Conteúdo ou design: qual deles priorizar no e-commerce?

Boas práticas de ecommerce: conteúdo ou design?

Essa é uma das dúvidas que acabam surgindo na mente do empreendedor ao criar um e-commerce: conteúdo ou design? Onde focar os principais esforços para obter um bom desempenho?

Meios de pagamentos, envios, segurança, marketing e propaganda, design, conteúdo, etc, etc. Existem muitas áreas que merecem ser olhadas com cuidado ao criar um e-commerce.

Hoje, contudo, vamos nos focar em duas áreas fundamentais para atrair e reter o cliente em qualquer loja virtual.

Design ou conteúdo?

Essa é uma pergunta um tanto difícil e já debatida por muitos profissionais das áreas de design, marketing e negócios. O que mais atrai um consumidor a se interessar por um produto ou empresa na internet?

Num primeiro momento, é mais provável ouvirmos a resposta: design! Isso se dá pelos estímulos visuais, os primeiros a serem ativados pelo nosso cérebro quando somos submetidos a imagens e cores diversas.

No e-commerce, os estímulos visuais têm ainda mais importância, pois o apelo por imagens e detalhes de produtos ajudam (e muito!) a despertar o interesse dos consumidores, além, claro, dos outros atributos que fazem parte de uma loja virtual.

Num segundo momento, o apelo por algo mais consistente e informativo se faz necessário; é aí que entra o conteúdo! Detalhes bem elaborados e estruturados sobre os produtos podem ser o atributo final para o cliente se decidir a favor da compra. O consumidor quer saber:

  • Se aquele aparelho é compatível com a voltagem elétrica da sua casa;
  • Se aquele sapato possui solado antiderrapante;
  • Se aquela roupa possui determinado tecido ou se é adequada para um encontro de negócios.

Por experiência própria, quem é que nunca deixou de comprar um produto numa loja virtual por dúvida ou simplesmente pela falta de detalhes?

Com tudo o que falamos anteriormente, podemos concluir que o design atrai sim o interesse dos clientes num primeiro momento, mas é o conteúdo o responsável por retê-los.

Em suma e como já previsto, tem que existir um equilíbrio entre essas duas áreas, pois o conteúdo complementa e convence o que a estética e a beleza estimula por meio do bom design. Afinal, uma garrafa sem rótulo e sem conteúdo é só uma garrafa.

Gostou? Que tal fazer o teste de 15 dias gratuitos na plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!


O que você achou desse conteúdo?


Verbum Conteúdo

A Verbum Conteúdo é uma empresa especializada em conteúdo digital e dá dicas sobre conteúdo para e-commerce aqui no blog da Nuvem Shop.


    contedo-ou-design-qual-deles-priorizar-no-e-commerce