hoje?"

Entretanto, por mais que uma simples mensagem de “Olá, posso ajudá-lo?” já tenha grande impacto, existem outras formas eficientes de aproveitar esee recurso. Confira à seguir 6 tipos de convites proativos para sua loja virtual.

Alertas para promoções e ofertas

Ao receber um pop-up (normalmente acompanhado por um pequeno som de alerta), os visitantes provavelmente irão notar a mensagem enviada.

Isso faz com que você possa aproveitar esse recurso para alertar clientes sobre promoções, ofertas especiais, categorias de produtos em desconto ou mesmo para ativar gatilhos mentais, como a urgência e escassez.

Alguns exemplos de convites proativos voltados para este fim são:

  • Aproveite nossas promoções de Black Friday hoje mesmo. Elas só duram por mais 24 horas e temos estoques limitados!
  • Não saia da página sem conferir nossas ofertas especiais de notebooks e televisores!
  • Temos uma promoção especial para você! Para compras acima de R$ 50,00 o frete será gratuito para qualquer local no Brasil.

A diferença entre um convite proativo e um banner em sua loja virtual é que, através da mensagem recebida, clientes podem começar uma conversa ou pelo menos saberão que sua equipe de atendimento ao cliente está disponível para atendê-los a qualquer momento.

Call to action

Outra excelente forma de usar convites proativos em sua loja virtual é através do envio de chamadas para ação (call to action).

Chamar clientes para conversar com sua equipe de representantes no chat é uma excelente forma de permitir que sua equipe possa empregar técnicas de vendas e melhorar suas chances de retenção.

Além disso, se sua loja virtual oferece diferenciais como cartões exclusivos, programas de fidelidade, sistemas de pontos ou sorteios, por exemplo, você pode aproveitar o convite proativo para alertar novos visitantes e pedir que façam um cadastro.

Confira exemplos de convites com CTAs:

  • Temos uma oferta especial para você apenas hoje! Fale comigo aqui no chat para receber seu cupom de desconto.
  • Já se cadastrou em nosso programa de fidelidade? Você pode ganhar descontos, brindes e muito mais! Acesse através do link e fale comigo caso tenha dúvidas.
  • Quer concorrer a mais de cinco mil reais em prêmios mensalmente? Fale comigo para saber como participar.

É possível enviar essencialmente qualquer tipo de CTA, com ou sem links, a partir de um convite proativo.

Captar informações de contato

Você também pode alavancar suas mensagens de abordagem para obter informações de contato de seus clientes ou mesmo configurar pop-ups da janela do chat com formulários quando sua equipe de atendimento não estiver online.

Dessa forma, consumidores poderão deixar seu telefone, e-mail e dúvida para receber o contato de sua equipe quando ela estiver disponível novamente.

Esse tipo de abordagem serve para evitar que clientes saiam com dúvidas ou frustrados por não terem a oportunidade de conversar com sua equipe.

Além disso, você também pode aproveitar informações adquiridas a partir de sessões de chat com seus clientes para cadastrar leads em suas bases, aproveitando-os posteriormente através de campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Redirecionar clientes perdidos

Não deixe de configurar gatilhos para páginas de erro, como páginas 404, 403, páginas de produto que não existem mais, etc.

Se um cliente em potencial chegar a uma página desse tipo, ele provavelmente vai abandoná-la. Um convite proativo com mensagens de redirecionamento podem ajudá-lo a encontrar o produto que estava em busca, como por exemplo:

  • O produto que você procura não existe mais, mas posso ajudá-lo a encontrar uma excelente alternativa! Basta falar comigo aqui no chat.
  • Ops, parece que você chegou à uma página de erro! Está precisando de ajuda para encontrar algo? Fale comigo e irei atendê-lo imediatamente.

Converter visitantes em seu blog

Se você trabalha uma forte estratégia de marketing de conteúdo, provavelmente já oferece um blog rico com artigos dedicados à educar o mercado e atrair visitantes para o topo de seu funil de vendas.

Dessa forma, é possível aproveitar os convites proativos para converter seus leitores em leads. Para isso, configure mensagens com CTAs (chamadas para ação) para cadastro em sua loja virtual ou em sua newsletter.

Tirar dúvidas e reter clientes

Por fim, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o que pode ser considerado uma das funções primárias de oferecer um chat online em sua loja virtual: prestar assistência e impulsionar suas chances de retenção.

Mesmo que você não use esse canal para chamar atenção de promoções ou para enviar CTAs, é importante lembrar que uma abordagem de sua equipe de atendimento no momento certo pode ser a diferença entre uma venda ou um carrinho de compras abandonado.

Por isso, para páginas mais críticas — como, por exemplo, a página de checkout — certifique-se de enviar uma mensagem colocando-se à disposição para tirar dúvidas e resolver problemas.

Pronto para converter mais através dos convites proativos?

O ambiente digital apresenta barreiras de comunicação e desafios diferentes daqueles que podemos encontrar em lojas físicas no varejo, mas isso não quer dizer que não existem soluções para ajudá-lo a minimizar a distância entre seus consumidores e a equipe de vendas.

Esperamos que este artigo seja útil para sua loja virtual e que tenha aprendido novas formas de aproveitar seus convites proativos para oferecer um bom atendimento, impulsionar conversões e reter mais clientes em sua página. Boas vendas!

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